Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
O arqueólogo do Museu Municipal de Faro, Nuno Teixeira, junto da base da estátua romana encontrada na Vila Adentro de Faro. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve, Cultura

Descoberta base de estátua romana epigrafada com duas toneladas em Faro

Achado arqueológico em Faro revela base de estátua romana com dedicatória em latim, associada ao antigo fórum da cidade de Ossónoba

10:42 30 Janeiro, 2026 10:53 30 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A base de uma estátua romana, com mais de duas toneladas e inscrição em latim, foi identificada na Vila Adentro de Faro, nas imediações do local onde se situava o fórum romano da antiga cidade de Ossónoba.

A descoberta ocorreu em setembro, durante sondagens arqueológicas realizadas no âmbito de uma obra privada. A peça encontrava-se a cerca de três metros de profundidade, no meio de entulho, e deverá remontar aos séculos II ou III, explicou o arqueólogo do Museu Municipal de Faro, Nuno Teixeira.

Descoberta junto ao antigo fórum romano de Ossónoba

“Aquilo que é possível dizer é que isto é a base de uma estátua que provavelmente estaria no fórum […]. O que sabemos, à partida, é que terá sido mandada a fazer por Iunius Artemonianus e seria dedicada à sua mulher, Annia Avita”, referiu.

Peça foi encontrada na Vila Adentro de Faro, junto ao local onde se situava o fórum romano da antiga cidade de Ossónoba. Crédito: Luís Forra | Lusa

A base apresenta cinco linhas de texto em latim, embora a primeira esteja partida e a última bastante danificada, com caracteres picados ou rasurados. Ainda assim, de acordo com a transcrição preliminar, trata-se de uma dedicatória à “santíssima, piíssima e queridíssima” esposa de um provável alto cargo romano, identificado como Iunius Artemonianus.

Inscrição latina revela dedicatória a figura feminina

De acordo com Nuno Teixeira, a descoberta da peça, junto às Portas do Mar e entretanto transportada para o Museu Municipal de Faro, “foi pura sorte”, uma vez que estava “no meio de entulho” e numa posição invulgar, que indicia deslocação.

Segundo o arqueólogo, a pedra estava tombada ao contrário, no meio de entulhos, sem ligação a qualquer estrutura, o que o leva a pensar que poderá ter sido reutilizada como material de enchimento em fases posteriores de transformação urbana.

“Por exemplo, para subir a cota no decorrer de uma terraplanagem, já em momentos posteriores. Não lhe deram utilidade e foi simplesmente descartada”, refere.

Hipóteses sobre a reutilização e abandono da peça

Na pedra são visíveis os orifícios onde estaria fixada a estátua, que se supõe que tivesse sido feito à escala real, e embora não haja certezas, tudo aponta para que fosse uma estátua da deusa Fortuna, ou da própria Annia Avita.

Já o homem que a mandou erguer, “provavelmente seria uma alta figura política”, um decisor político de Ossónoba, uma “alta patente” com “ligações ao império”, acredita o arqueólogo, notando que a forma como a peça foi trabalhada denota qualidade.

A base da estátua romana com mais de duas toneladas e uma inscrição em latim encontrada na Vila Adentro de Faro. Crédito: Luís Forra | Lusa

“Seria uma pessoa que se movimentava nas altas esferas da província, digamos assim, como também no império e no senado romano. Não é qualquer pessoa que manda construir uma estátua, a dedica à sua esposa e a coloca no fórum”, sublinha.

Além da inscrição na parte frontal, a base da estátua é ornamentada com um padrão estilizado, o que pressupõe que terá sido uma encomenda de alguém abastado. Segundo Nuno Teixeira, o facto de ser toda trabalhada leva a crer que pudesse estar colocada numa praça.

Achado vai integrar percurso expositivo do Museu de Faro

A peça irá agora ser estudada e posteriormente integrada no renovado percurso expositivo do Museu Municipal de Faro, antecipa o seu diretor, Marco Lopes, notando que se trata de uma importante descoberta, que permite quase cartografar a antiga Ossónoba.

“As escavações mais recentes permitem-nos ter um olhar diferente daquilo que é a cidade e daquilo que é a contextualização histórica aqui deste território. Este é um achado, entre outros, que têm sido recolhidos nos últimos tempos aqui na cidade, que nos vai permitindo ter uma atualização daquilo que é a informação do património arqueológico aqui na cidade”, concluiu.

Na mesma altura em que a pedra foi descoberta, em setembro passado, uma equipa de investigadores portugueses e alemães identificou indícios da localização do templo do antigo fórum romano de Faro, sob o Largo da Sé, através de sondagens geofísicas.

O templo, acerca do qual ainda pouco se sabe, remonta à época situada entre os séculos I a IV depois de Cristo e estava integrado no fórum romano da antiga Ossónoba, correspondente ao centro económico, político e social da cidade.

Leia também: GNR detém 73 pessoas numa semana de operações no Algarve

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Algarve

Homem armado assalta posto de combustível em Lagos e foge com milhares de euros

14:50 11 Setembro, 2026 15:58 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ procura identificar o autor de um assalto em Lagos que terá terminado com a fuga numa trotinete elétrica.

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros

19:00 11 Setembro, 2026 15:51 9 Setembro, 2026 | João Luís

Famílias com filhos podem receber um complemento: saiba quem tem direito e como pode elevar o valor mensal para 127,33 euros

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Funcionário da Mercadona com 19 anos de casa despedido após empresa descobrir o que fez 7.685 vezes em apenas 25 dias de trabalho

17:00 11 Setembro, 2026 14:24 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Auditoria informática acabou por revelar milhares de acessos de caráter pessoal durante o horário de trabalho e levou ao despedimento de um funcionário da Mercadona

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Não compre melancias e meloas já cortadas desta forma: especialista explica o risco

14:00 11 Setembro, 2026 13:33 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um detalhe na forma como melancias e meloas já cortadas são expostas que pode aumentar o risco para quem as compra

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vai haver chuva e vento forte em Portugal nesta data e vai afetar estas regiões

10:10 11 Setembro, 2026 11:37 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão descritiva do IPMA para domingo, dia 13 de setembro, aponta para chuva num dos arquipélagos e vento forte no outro

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Algarve

Tragédia no Ameixial: homem morre em acidente com máquina de rasto

15:10 11 Setembro, 2026 15:10 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Proteção Civil mobilizou 15 operacionais, cinco veículos e um helicóptero do INEM para a ocorrência no Ameixial

Algarve Ensino

Professores recém-chegados recebem boas-vindas do Município de Albufeira

12:45 11 Setembro, 2026 12:45 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina defendeu melhores condições nas escolas e garantiu aos professores disponibilidade para colaborar ao longo do ano

Canalizador em serviço.
Economia Europa Nacional

David trabalhou a vida toda como canalizador e continua a trabalhar depois da reforma por considerar pensão de 500€ insuficiente: “Se não tivesse investido não chegava”

16:20 11 Setembro, 2026 23:39 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com uma pensão de 500 euros em Espanha, metade do valor que a mulher recebe, o espanhol continua a trabalhar como canalizador, profissão que exerce desde os 24 anos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia

Salário mínimo vai subir em 2027, mas nem todos vão receber o mesmo valor: saiba quanto poderá ganhar

12:20 10 Setembro, 2026 11:51 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há mudanças a caminho nos rendimentos de milhares de trabalhadores e os valores previstos não serão iguais em todo o país

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde Vida & Lazer

Adeus ao cabelo sem força? Há três hábitos simples que podem fazer a diferença

15:30 10 Setembro, 2026 18:55 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é preciso recorrer a tratamentos complexos. Pequenas mudanças na rotina podem ajudar a melhorar o aspeto do cabelo

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Algarve

Morador surpreende suspeito dentro de casa e PSP detém três homens em Lagos

14:30 10 Setembro, 2026 14:36 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três homens foram detidos em Lagos numa ocorrência que envolveu furto em residência, carro roubado e troca de matrículas

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Algarve

Homem armado assalta posto de combustível em Lagos e foge com milhares de euros

14:50 11 Setembro, 2026 15:58 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ procura identificar o autor de um assalto em Lagos que terá terminado com a fuga numa trotinete elétrica.

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros

19:00 11 Setembro, 2026 15:51 9 Setembro, 2026 | João Luís

Famílias com filhos podem receber um complemento: saiba quem tem direito e como pode elevar o valor mensal para 127,33 euros

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Funcionário da Mercadona com 19 anos de casa despedido após empresa descobrir o que fez 7.685 vezes em apenas 25 dias de trabalho

17:00 11 Setembro, 2026 14:24 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Auditoria informática acabou por revelar milhares de acessos de caráter pessoal durante o horário de trabalho e levou ao despedimento de um funcionário da Mercadona

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Não compre melancias e meloas já cortadas desta forma: especialista explica o risco

14:00 11 Setembro, 2026 13:33 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um detalhe na forma como melancias e meloas já cortadas são expostas que pode aumentar o risco para quem as compra

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vai haver chuva e vento forte em Portugal nesta data e vai afetar estas regiões

10:10 11 Setembro, 2026 11:37 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão descritiva do IPMA para domingo, dia 13 de setembro, aponta para chuva num dos arquipélagos e vento forte no outro

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Algarve

Tragédia no Ameixial: homem morre em acidente com máquina de rasto

15:10 11 Setembro, 2026 15:10 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Proteção Civil mobilizou 15 operacionais, cinco veículos e um helicóptero do INEM para a ocorrência no Ameixial

Algarve, Ensino

Professores recém-chegados recebem boas-vindas do Município de Albufeira

12:45 11 Setembro, 2026 12:45 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina defendeu melhores condições nas escolas e garantiu aos professores disponibilidade para colaborar ao longo do ano

Canalizador em serviço.
Economia, Europa, Nacional

David trabalhou a vida toda como canalizador e continua a trabalhar depois da reforma por considerar pensão de 500€ insuficiente: “Se não tivesse investido não chegava”

16:20 11 Setembro, 2026 23:39 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com uma pensão de 500 euros em Espanha, metade do valor que a mulher recebe, o espanhol continua a trabalhar como canalizador, profissão que exerce desde os 24 anos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia

Salário mínimo vai subir em 2027, mas nem todos vão receber o mesmo valor: saiba quanto poderá ganhar

12:20 10 Setembro, 2026 11:51 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há mudanças a caminho nos rendimentos de milhares de trabalhadores e os valores previstos não serão iguais em todo o país

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde, Vida & Lazer

Adeus ao cabelo sem força? Há três hábitos simples que podem fazer a diferença

15:30 10 Setembro, 2026 18:55 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é preciso recorrer a tratamentos complexos. Pequenas mudanças na rotina podem ajudar a melhorar o aspeto do cabelo

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Algarve

Morador surpreende suspeito dentro de casa e PSP detém três homens em Lagos

14:30 10 Setembro, 2026 14:36 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três homens foram detidos em Lagos numa ocorrência que envolveu furto em residência, carro roubado e troca de matrículas

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Últimas Notícias

  • Mulher descontou durante 30 anos mas aos 66 teve de voltar a trabalhar como empregada doméstica para conseguir ter direito à reforma
    Mulher descontou durante 30 anos mas aos 66 teve de voltar a trabalhar como empregada doméstica para conseguir ter direito à reforma
  • Conheça o “cemitério” à entrada desta praia algarvia que guarda uma história com décadas
    Conheça o “cemitério” à entrada desta praia algarvia que guarda uma história com décadas
  • Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros
    Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros
  • Homem encontrado morto junto à linha de água na Lagoa de Albufeira em Sesimbra
    Homem encontrado morto junto à linha de água na Lagoa de Albufeira em Sesimbra
  • “É tudo diferente”: antiga costureira trocou Lisboa por esta cidade no sul do país para viver a reforma e encontrou o convívio de que sentia falta
    “É tudo diferente”: antiga costureira trocou Lisboa por esta cidade no sul do país para viver a reforma e encontrou o convívio de que sentia falta

Opinião

  • Neste regresso às aulas, há algo que o ChatGPT não deve fazer pelo seu filho: pensar | Por Luís Horta
    Neste regresso às aulas, há algo que o ChatGPT não deve fazer pelo seu filho: pensar | Por Luís Horta
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • As cidades não são montras publicitárias | Por Vítor Gomes
    As cidades não são montras publicitárias | Por Vítor Gomes

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento