O Município de Albufeira decretou a interdição a banhos em várias praias urbanas do concelho, na sequência de um comunicado emitido pela empresa Águas do Algarve, S.A., que reportou uma situação anómala na rede de saneamento.
De acordo com a autarquia, “a medida visa assegurar a segurança de todos os banhistas”, após ter sido detetada, no dia 5 de outubro, uma “rotura numa curva de ferro fundido dúctil DN300, integrada na conduta elevatória da Estação Elevatória de Águas Residuais (EEAR) de Vale Faro”, conforme informação divulgada pela Águas do Algarve.
Segundo o Município, “os trabalhos de reparação foram prontamente iniciados”, tendo a estabilização total do caudal sido “confirmada ao início da tarde de ontem”.
A situação levou ao hastear de bandeiras vermelhas nas praias dos Pescadores, do Peneco, do Inatel e dos Alemães. A decisão, acrescenta o Município de Albufeira, “foi tomada na sequência da realização de análises que detetaram a existência de contaminação”, tendo como principal objetivo “assegurar a segurança de todas as pessoas que utilizam as praias do concelho”.
Em comunicado, a autarquia refere ainda que “está a monitorizar a evolução da situação em articulação estreita com a Águas do Algarve e demais entidades competentes”, de modo a “assegurar que a reposição da normalidade aconteça de forma célere e segura”.
Leia também: Conheça o novo valor previsto para o salário mínimo nacional em 2026
















