Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Kimberly Walker | DR
Algarve

Americana convence marido a mudar-se para o Algarve, mas depois aconteceu o inesperado

“Não devia ter acontecido, mas aconteceu. Ainda não o aceitei completamente. Passaram 8 meses, mas parece que foram 8 dias”, diz a americana

11:07 8 Dezembro, 2024 11:04 8 Dezembro, 2024 | Afonso Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixar para trás uma vida confortável em San Diego, na Califórnia, para viajar pelo mundo foi um desafio que a americana Kimberly Walker enfrentou ao convencer o marido a reformar-se antecipadamente. Apesar da resistência inicial de Mark, o casal embarcou, em 2018, numa jornada que transformaria completamente as suas vidas. Durante anos, viveram como nómadas, explorando destinos como Polónia, Montenegro e Austrália, até se fixarem em Portugal, em março de 2021, encantados pelo estilo de vida tranquilo do Algarve. Porém, a felicidade do casal foi abruptamente interrompida há oito meses, com a trágica perda de Mark. Saiba mais neste artigo com a colaboração da CNN Portugal.

Uma decisão transformadora

Kimberly e Mark, casados desde 1997, partilhavam um forte desejo de viajar e conhecer o mundo. Contudo, a decisão de abandonar os Estados Unidos não foi motivada por uma fuga, mas sim pelo desejo de explorar novos horizontes e aproveitar a vida enquanto podiam.

“É uma daquelas coisas que mudam a vida”, partilhou a americana à CNN Travel. “Quando se deixa o emprego e se reforma, não o podemos recuperar se cometermos um erro. Por isso, acho que ele estava bastante nervoso. E eu disse-lhe: ‘Olha, aconteça o que acontecer, vamos desejar ter começado mais cedo… Não há outra forma de ver as coisas’. E estou muito contente por ele ter dado ouvidos a isso e por o termos feito”.

O casal vendeu a maior parte dos seus bens, encontrou novos lares para os seus dois cães e despediu-se da família e dos amigos. Após anos como nómadas, visitaram destinos como Amesterdão, Dinamarca, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido, muitas vezes hospedando-se em casas de outros casais. Durante a pandemia de Covid-19, ficaram retidos na Nova Zelândia por 18 meses, o que os levou a considerar criar raízes num lugar fixo.

Portugal, já mencionado em conversas anteriores, parecia o destino perfeito. Em 2021, chegaram ao Algarve para um trabalho de house-sitting e rapidamente sentiram que haviam encontrado o local certo para começar uma nova fase.

Adaptando-se ao estilo de vida português

O casal instalou-se em Vilamoura, no Algarve, obtendo um visto D7, que permite a cidadãos não europeus com rendimentos passivos residirem em Portugal. Enquanto exploravam o país, Kimberly e Mark dedicaram-se a integrar-se na comunidade local.

Mark, um ciclista entusiasta, rapidamente encontrou um grupo de amigos com quem pedalava regularmente, enquanto Kimberly se adaptava ao ritmo mais descontraído da vida em Portugal. “A super paciência do povo português é muito engraçada”, comentou a americana, referindo-se às diferenças culturais entre os dois países.

Kimberly também começou a afastar-se do materialismo a que estava habituada nos Estados Unidos, encontrando valor numa vida mais simples. “É uma daquelas coisas de que só nos apercebemos quando partimos”, refletiu.

A tragédia inesperada

Apesar da felicidade crescente, a vida trouxe um golpe devastador: em março, durante uma visita a Espanha, Mark sofreu um ataque cardíaco fatal. Para Kimberly, o choque foi intenso: “Não devia ter acontecido, mas aconteceu. Ainda não o aceitei completamente. Passaram 8 meses, mas parece que foram 8 dias”, desabafou.

De regresso ao Algarve, Kimberly enfrentou a difícil realidade de voltar a um apartamento vazio e lidar com a solidão. Para lhe fazer companhia, adotou uma cadela, chamada Honey, e dedicou-se à árdua tarefa de reorganizar a sua vida.

Apesar das dificuldades, Kimberly encontrou conforto na comunidade local, que a acolheu calorosamente. “Descobri que tinha mais amigos aqui do que pensava. As pessoas vieram em meu auxílio. E precisamos disso neste momento”, reconheceu.

Recomeços e reflexões sobre o futuro

Kimberly continua a viver no Algarve, onde sente que pode processar a perda e decidir os próximos passos da sua vida com calma. “Não quero começar de novo. Vou ficar aqui no mesmo apartamento durante mais um ano, para poder organizar as coisas com calma”, explicou.

Fez também uma viagem à Noruega, um destino planeado anteriormente com Mark, para honrar a memória do marido. Apesar de ter viajado sozinha, encontrou força na experiência, embora admita que foi emocionalmente desafiante.

A americana não descarta regressar aos Estados Unidos, mas, por agora, sente que o Algarve é o lugar onde precisa estar. Com uma autorização de residência temporária, Kimberly está a considerar a possibilidade de se candidatar a residência permanente ou até cidadania portuguesa no futuro.

Enquanto enfrenta o primeiro Natal sem Mark, Kimberly planeia passar a data com amigos no Reino Unido. Apesar da dor, está determinada a honrar a memória do marido vivendo de forma plena e aberta às possibilidades do futuro.

“Quero honrar o meu marido e estar triste faz parte disso. Por isso, por muito que me doa, é muito importante fazê-lo”, concluiu.

Leia também: Aldeia algarvia quase deserta passa a destino turístico de sonho. Fique a conhecê-la

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Viu um pano branco preso no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e o que deve fazer

09:40 20 Agosto, 2026 00:25 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco preso no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Luz Retreat.
Algarve

“Ficámos apaixonados”: casal transforma este antigo armazém ferroviário no Algarve num alojamento junto aos carris

17:50 20 Agosto, 2026 07:19 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Antigo armazém ferroviário no Algarve ganhou uma nova vida pelas mãos de um casal de Lisboa, que manteve a arquitetura original

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences

19:30 20 Agosto, 2026 19:23 20 Agosto, 2026 | João Luís

Uma mulher ofereceu à filha uma casa avaliada em 280 mil euros, mas a convivência deteriorou-se e acabou no tribunal francês

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Carro TVDE.
Algarve Economia

Interposta providência cautelar contra restrições aos TVDE em Albufeira

18:00 20 Agosto, 2026 18:19 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As restrições impostas em julho já tinham provocado um protesto de cerca de uma centena de profissionais do setor em Albufeira

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Opinião

Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos

17:20 20 Agosto, 2026 17:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a primeira obrigação de uma sociedade que se diz civilizada seja não exigir a uma criança violada que pague, com o resto da sua vida, pelas puras e duras convicções dos adultos"

Frango com piri-piri.
Algarve

“O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri

19:10 20 Agosto, 2026 16:28 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Turista canadiana descobriu em Loulé um restaurante conhecido pelo frango com piri-piri e deixou uma recomendação

Mulher idosa a olhar para baixo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€

19:00 20 Agosto, 2026 19:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal de Valência decidiu atribuir uma pensão compensatória no valor de 2.000€ a esta mulher de 72 anos, paga pelo ex-marido

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

19:40 19 Agosto, 2026 18:26 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima de um determinado valor serão proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 2027

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Viu um pano branco preso no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e o que deve fazer

09:40 20 Agosto, 2026 00:25 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco preso no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Luz Retreat.
Algarve

“Ficámos apaixonados”: casal transforma este antigo armazém ferroviário no Algarve num alojamento junto aos carris

17:50 20 Agosto, 2026 07:19 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Antigo armazém ferroviário no Algarve ganhou uma nova vida pelas mãos de um casal de Lisboa, que manteve a arquitetura original

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences

19:30 20 Agosto, 2026 19:23 20 Agosto, 2026 | João Luís

Uma mulher ofereceu à filha uma casa avaliada em 280 mil euros, mas a convivência deteriorou-se e acabou no tribunal francês

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Carro TVDE.
Algarve, Economia

Interposta providência cautelar contra restrições aos TVDE em Albufeira

18:00 20 Agosto, 2026 18:19 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As restrições impostas em julho já tinham provocado um protesto de cerca de uma centena de profissionais do setor em Albufeira

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Opinião

Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos

17:20 20 Agosto, 2026 17:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a primeira obrigação de uma sociedade que se diz civilizada seja não exigir a uma criança violada que pague, com o resto da sua vida, pelas puras e duras convicções dos adultos"

Frango com piri-piri.
Algarve

“O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri

19:10 20 Agosto, 2026 16:28 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Turista canadiana descobriu em Loulé um restaurante conhecido pelo frango com piri-piri e deixou uma recomendação

Mulher idosa a olhar para baixo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€

19:00 20 Agosto, 2026 19:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal de Valência decidiu atribuir uma pensão compensatória no valor de 2.000€ a esta mulher de 72 anos, paga pelo ex-marido

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

19:40 19 Agosto, 2026 18:26 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima de um determinado valor serão proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 2027

Últimas Notícias

  • Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences
    Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences
  • “O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri
    “O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri
  • Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€
    Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€
  • GNR apreende 6.750 litros de gasolina suspeitos de apoiar tráfico de droga em Aljezur
    GNR apreende 6.750 litros de gasolina suspeitos de apoiar tráfico de droga em Aljezur
  • Albufeirense Carina Balbino conquista título de 1.ª Dama Miss Teen Portugal
    Albufeirense Carina Balbino conquista título de 1.ª Dama Miss Teen Portugal

Opinião

  • Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos
    Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos
  • Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
    Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento