A Fundação Galp anunciou a abertura de 60 bolsas de mérito para licenciaturas e mestrados em todas as áreas do conhecimento, reforçando a sua aposta na educação como motor de desenvolvimento local e social.
Em comunicado, a instituição sublinha que está “ciente de que a educação é um fator crítico para o investimento no desenvolvimento local e dos jovens nestas comunidades”, destacando que a iniciativa pretende “combater o abandono escolar e promover o sucesso dos alunos no Ensino Superior”.
As candidaturas decorrem até 21 de setembro e estão abertas a jovens residentes em Portugal, independentemente da nacionalidade, desde que tenham concluído o 12.º ano ou a licenciatura no ano letivo de 2024/2025 e iniciem em 2025/2026 estudos em CET (cursos de especialização tecnológica), CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais), licenciatura ou mestrado de dois anos.
A Fundação Galp indica que estas bolsas dão especial atenção a alunos de concelhos estratégicos para o ecossistema energético da empresa, como Alcoutim, Matosinhos, Ourique, Santiago do Cacém, Sines e a freguesia de Alcântara, em Lisboa.
No caso de Alcoutim, estarão disponíveis 10 bolsas para licenciaturas e 7 para mestrados. “Com a atribuição destes apoios, o total de bolsas já garantidas pela Fundação Galp para alunos de Alcoutim desde 2022 aumentará para 41”, acrescenta a nota.
As bolsas para CET, CTeSP ou licenciaturas asseguram 900 euros por aluno, durante um a três anos, de acordo com o ciclo de estudos. Já as de mestrado atribuem 1.100 euros por aluno, durante dois anos. Caso não existam candidaturas elegíveis nas comunidades prioritárias, os apoios poderão ser atribuídos a outros candidatos a nível nacional, com base no mérito académico.
“Este programa de bolsas reforça o compromisso social da Galp com as comunidades em que se insere”, sublinha a Fundação, que recorda que a iniciativa integra a participação da instituição na Associação EPIS – Empresários para a Inclusão Social.
Em 2025, a EPIS reúne 67 instituições responsáveis pela atribuição de 341 bolsas, num investimento conjunto de 845 mil euros. Só entre 2022 e 2025, a Fundação Galp disponibilizou 185 bolsas sociais ao abrigo deste programa.
Mais informações sobre a Associação EPIS, sobre as candidaturas para CET, CTeSP ou licenciatura e sobre as candidaturas para mestrados.
Leia também: Falta-lhe isto no carro? Prepare-se para coimas de 2.500€, pontos perdidos e carro apreendido
















