Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Algarve

Aeroporto de Faro com mais agentes da PSP antes do verão, face à pressão crescente

Perante filas e exaustão dos profissionais, o aeroporto de Faro recebe reforço imediato de polícias da PSP vindos de outros comandos

07:13 29 Maio, 2025 07:14 29 Maio, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A PSP anunciou esta quarta-feira que vai reforçar em julho os aeroportos de Lisboa, Porto, Açores e Madeira com mais polícias, mas para Faro a colocação de mais agentes para o controlo de fronteira foi antecipado.

Fonte da Polícia de Segurança Pública disse à Lusa que em julho termina o curso de formação de 500 novos agentes, sendo nessa altura reforçados todos os comandos distritais da PSP e alguns dos novos polícias vão ser colocados nas divisões de segurança aeroportuária e controlo fronteiriço dos aeroportos de Lisboa, Porto, Madeira e Açores.

Em Faro, refere esta força de segurança numa resposta enviada à Lusa, a direção nacional da PSP decidiu “antecipar, de forma célere, o reforço já planeado para o verão” com a afetação de mais 14 a 20 agentes da PSP oriundos de outros comandos do país.

Este reforço antecipado no aeroporto de Faro tem como objetivo dar “uma resposta imediata às necessidades operacionais” e “permitir uma maior capacidade de resposta e alívio da pressão atual”.

Na semana passada foram instalados nos aeroportos portugueses novos sistemas de controlo de fronteiras, o que está a fazer com que milhares de passageiros oriundos de países de fora do Espaço Schengen esperem várias horas pelo controlo de imigração.

Na terça-feira, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) alertou para o quadro de exaustão dos profissionais afetos à Unidade de Estrangeiros e Fronteiras devido a várias situações que se vivem nos aeroportos, tendo chamado a atenção que com a proximidade do verão são necessárias diligências para “ultrapassar os obstáculos e mitigar os danos junto dos cidadãos, mas principalmente junto dos profissionais da PSP”.

A estrutura sindical destaca os constrangimentos operacionais que se traduzem diariamente em grandes atrasos e enormes filas, um quadro que a estrutura considera “incomportável para o normal funcionamento daquele serviço”.

Na resposta enviada à Lusa, a direção nacional da PSP refere que a implementação do novo sistema de controlo de fronteiras europeu “tem inúmeros desafios” e “exige novas tecnologias, formação e mais recursos humanos”, admitindo que “todos os polícias que estão na fronteira aérea recebem o primeiro embate destas alterações”.

“Este esforço que está a ser exigido de volume de trabalho nesta fase de transição, apenas será mitigado com a aposta em formação de polícias de fronteira, melhores tecnologias e condições de trabalho. Esse é o compromisso nesta fase de transição. Mas simultaneamente estamos a apostar em formação, em capacitação de mais recursos e de mais capacidades tecnológicas para uma fronteira mais eficiente e eficaz”, precisa aquela polícia.

A PSP destaca que a direção nacional “reconhece e valoriza de forma muito clara o esforço e a dedicação dos polícias que, no terreno, têm vindo a cumprir a sua missão com elevado sentido de responsabilidade, muitas vezes indo além do que lhes é exigido, demonstrando um forte espírito de missão e um compromisso inabalável com o serviço público”.

A PSP indica ainda que tem acompanhado de perto a situação nos aeroportos e tem estado, “em articulação com a direção da ASPP e restantes estruturas representativas”, a “encontrar soluções que permitam mitigar os constrangimentos identificados e melhorar as condições de trabalho dos profissionais”.

Na semana passada, o Sistema de Segurança Interna (SSI) anunciou que foi concluída com sucesso a implementação dos novos sistemas ‘VIS4EES’, ‘Passe+’ e ‘Portal Fronteiras’ nas fronteiras aéreas e marítimas ao nível europeu.

O SSI referia ainda que não se registaram “impactos significativos nos tempos de espera face ao habitual”.

Após o comunicado do maior sindicato da PSP ter alertado para a situação nos aeroportos, a Lusa contactou o SSI, mas não obteve qualquer resposta.

Leia também: Para breve em Portugal? Cadeia de supermercados espanhola já começou a ‘pagar’ a quem devolver este artigo

Cultura Nacional

Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar

17:10 5 Outubro, 2026 14:09 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Escondida num monte no Norte de Portugal, esta 'cidade morta' conserva casas, muralhas e ruas com cerca de dois mil anos

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve

“É quase uma cidade esquecida”: chefe das Caraíbas escolheu esta cidade algarvia para viver depois de os pais se mudarem para a região

11:20 5 Outubro, 2026 19:52 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Sky Visser seguiu os pais até ao Algarve e encontrou em Faro o estilo de vida e os produtos que procurava para abrir um restaurante

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Gastronomia Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Idoso no médico.
Algarve Saúde

Nesta cidade algarvia há transporte gratuito para quem precisa de ir a consultas e exames se cumprir estes requisitos

16:10 5 Outubro, 2026 21:33 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O programa Saúde em Movimento assegura deslocações gratuitas a unidades públicas de saúde para munícipes de Vila Real de Santo António

Conduzir à chuva. Crédito: Freepik
Auto

Vai conduzir com chuva forte e granizo? Estes cuidados podem evitar que perca o controlo do carro

11:00 5 Outubro, 2026 13:00 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Chuva intensa reduz a aderência à estrada e a visibilidade, enquanto vento forte e granizo acrescentam novos riscos

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Animais

Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

17:50 4 Outubro, 2026 13:32 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

As características que tornam o Pastor Alemão num excelente cão de trabalho também podem dificultar a vida de quem não consegue responder às suas necessidades

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Edição Papel Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor

14:20 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo concluiu que reduzir a temperatura e a duração das lavagens pode ajudar a preservar a cor da roupa e diminuir a libertação de microfibras

Cultura, Nacional

Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar

17:10 5 Outubro, 2026 14:09 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Escondida num monte no Norte de Portugal, esta 'cidade morta' conserva casas, muralhas e ruas com cerca de dois mil anos

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve

“É quase uma cidade esquecida”: chefe das Caraíbas escolheu esta cidade algarvia para viver depois de os pais se mudarem para a região

11:20 5 Outubro, 2026 19:52 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Sky Visser seguiu os pais até ao Algarve e encontrou em Faro o estilo de vida e os produtos que procurava para abrir um restaurante

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Idoso no médico.
Algarve, Saúde

Nesta cidade algarvia há transporte gratuito para quem precisa de ir a consultas e exames se cumprir estes requisitos

16:10 5 Outubro, 2026 21:33 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O programa Saúde em Movimento assegura deslocações gratuitas a unidades públicas de saúde para munícipes de Vila Real de Santo António

Conduzir à chuva. Crédito: Freepik
Auto

Vai conduzir com chuva forte e granizo? Estes cuidados podem evitar que perca o controlo do carro

11:00 5 Outubro, 2026 13:00 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Chuva intensa reduz a aderência à estrada e a visibilidade, enquanto vento forte e granizo acrescentam novos riscos

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Animais

Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

17:50 4 Outubro, 2026 13:32 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

As características que tornam o Pastor Alemão num excelente cão de trabalho também podem dificultar a vida de quem não consegue responder às suas necessidades

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Edição Papel, Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor

14:20 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo concluiu que reduzir a temperatura e a duração das lavagens pode ajudar a preservar a cor da roupa e diminuir a libertação de microfibras

Últimas Notícias

  • Vem aí a época das castanhas: nesta cidade vender o ‘fruto do outono’ na rua pode custar 750€ ou mais por mês
    Vem aí a época das castanhas: nesta cidade vender o ‘fruto do outono’ na rua pode custar 750€ ou mais por mês
  • Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar
    Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar
  • Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado
    Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado
  • Nesta cidade algarvia há transporte gratuito para quem precisa de ir a consultas e exames se cumprir estes requisitos
    Nesta cidade algarvia há transporte gratuito para quem precisa de ir a consultas e exames se cumprir estes requisitos
  • Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum
    Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

Opinião

  • A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
    A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
    Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal