Num concerto em Sydney, na Austrália, no passado dia 13 de fevereiro, Ed Sheeran contou ao público que deixou de usar telemóvel em 2015 e que, desde então, prefere comunicar apenas por e-mail, uma decisão que associa ao impacto de uma longa batalha judicial.
O que motivou a decisão
De acordo com o Expresso, o músico britânico explicou que a mudança aconteceu no fim de uma digressão realizada em 2015, quando decidiu desligar o telemóvel e não voltar a usá-lo. Segundo relatou em palco, a opção foi uma forma de simplificar a vida e afastar-se do ritmo constante de notificações e mensagens.
O tema voltou a ser falado agora porque a decisão acabou por cruzar-se com um processo judicial mediático. Sheeran recordou que, por causa desse caso, teve de reativar o dispositivo, o que o confrontou com mensagens antigas e memórias de outra fase da vida.
A história foi partilhada no contexto de um concerto e citada pela Billboard, e surge também destacada numa notícia da BLITZ.
O processo e a entrega de dispositivos ao tribunal
Em causa esteve o processo por alegado plágio relacionado com Thinking Out Loud e semelhanças apontadas a Let’s Get It On, de Marvin Gaye. O caso terminou em 2023, com a absolvição do músico britânico.
Durante o concerto, Sheeran explicou que a batalha judicial o levou a entregar ao tribunal os seus dispositivos eletrónicos, para análise de comunicações, incluindo chamadas. No palco, abordou o assunto com humor, dizendo que “ainda bem” que não tinha nada de “estranho” no telemóvel.
Ao reativar o aparelho por causa do processo, Ed Sheeran contou que encontrou e-mails e mensagens antigas que o fizeram “viajar no tempo”. Essa sensação, disse, deixou-o “atordoado”, por o colocar frente a frente com registos de um passado que já não revisitava.
A canção que nasceu da experiência
A experiência, segundo o músico, inspirou a composição de “Old Phone”, incluída no seu álbum mais recente, Play. A canção nasce precisamente desse choque entre o presente e a “vida guardada” no dispositivo.
Em palco, Sheeran acrescentou que usa a escrita como forma de lidar com o que lhe acontece. “Sempre que me acontece algo de negativo na vida, escrevo uma canção sobre isso”, explicou, acrescentando que também escreve quando vive momentos positivos.
Segundo o Expresso, a revelação reforça uma ideia que o artista tem repetido ao longo dos anos: a de criar uma rotina com menos ruído e mais controlo sobre a comunicação. No caso, isso traduziu-se num hábito claro, e pouco comum, de viver sem telemóvel.
Leia também: Estudo alerta: inteligência artificial ainda não está pronta para aconselhar doentes
















