A Casa da Moeda apresentou esta segunda-feira a primeira moeda do mundo desenhada por Inteligência Artificial. O projeto resulta de uma parceria com o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). A moeda tem um valor facial de 10 euros e está à venda por 95 euros. De momento encontra-se esgotada, no entanto a Casa da Moeda já revelou que serão comercializadas mais unidades brevemente.
Este projeto é fruto de uma colaboração com o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra. A moeda, com um valor facial de 10 euros, representa uma fusão entre o biológico e o digital, apresentando uma face concebida pela inteligência artificial para os humanos e outra desenhada por humanos para as máquinas, conforme indicado pela Casa da Moeda.
No decorrer do processo, foram geradas mais de 43 milhões de imagens, passando por uma fase de curadoria para limitar o número de designs até se chegar ao resultado final, que corresponde ao reverso da moeda. O anverso foi elaborado pelos investigadores, inspirando-se na ideia de armazenamento em disco para codificar as instruções que geram a imagem criada pela inteligência artificial.
“A face criada pela IA é uma expressão matemática visualizada em seis setores circulares e três camadas estilísticas distintas. Do liso à abstração, até às linhas binárias concêntricas. Já a face humana é uma série de arcos concêntricos codificando essa expressão matemática”, explica a Casa da Moeda.
Os pesquisadores enfatizam que o verso é criado pela inteligência artificial para ser compreendido por humanos, enquanto a face oposta é elaborada por humanos para ser interpretada por máquinas. “Desta forma, representa-se o mundo atual em que o digital e real, o humano e o artificial são indissociáveis”, afirma Penousal Machado, professor associado do Departamento de Engenharia Informática.
Leia também: Desconfiado que tem uma moeda rara? Conheça as moedas de 1€ e 2€ mais valiosas