Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Serviços de saúde vão ter o dobro de ventiladores

Neste momento há 240 pessoas em cuidados intensivos, segundo os dados divulgados hoje pela DGS, que apontam para mais de nove mil pessoas infetadas com a cov-19, das quais 1.042 estão internadas em hospitais

14:43 2 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O secretário de Estado da Saúde anunciou hoje a duplicação dos equipamentos de ventilação

O secretário de Estado da Saúde anunciou hoje a duplicação dos equipamentos de ventilação, necessários para a sobrevivência de muitos doentes com covid-19 internados nos cuidados intensivos, e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem.

“Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar a nossa capacidade de ventilação: Foram oferecidos 400 ventiladores evasivos, muitos dos quais já chegaram aos hospitais e outros com previsões de entrega muito em breve”, afirmou António Lacerda Sales durante a conferência de imprensa da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre a evolução da pandemia em Portugal.

“Estamos a reforçar a nossa capacidade de ventilação”, garantiu, lembrando que as situações mais graves da covid-19 obrigam a cuidados intensivos e que muitos dos doentes internados nos hospitais “precisam de ventiladores na sua luta pela vida”.

Neste momento há 240 pessoas em cuidados intensivos, segundo os dados divulgados hoje pela DGS, que apontam para mais de nove mil pessoas infetadas com a cov-19, das quais 1.042 estão internadas em hospitais.

António Lacerda Sales lembrou ainda os ventiladores não evasivos cedidos a título de empréstimo e os 900 ventiladores adquiridos pela Administração Central do Sistema de Saúde: Alguns destes últimos já estão em Portugal e outros “144 chegarão este fim-de-semana ao país”, acrescentou.

A informação foi corroborada por João Gouveia, presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos e também coordenador da equipa da DGS na área dos cuidados intensivos para planeamento e operacionalização destes recursos.

O responsável pela equipa da DGS explicou que o material que vai chegar durante a semana será distribuído pelos diferentes hospitais de acordo com critérios específicos, tendo em conta as necessidades, a urgência e critérios de segurança “para que os doentes sejam tratados da melhor maneira possível”.

Além da aquisição de novos materiais, João Gouveia sublinhou durante a conferência de imprensa, que decorreu em Lisboa, que tem sido feito um trabalho de recuperação de material que estava a necessitar de alguns arranjos.

Houve “um crescer significativo da capacidade instalada” da medicina intensiva, com mais profissionais a trabalhar com medicina intensiva. “Mas é obvio que também é necessário material”, lembrou João Gouveia.

Também haverá um aumento de testes que, segundo o secretário de Estado da Saúde, serão distribuídos de forma a garantir um “equilíbrio entre locais com carência e locais com maior disponibilidade”.

“Hoje mesmo serão distribuídas seis mil zaragatoas e estão ainda encomendadas outras 400 mil”, anunciou o governante, explicando que 80 mil chegam na sexta-feira e as restantes irão ser entregues “nas próximas semanas”, numa tentativa de responder aos “constrangimentos de elevada procura”.

Também na próxima semana deverão chegar “mais 200 mil testes a Portugal”: “Todos os dias os serviços partilhados da saúde estão a trabalhar para que sejam repostos os kits de testagem e material de proteção individual”, sublinhou.

Além das respostas do sistema de saúde, o responsável pelo Ministério da Saúde voltou a chamar a tenção para a importância de manter as regras de isolamento social, como forma de tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

“Numa altura em que se renova o estado de emergência, importa manter a malha apertada ao novo coronavírus, quer através da contenção social, quer robustecendo os mecanismos de respostas do sistema de saúde, capacitando-o para as novas fases da epidemia”, defendeu o secretário de estado.

Portugal regista hoje 209 mortes associadas à covid-19, mais 22 do que na quarta-feira, e 9.034 infetados (mais 783), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Algarve Cultura Política

Mulheres Social Democratas do Algarve juntam centenas no primeiro arraial em Armação de Pêra

07:49 30 Junho, 2026 07:57 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro das Mulheres Social Democratas do Algarve reforçou convívio, partilha e união entre estruturas locais

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR

21:20 30 Junho, 2026 15:16 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comando territorial de Faro da GNR detetou 680 infrações rodoviárias no Algarve entre 22 e 28 de junho

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve Gastronomia

“Bem-vindo à terra dos citrinos”: passageiros com destino ao Aeroporto de Faro vão receber laranjas do Algarve durante três dias

11:02 30 Junho, 2026 10:01 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre 1 e 3 de julho, os passageiros que aterrarem no Aeroporto de Faro vão ser recebidos com laranjas do Algarve

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Dornes. Crédito: DR
Nacional Vida & Lazer

Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões

22:00 30 Junho, 2026 15:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Entre rio e montanha, há uma aldeia fundada pelos Templários com uma torre única, silêncio e natureza: veja como chegar e o que visitar

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho

18:50 30 Junho, 2026 15:27 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prepare-se: Portugal continental deverá enfrentar pelo menos cinco dias de calor intenso no arranque de julho

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Interior de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto Ciência Saúde

Caixa manual ou automática? Estudo aponta que uma das opções pode estimular o cérebro

18:30 30 Junho, 2026 13:09 30 Junho, 2026 | João Luís

Estudo sugere que conduzir com mudanças manuais pode exigir mais coordenação, atenção e atividade cerebral

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Algarve, Cultura, Política

Mulheres Social Democratas do Algarve juntam centenas no primeiro arraial em Armação de Pêra

07:49 30 Junho, 2026 07:57 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro das Mulheres Social Democratas do Algarve reforçou convívio, partilha e união entre estruturas locais

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR

21:20 30 Junho, 2026 15:16 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comando territorial de Faro da GNR detetou 680 infrações rodoviárias no Algarve entre 22 e 28 de junho

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve, Gastronomia

“Bem-vindo à terra dos citrinos”: passageiros com destino ao Aeroporto de Faro vão receber laranjas do Algarve durante três dias

11:02 30 Junho, 2026 10:01 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre 1 e 3 de julho, os passageiros que aterrarem no Aeroporto de Faro vão ser recebidos com laranjas do Algarve

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Dornes. Crédito: DR
Nacional, Vida & Lazer

Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões

22:00 30 Junho, 2026 15:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Entre rio e montanha, há uma aldeia fundada pelos Templários com uma torre única, silêncio e natureza: veja como chegar e o que visitar

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho

18:50 30 Junho, 2026 15:27 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prepare-se: Portugal continental deverá enfrentar pelo menos cinco dias de calor intenso no arranque de julho

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Interior de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto, Ciência, Saúde

Caixa manual ou automática? Estudo aponta que uma das opções pode estimular o cérebro

18:30 30 Junho, 2026 13:09 30 Junho, 2026 | João Luís

Estudo sugere que conduzir com mudanças manuais pode exigir mais coordenação, atenção e atividade cerebral

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Últimas Notícias

  • Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões
    Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões
  • Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR
    Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR
  • Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
    Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
  • Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos
    Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos
  • “Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias
    “Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias

Opinião

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal