A Câmara de São Brás de Alportel aprovou a continuidade do programa de apoio à adoção de animais abandonados “Vale + Animal” em 2024.
Criado em 2021, este programa consiste na atribuição de incentivo à adoção de animais, nomeadamente, canídeos, numa parceria com a Associação Coração 100 Dono, entidade parceira do Município.
Quem adotar um animal recebe um kit de apoio, que integra um vale de 30 euros que pode ser utilizados em vários estabelecimentos do comércio local para aquisição de cuidados de saúde ou de alimentação para o animal.
A concretização da adoção permite obter gratuitamente no Consultório Veterinário Municipal ao preenchimento do boletim sanitário, à aplicação de microchip de identificação, à desparasitação interna, à vacinação antirrábica e à esterilização do animal adotado.
Desde 2021, já foram entregues dezenas de vales + Animal a famílias são-brasenses que resgataram um “amigo de quatro patas”.
Quem pretender adotar um animal ou obter mais informações para obter o Vale + Animal deve contactar o Gabinete de Apoio à Vereação da Câmara Municipal (1.º andar) ou o Município através do número 289 840 004 (chamada rede fixa) ou o email [email protected].
O Município afirma em comunicado que “está ainda a avaliar a possibilidade de incluir outros benefícios a quem resgata animais”.
A autarquia considera que este programa vem reforçar o trabalho já realizado na área da causa animal, como é exemplo a adesão ao Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em risco – Cheque veterinário, assim como o trabalho articulado com associações, entidades e comunidade.
Leia também: Primeira fase do monumento à Procissão de Aleluia foi inaugurada em São Brás de Alportel