Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos CM São Brás Alportel | DR
Cultura, Nacional

Primeira fase do monumento à Procissão de Aleluia foi inaugurada em São Brás de Alportel

Elemento artístico, produzido em bronze, ilustra em tamanho real a figura do homem são-brasense que participa na Procissão da Aleluia

10:36 23 Janeiro, 2024 10:38 23 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

São Brás de Alportel tem um novo elemento de atratividade turística e de valorização cultural e do património imaterial local que presta homenagem à Procissão da Aleluia, momento maior da comunidade são-brasense que é celebrado anualmente no domingo de Páscoa e que junta todos os filhos seus, dispersos pelo mundo  e atrai milhares de visitantes.

Este domingo, foi inaugurada a primeira fase do Monumento à Aleluia, no início do troço sul da Avenida da Liberdade, na presença da comunidade são-brasense e com intervenções da vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora com os pelouros do património e do turismo; Marlene Guerreiro;  dos autores deste projeto artístico, Manuel Belchior e Teresa Paulino, do presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, e do presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes. 

O presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, não escondeu a sua emoção por ver este monumento ganhar forma e homenagem a esta festa que envolve de forma intensa a comunidade são-brasense.  

“É uma dívida que estamos a pagar à comunidade são-brasense”, afirmou apontando que este monumento permite imortalizar a Procissão da Aleluia e transmiti-la mesmo a quem visita o concelho noutras épocas do ano.

Perante as muitas pessoas que assistiram à inauguração, a vice-presidente Marlene Guerreiro dedicou a obra: “É para vós este momento e é para todos os que sentem na alma a Procissão da Aleluia”.

Um evento que explicou ir muito além do evento religioso e que está no ADN dos são-brasenses e que agora é imortalizado com este monumento de arte urbana que se junta a muitos outros que elementos de arte urbana e espaços museológicos que o Município tem vindo a impulsionar com vista à preservação da cultura, identidade e património do concelho, mas também com o objetivo de promover atratividade turística.

Neste domingo, foi inaugurado o elemento artístico, produzido em bronze, que ilustra em tamanho real a figura do homem são-brasense que participa na Procissão da Aleluia.

O segundo e terceiros elementos que serão dados a conhecer nas próximas Páscoa de 2024 e 2025 representarão as próximas gerações dos seus filhos e netos.

Um conjunto que alude à passagem de testemunho das tradições e ao envolvimento  das entidades e associações parceiras e de toda a comunidade nesta festa.

Convidado a inaugurar a primeira fase do monumento, o presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, apontou que o turismo religioso é mais um dos fatores de atratividade da região e sublinhou que a Procissão da Aleluia, integrada na Festa das Tochas Floridas, nome dado ao programa cultural e de animação associado à mesma, também dá um contributo importante neste âmbito.

André Gomes deixou ainda o desejo de que “o monumento não seja apenas um elemento de atração turística, mas efetivamente uma obra de arte que imortaliza este momento especial são-brasense”.

Já a artista Teresa Paulino confessou-se “satisfeita com a obra e em particular por, desta vez, ter a sua obra num espaço acessível ao público e que permitirá a interação com as pessoas que vão poder tocar na peça e apreciá-la de perto”.

Manuel Belchior não escondeu a sua satisfação por, finalmente, “apresentar a obra que, em virtude da pandemia COVID-19, viu a sua concretização e data de apresentação ser adiada para 2024. Uma obra em que consegue transmitir através da sua arte também a sua maneira de viver e sentir esta festa são-brasense”.

Apesar de ainda não estarmos na Páscoa, a primeira fase do monumento foi, naturalmente, inaugurada ao som do tradicional cantar de Aleluia que os são-brasenses entoam na Procissão.

Cantares que por certo se ouvirão novamente a 31 de março, Domingo de Páscoa, altura em que será desvendada a segunda fase deste monumento.

A autarquia recorda que “esta é a primeira fase de um conjunto de três elementos artísticos criadas pelos dois artistas e que resultam num projeto artístico, de valorização cultural, patrimonial e turística do concelho que perpetua ao longo de todo o ano este momento especial da comunidade são-brasense”. 

Esta obra de arte urbana surge no troço sul da Avenida da  Liberdade, alvo de um projeto de reabilitação que integrou também a reabilitação do Largo de São Sebastião e da Rua Gago Coutinho, projeto que incluiu a criação de elementos de caçada artística que evocam a passadeira de flores que é elaborada pela comunidade são-brasense, para receber a Procissão da Aleluia. É justamente neste cenário que o monumento se insere, permitindo que o domingo de Páscoa se eternize todos os dias do ano.

Leia também: São Brás abre candidaturas aos programas de apoio ao arrendamento

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Segurança Social admite: nova prestação social será aprovada em breve e vem ‘substituir’ todos os apoios menos este

07:00 23 Abril, 2026 02:16 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a secretária de Estado da Segurança Social, será aprovada em breve uma Prestação Social Única (PSU), mas este apoio ficará excluído

Algarve Cultura Política

Celebração de Abril em Tavira junta música, poesia e tradição

17:30 23 Abril, 2026 17:42 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jantar do 25 de Abril em Tavira junta música, cante alentejano e poesia numa celebração da liberdadeia e democracia

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão ganha força e traz trovoadas: mau tempo pode chegar rapidamente, mas só para algumas regiões

06:30 25 Abril, 2026 14:56 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão ganha intensidade e pode trazer trovoadas este fim de semana. A instabilidade não será generalizada, mas merece atenção

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força vai ‘encharcar’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 24 Abril, 2026 17:28 24 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um bloqueio anticiclónico no Reino Unido vai trazer chuva intensa a todo o território nacional a partir desta data, de acordo com as previsões

Mudança de pneu na oficina.
Auto

Pneus novos vão à frente ou atrás? Especialistas revelam a opção mais segura

21:50 24 Abril, 2026 14:21 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando só é possível trocar dois pneus, a escolha do eixo certo pode fazer diferença na segurança

Idosos a analisar papéis. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão de velhice: saiba como aumentar o seu valor e garantir uma reforma mais ‘tranquila’

11:50 24 Abril, 2026 11:43 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Com reformas mais tardias e vidas mais longas, cresce a necessidade de planear a pensão de velhice para garantir estabilidade financeira no futuro

Algarve

Governo e CCDR definem prioridades ambientais para o Algarve

18:36 23 Abril, 2026 18:36 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve define prioridades ambientais com foco na gestão de resíduos, biorresíduos e proteção da biodiversidade na região

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até maio, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:02 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses se tiverem estes anos de descontos

13:00 21 Abril, 2026 11:59 21 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores a partir dos 60 anos podem considerar a reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Pessoa junto do quadro da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Estão a roubar-lhe eletricidade? Eletricista explica como detetar ligações ilegais em casa

21:30 24 Abril, 2026 19:37 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Eletricista alerta para sinais de fraude elétrica e explica um teste simples que pode revelar consumos ilegais em casa

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Pensionistas abrangidos por estas regras podem estar a receber valores distintos de pensão todos os meses: veja o que explica estas diferenças

21:00 24 Abril, 2026 19:08 24 Abril, 2026 | João Luís

Os pensionistas com carreiras semelhantes podem receber valores diferentes: saiba o que explica as diferenças e se deve confirmar os dados

Algarve Economia

Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

17:20 22 Abril, 2026 17:21 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão ganha novo espaço comercial da rede Amanhecer, que reforça presença no Algarve e passa a contar com 67 lojas na região

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Segurança Social admite: nova prestação social será aprovada em breve e vem ‘substituir’ todos os apoios menos este

07:00 23 Abril, 2026 02:16 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a secretária de Estado da Segurança Social, será aprovada em breve uma Prestação Social Única (PSU), mas este apoio ficará excluído

Algarve, Cultura, Política

Celebração de Abril em Tavira junta música, poesia e tradição

17:30 23 Abril, 2026 17:42 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jantar do 25 de Abril em Tavira junta música, cante alentejano e poesia numa celebração da liberdadeia e democracia

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão ganha força e traz trovoadas: mau tempo pode chegar rapidamente, mas só para algumas regiões

06:30 25 Abril, 2026 14:56 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão ganha intensidade e pode trazer trovoadas este fim de semana. A instabilidade não será generalizada, mas merece atenção

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força vai ‘encharcar’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 24 Abril, 2026 17:28 24 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um bloqueio anticiclónico no Reino Unido vai trazer chuva intensa a todo o território nacional a partir desta data, de acordo com as previsões

Mudança de pneu na oficina.
Auto

Pneus novos vão à frente ou atrás? Especialistas revelam a opção mais segura

21:50 24 Abril, 2026 14:21 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando só é possível trocar dois pneus, a escolha do eixo certo pode fazer diferença na segurança

Idosos a analisar papéis. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão de velhice: saiba como aumentar o seu valor e garantir uma reforma mais ‘tranquila’

11:50 24 Abril, 2026 11:43 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Com reformas mais tardias e vidas mais longas, cresce a necessidade de planear a pensão de velhice para garantir estabilidade financeira no futuro

Algarve

Governo e CCDR definem prioridades ambientais para o Algarve

18:36 23 Abril, 2026 18:36 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve define prioridades ambientais com foco na gestão de resíduos, biorresíduos e proteção da biodiversidade na região

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até maio, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:02 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses se tiverem estes anos de descontos

13:00 21 Abril, 2026 11:59 21 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores a partir dos 60 anos podem considerar a reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Pessoa junto do quadro da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Estão a roubar-lhe eletricidade? Eletricista explica como detetar ligações ilegais em casa

21:30 24 Abril, 2026 19:37 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Eletricista alerta para sinais de fraude elétrica e explica um teste simples que pode revelar consumos ilegais em casa

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Pensionistas abrangidos por estas regras podem estar a receber valores distintos de pensão todos os meses: veja o que explica estas diferenças

21:00 24 Abril, 2026 19:08 24 Abril, 2026 | João Luís

Os pensionistas com carreiras semelhantes podem receber valores diferentes: saiba o que explica as diferenças e se deve confirmar os dados

Algarve, Economia

Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

17:20 22 Abril, 2026 17:21 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão ganha novo espaço comercial da rede Amanhecer, que reforça presença no Algarve e passa a contar com 67 lojas na região

Últimas Notícias

  • Depressão ganha força e traz trovoadas: mau tempo pode chegar rapidamente, mas só para algumas regiões
    Depressão ganha força e traz trovoadas: mau tempo pode chegar rapidamente, mas só para algumas regiões
  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Pneus novos vão à frente ou atrás? Especialistas revelam a opção mais segura
    Pneus novos vão à frente ou atrás? Especialistas revelam a opção mais segura
  • Estão a roubar-lhe eletricidade? Eletricista explica como detetar ligações ilegais em casa
    Estão a roubar-lhe eletricidade? Eletricista explica como detetar ligações ilegais em casa
  • Pensionistas abrangidos por estas regras podem estar a receber valores distintos de pensão todos os meses: veja o que explica estas diferenças
    Pensionistas abrangidos por estas regras podem estar a receber valores distintos de pensão todos os meses: veja o que explica estas diferenças
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores

Opinião

  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal