Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Regiões a sul do Tejo com desagravamento em março e sem seca extrema

O Alentejo e o Algarve tiveram uma melhoria da situação de seca meteorológica, deixando de haver alguma área em seca extrema, estando agora numa situação severa, segundo o último boletim climatológico do IPM

08:50 8 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
No final de fevereiro, 7,3% do território estavam em seca extrema e a 31 de março essa situação já não existia

No final de março, 35,8% de Portugal continental estava na classe normal, 25,7% em seca moderada, 16% em seca severa, 12,6% em seca fraca, 9,1% em chuva fraca e 0,8% em chuva moderada.

A situação de chuva fraca ou moderada e normal encontravam-se a norte do rio Tejo e as restantes situações, sensivelmente a sul, de acordo com índice meteorológico de seca (PDSI) disponível no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No final de fevereiro, 7,3% do território estavam em seca extrema e a 31 de março essa situação já não existia.

O índice PDSI indicava no final de fevereiro um aumento da área e intensidade da seca meteorológica nas regiões a sul do Tejo, com destaque para as regiões do Alentejo e Algarve nas classes de seca severa e extrema.

Nas regiões a norte do Tejo registava-se em fevereiro uma diminuição na área das classes de chuva.

Segundo o IPMA, no final de fevereiro, 37,5% do continente estava na classe normal, 19,2% em seca severa, 15,1% em seca moderada, 11% em seca fraca, 9,1% em chuva fraca, 7,3% em seca extrema e 0,8% em chuva moderada.

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.

Depois, à medida que o défice vai aumentando ao longo de dois, três meses, passa para uma seca agrícola, porque começa a haver deficiências ao nível da água no solo.

Se a situação se mantiver, evolui para seca hidrológica, quando começa a haver falta de água nas barragens. Existe também a seca socioeconómica, que é considerada quando já tem impacto na população.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA indica também que o mês de março em Portugal continental foi quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.

De acordo com o IPMA, os valores médios da temperatura máxima do ar (17,71 graus Celsius) e da mínima (6,94 graus) foram superiores ao normal.

O menor valor da temperatura mínima no continente foi registado no dia 31 nas Penhas Douradas (-3,9 graus) e o maior valor da máxima (29,6 graus) em Aljezur, no distrito de Faro, em 11 de março.

O Instituto indica que em alguns dias do mês de março foram registados desvios da temperatura máxima do ar superiores a 4 graus e dias em que as mínimas, máximas e médias foram inferiores ao normal, com um desvio de -6 graus (no dia 31).

No que diz respeito à precipitação, o IPMA adianta que os valores foram superiores ao normal em grande parte do território, destacando-se as regiões a norte de Coimbra, alguns locais no interior do Alentejo e do Algarve, onde os valores de percentagem excederam os 150%.

Nas regiões do Litoral Centro, do Oeste, de Lisboa e Vale do Tejo e da Península de Setúbal os valores foram inferiores ao normal, sendo mesmo, nalguns locais, inferiores a 50%.

No final de março, verificou-se, relativamente a fevereiro uma ligeira diminuição dos valores de percentagem de água no solo nas regiões do norte e centro e um aumento na região sul, nomeadamente no Baixo Alentejo e Algarve.

RELACIONADO:

Baixo Alentejo e Algarve deixaram de estar em seca severa no final abril

Seca: Chuva recente melhorou situação no Algarve mas não resolve problema

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional Saúde

Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal

11:49 6 Junho, 2026 11:54 6 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, o subsídio de doença tem prazos próprios e regras específicas quando há nova baixa médica: fique a par

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data

16:00 6 Junho, 2026 16:26 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quarteira, no concelho de Loulé, vai testar o sistema de alerta de tsunami no dia 8 de junho, às 11h05. As sirenes serão ativadas apenas como exercício de proteção civil

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

18:00 6 Junho, 2026 17:06 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água entre 8 e 12 de junho

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores

20:30 6 Junho, 2026 15:12 6 Junho, 2026 | João Luís

Código da Estrada: Governo quer rever regras, agravar coimas e acelerar notificações. Mudanças terão de passar pelo processo legislativo

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional, Saúde

Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal

11:49 6 Junho, 2026 11:54 6 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, o subsídio de doença tem prazos próprios e regras específicas quando há nova baixa médica: fique a par

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data

16:00 6 Junho, 2026 16:26 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quarteira, no concelho de Loulé, vai testar o sistema de alerta de tsunami no dia 8 de junho, às 11h05. As sirenes serão ativadas apenas como exercício de proteção civil

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

18:00 6 Junho, 2026 17:06 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água entre 8 e 12 de junho

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores

20:30 6 Junho, 2026 15:12 6 Junho, 2026 | João Luís

Código da Estrada: Governo quer rever regras, agravar coimas e acelerar notificações. Mudanças terão de passar pelo processo legislativo

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura, Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Últimas Notícias

  • Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores
    Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores
  • Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas
    Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas
  • Tenista Carlos Alcaraz falha Roland Garros por lesão e escolhe esta praia no sul de Portugal para descansar
    Tenista Carlos Alcaraz falha Roland Garros por lesão e escolhe esta praia no sul de Portugal para descansar
  • Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa
    Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa
  • Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data
    Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data
  • Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido
    Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

Opinião

  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal