Uma reflexão sobre as perspetivas futuras de abastecimento de água no sotavento algarvio teve lugar esta sexta-feira, na sede da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve (ABPRSA), em Tavira.
A iniciativa contou com a presença de vários especialistas em planeamento de usos da água, tendo participado ativamente no evento mais de uma centena de personalidades.
A Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve, liderada por Macário Correia, conclui que “é urgente avançar com o projeto final da conduta do Pomarão para Odeleite, com um reforço de cerca de 30hm3” .
Para a associação é também “imperioso prosseguir rapidamente com os projetos para a Barragem da Foupana”, lembrando, em comunicado, que “já está em curso, com financiamento pelo PDR, estudar o reforço do regadio a partir da reutilização de água tratada das ETAR’s designadamente a de Tavira”.
Por outro lado, “devemos focar atenções na evolução tecnológica do processo de dessalinização”, pode ler-se no documento.
“A preocupação em se clarificar entre as autoridades Portuguesas e Espanholas o uso de água no Baixo Guadiana e seus afluentes e que está pendente há algum tempo”, foi salientada.
Como maior associação de agricultores do Algarve, a ABPRSA, apela “à evolução de todos os pormenores essenciais ao desenvolvimento de investimento e de criação de riqueza, gerando maior produção de frutas e legumes”.
Leia também: Regantes do sotavento algarvio defendem que “a Barragem da Foupana tem que avançar”