A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) informou que vão ser instalados 10 novos radares de velocidade média em Portugal, devidamente indicados pelo sinal de trânsito H42. Em França, estes radares já existem desde 2012, mas vão ser retirados e substituídos por outros até ao final do ano.
A razão é simples: não são rentáveis. Os radares de velocidade média são dispositivos caros na compra e na manutenção, onde são necessárias câmaras de registo das matrículas tanto no início como no fim da medição do radar.
A outra razão, segundo meios de comunicação franceses, prende-se com o facto destes radares gerarem um número de denúncias muito reduzido. Uma média de 5.000 infrações por ano, quando outro tipo de radares podem alcançar as 14.000 infrações anuais.
A ASNR informa que em os contratos de fornecimento e instalação dos novos radares de controlo de velocidade vão custar cerca de 5,6 milhões de euros.
Estes radares, ao contrário dos radares fixos e móveis, não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas antes, calculam se os mesmos andaram mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado trajeto.
Estes radares vão estar identificados através do sinal de trânsito H42, mas quando se trata de radares móveis (e não fixos) não será obrigatória por lei essa identificação/sinalização.