Já há um radar que consegue identificar muito mais do que um “simples” excesso de velocidade. O “Mesta Fusion 2” já atua em França e consegue detectar várias infrações como: falta do uso do cinto de segurança, se tem o seguro do veículo em dia, se está a cumprir a devida distância de segurança, entre outras.
Radar consegue aplicar 11 multas ao mesmo tempo
A imprensa francesa avança que o ‘radar Torre’ consegue aplicar 11 multas ao mesmo tempo. Já se encontra em funcionamento em França há quatro anos. A utilização começou, pois, em junho de 2019.
Segundo relatos do Motor1 francês, até final de 2020, o país tinha cerca de 1.200 radares destes.
A empresa que os desenvolveu foi a multinacional de tecnologia, Idemia, subsidiária da Safran.
Capacidade para captar 32 veículos em simultâneo
Os radares “Mesta Fusion 2” são alvo de colocação a uma altura de quatro metros de altura e contam com um alcance de 200 metros. A sua tecnologia permite-lhes conseguir controlar oito faixas da estrada em simultâneo e captar 32 veículos ao mesmo tempo.
Não apenas consegue detectar ocorrências de excesso de velocidade, como quase todos os radares, como também consegue vigiar a utilização de cintos de segurança, distância de segurança, passagem por um semáforo vermelho, ultrapassagens pela direita, uso do telemóvel durante a condução, utilização das luzes de mudança de direção e também a validade do seguro do veículo.
E em Portugal?
Para já, não há qualquer indicação de que o ‘radar Torre’ esteja previsto chegar ao nosso país, contudo, o futuro pode passar pela colocação de radares mais versáteis como este, tais como os radares de velocidade média.