A vacina da AstraZeneca deverá deixar de ser administrada a todos os portugueses elegíveis para a inoculação contra o vírus pandémico. O Expresso sabe que os peritos do Infarmed estão a avaliar a possibilidade de administrar a vacina apenas às faixas etárias mais velhas. A decisão, já tomada por vários países europeus, deverá ser conhecida ainda esta quinta-feira.
Dar a vacina apenas a alguns grupos da população é um caminho já aceite pelos peritos nacionais, contudo, persistem ainda algumas dúvidas sobre as faixas etárias a contemplar. No caso, administrar a vacina a partir dos 50 ou mais anos ou logo dos 30 anos em diante à semelhança da opção anunciada na quarta-feira pelo Reino Unido, o país com o maior número de doses da AstraZeneca já inoculadas.
Ainda segundo a “SIC Notícias“, pelo menos 10 países já restringiram o uso desta vacina na população abaixo dos 60 anos.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) assumiu ontem a existência de uma ligação ente a vacina e a formação de coágulos sanguíneos.
Ainda assim, o regulador europeu considera que os benefícios são superiores aos riscos e continua a recomendar a vacina para todos, sem qualquer limitação.
Apesar deste parecer positivo, vários países da União Europeia estão a alterar os grupos a quem é administrada esta vacina.
TOMOU A VACINA DA ASTRAZENECA? ESTES SÃO OS SINTOMAS A QUE DEVE ESTAR ATENTO
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai acrescentar a possibilidade de tromboembolia na lista de possíveis efeitos secundários após a toma da vacina da AstraZeneca.
Em comunicado, o regulador europeu apresentou uma lista de sintomas aos quais deve estar atento caso tenha sido vacinado com este fármaco:
- falta de ar;
- dor no peito;
- pernas inchadas;
- dor abdominal persistente;
- sintomas neurológicos, incluindo dores de cabeça fortes e persistentes;
- visão turva;
- pequenas manchas de sangue sob a pele além do local da injeção.
Caso tenha alguns destes sintomas, a EMA recomenda que procure “assistência médica imediata”.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso