Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto, Saúde

Portugal joga em Sevilha, onde a máscara deixou de ser obrigatória na rua

Quem lá for “não pode facilitar”, avisa o epidemiologista Ricardo Mexia e não hesita em dizer que se deve usar máscara mesmo em espaços exteriores. Isto porque a Andaluzia é uma região onde a incidência de casos está a aumentar

13:22 26 Junho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Quem assistir ao jogo Portugal-Bélgica deve usar máscara mesmo em espaços exteriores, apesar de o governo espanhol levantar a proibição do uso da “mascarilla” a nível nacional a partir deste sábado

Este sábado é o dia que marca o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, em Espanha. A decisão vem do Governo espanhol, e é um aligeirar de regras sanitárias face à evolução da pandemia no país vizinho. Mas há uma ressalva: desde que se cumpra uma distância de segurança de um metro e meio.

Segundo uma reportagem do “El País”, após a última badalada da meia-noite , na Praça da Vila de Gràcia em Barcelona foi uma festa. Dezenas de pessoas festejaram a primeira hipótese de voltar a ter o rosto descoberto, mesmo que seja só em locais ao ar livre, sem ajuntamentos e a uma distância de um metro e meio.

Ouviu-se “um interminável olé” e viram-se máscaras a deixar os rostos de quem as usava depois de mais de um ano de pandemia em que o uso de máscaras era obrigatório mesmo na via pública.

Ora isto acontece no fim de semana em que Sevilha recebe o Portugal-Bélgica, para os oitavos de final do Europeu, e portanto pede-se prudência aos portugueses que para já viagem. “A questão central é que a pandemia não acabou e devemos continuar a reduzir o risco de contágio”, avisa o epidemiologista Ricardo Mexia.

Diz mesmo que quem se deslocar a Sevilha para assistir ao jogo deve usar máscara dentro e fora do estádio e isto porque como diz: “Sabemos que em Espanha há maior incidência dos indicadores de risco na Andaluzia”. É, aliás, a região que regista uma incidência acumulada de novas infeções a 14 dias mais elevada em Espanha.

“Ou seja, na prática a situação tem evoluído de forma negativa em Portugal, Com maior incidência em Lisboa e Vale do Tejo”, mas em Sevilha também.

Nas regras que começaram a vigorar este sábado o Governo prevê que a máscara seja obrigatória em eventos de massas, tais como um jogo de futebol ou concertos, mas pode ser tirada se o espetador estiver sentado e respeitar o metro e meio de distância, como referiu a Lusa.

Ao Expresso Ricardo Mexia afirma: “Espero que quem se desloque a Sevilha, (no estádio ou nas ruas) coloque máscara. Devem evitar-se grandes ajuntamentos”. E alerta: “Não podemos estar a dizer às pessoas para ter mais cautelas e facilitar”. A máscara, diz “é uma medida que ajuda a reduzir a disseminação da doença. E no atual contexto do jogo em Sevilha devem usar-se”.

A POSIÇÃO DE SÁNCHEZ

“As nossas ruas, os nossos rostos, vão começar a recuperar a sua aparência normal nos próximos dias”, disse na semana passada o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, quando a medida foi anunciada.

Mas a máscara continuará a ser obrigatória em espaços públicos fechados, como bibliotecas, farmácias ou supermercados, e também nos transportes públicos – e os cidadãos terão de ter por isso uma máscara sempre à mão.

Em Espanha e segundo o El País, os epidemiologistas também pedem cautela ao atenuar as restrições. Apesar da descida verificada na curva de contágio desde abril, mais recentemente verificaram-se subidas.

Ao El País, Carlos Losada, vice-presidente da Associação Espanhola de Psicólogos Clínicos, refere que as pessoas precisam de tempo para se adaptar às mudanças. “Cada pessoa terá que seguir seu próprio ritmo na hora de se adaptar”, diz.

No mesmo sentido, Begoña Elizande, psicóloga clínica e especialista em luto e perdas, afirma: “Haverá tudo como em toda parte. Haverá pessoas que a vão (máscara) queimar na fogueira e outras que não a vão deixar de usar porque se sentem mais protegidas”. Mais, diz que “usar uma máscara por um ano não é tempo suficiente para criar trauma. Tem sido uma restrição importante e opressora, mas não tanto a ponto de causar traumas”.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ensino Nacional

Ministro promete notas esta tarde apesar dos atrasos nos exames

09:40 17 Julho, 2026 09:39 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Alunos aguardam as notas dos exames num processo marcado por falhas técnicas, atrasos e falta de professores classificadores

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Aluna na escola.
Ensino Nacional

É hoje: milhares de alunos vão finalmente saber as notas dos exames nacionais

08:26 17 Julho, 2026 08:21 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Notas dos exames nacionais deverão ser divulgadas esta sexta-feira, após um processo marcado por atrasos na correção das provas

Desporto Economia Ensino Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Europe Direct Algarve Mundo Opinião

Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

07:50 17 Julho, 2026 07:51 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A partir deste ano, o Comité do Eu Japan Fest decidiu expandir-se com edições regionais concebidas para fomentar ligações mais diretas entre as comunidades locais no Japão e na Europa"

Cultura Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Avião estacionado no aeroporto.
Europa Vídeo

Pneu desgovernado percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 14:59 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu de um carrinho de manutenção soltou-se e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Ensino, Nacional

Ministro promete notas esta tarde apesar dos atrasos nos exames

09:40 17 Julho, 2026 09:39 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Alunos aguardam as notas dos exames num processo marcado por falhas técnicas, atrasos e falta de professores classificadores

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Aluna na escola.
Ensino, Nacional

É hoje: milhares de alunos vão finalmente saber as notas dos exames nacionais

08:26 17 Julho, 2026 08:21 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Notas dos exames nacionais deverão ser divulgadas esta sexta-feira, após um processo marcado por atrasos na correção das provas

Desporto, Economia, Ensino, Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Europe Direct Algarve, Mundo, Opinião

Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

07:50 17 Julho, 2026 07:51 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A partir deste ano, o Comité do Eu Japan Fest decidiu expandir-se com edições regionais concebidas para fomentar ligações mais diretas entre as comunidades locais no Japão e na Europa"

Cultura, Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Avião estacionado no aeroporto.
Europa, Vídeo

Pneu desgovernado percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 14:59 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu de um carrinho de manutenção soltou-se e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Últimas Notícias

  • Praga de pulgas já afetou pelo menos 10 casas na Maia: foco terá começado na habitação de uma idosa que mora sozinha
    Praga de pulgas já afetou pelo menos 10 casas na Maia: foco terá começado na habitação de uma idosa que mora sozinha
  • Montagem da Feira Medieval condiciona trânsito em Silves
    Montagem da Feira Medieval condiciona trânsito em Silves
  • Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses
    Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses
  • Castro Marim serve três dias de gastronomia, cultura e música
    Castro Marim serve três dias de gastronomia, cultura e música
  • Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas
    Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas

Opinião

  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

Europe Direct Algarve

  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal