Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Portugal está na “quinta fase” da pandemia. Algarve é a região com maior incidência de infeções

Segundo Pedro Pinto Leite, da DGS, o grupo etário com maior incidência de infeções é o das crianças até aos 9 anos, que corresponde a uma faixa da população não vacinada

17:20 19 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal encontra-se na quinta fase da pandemia de covid-19 e apresenta uma incidência de infeções de 203 casos por 100 mil habitantes, sendo mais elevada na população jovem, adiantou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

“Tivemos quatro grandes fases pandémicas e Portugal encontra-se, de momento, na quinta fase pandémica, até ao momento com um impacto na gravidade e na mortalidade inferiores às fases anteriores, ainda que mereçam alguma atenção especial”, adiantou Pedro Pinto Leite, da DGS, na reunião de avaliação sobre a situação da pandemia em Portugal na sede do Infarmed, em Lisboa.

Segundo disse, a incidência atual é de 203 casos de infeção por SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes, com uma tendência crescente e uma variação de mais 47% em relação ao período homologo.

De acordo com o especialista, a região com maior incidência de infeções é o Algarve, seguida do Centro e da Madeira, estando estas três regiões acima dos 240 casos por 100 mil habitantes.

Já Lisboa e Vale do Tejo está com uma incidência “ligeiramente inferior à nacional”, seguida do Alentejo, do Norte e dos Açores, mas também com tendência crescente e com variações superiores a 10%.

Pedro Pinto Leite adiantou ainda que o grupo etário com maior incidência de infeções é o das crianças até aos 9 anos, que corresponde a uma faixa da população não vacinada.

O grupo dos 20 aos 29 anos é o segundo que apresenta uma maior incidência de casos de infeção, seguindo-se a faixa dos 30 aos 39 anos.

No encontro entre especialistas de várias áreas da Saúde e políticos, Pedro Pinto Leite adiantou que se regista um aumento na proporção da positividade, que está acima do valor de referência do ECDC de 4%.

Referiu ainda que se verifica um aumento do número de internamentos, com 523 doentes internados na quinta-feira, o que representa um aumento de 37% em relação ao período homólogo, dos quais 72 em cuidados intensivos, o que corresponde de 28% do nível críticos de camas ocupadas definido na análise de risco da pandemia.

Segundo disse, a maioria dos casos associados a surtos nas várias regiões são em contexto de escolas e de universidades, mas também se registam situações em contexto laboral, em instituições particulares de solidariedade social e em lares de idosos.

Pedro Pinto Leite adiantou também que, para os casos notificados em agosto, o risco de internamento por estado vacinal é duas a cinco vezes menor nas pessoas com vacinação completa.

Relativamente à letalidade para os casos notificados em outubro, é 1,4 a quatro vezes menor nas pessoas com vacinação completa relativamente às pessoas que não completaram a sua vacinação.

Teste do balão. Crédito: GNR
Auto Nacional Saúde

Bebeu e vai conduzir? A PSP revela os ‘truques’ para não acusar no balão que ainda enganam muitos condutores

12:40 13 Maio, 2026 10:02 13 Maio, 2026 | João Luís

A PSP revela os 'truques' que muitos condutores ainda acreditam que ajudam a evitar acusar álcool no balão

Acidente em Loulé. Crédito: CM | DR
Algarve

Acidente em Loulé que envolveu Porsche de deputado municipal deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão

12:10 13 Maio, 2026 12:16 13 Maio, 2026 | João Luís

Homem ferido em acidente que envolveu Porsche conduzido por deputado municipal do PSD em Loulé sofreu várias fraturas e perfuração do pulmão

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Colaborador Mercadona. Crédito: Mercadona | DR
Algarve Economia Nacional

Mercadona prepara estreia neste município e está a contratar: salários chegam aos 10.457€/ano e a formação é paga

11:50 13 Maio, 2026 12:08 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Enquanto a cadeia espanhola continua a crescer em Portugal, surge uma nova loja num ponto estratégico do Algarve e com ofertas de emprego associadas

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Cultura Nacional

Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão

09:55 13 Maio, 2026 09:59 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eurovisão 2026: Portugal ficou fora da final, após atuação dos Bandidos do Cante na semifinal realizada em Viena

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 11:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve Cultura Desporto

Inter-Vivos leva memória, desporto e tradição ao coração de Martim Longo

12:50 13 Maio, 2026 12:40 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festa em Martim Longo junta futsal, documentário sobre os Inter-Vivos, jogos tradicionais e revivalismo dos anos 80

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve Ensino

Algarve conquista prémios nacionais na iniciativa “Escola Amiga da Criança”

12:20 13 Maio, 2026 12:18 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos acolhe cerimónia “Escola Amiga da Criança”, no sábado, com distinção de projetos educativos do Algarve.

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Teste do balão. Crédito: GNR
Auto, Nacional, Saúde

Bebeu e vai conduzir? A PSP revela os ‘truques’ para não acusar no balão que ainda enganam muitos condutores

12:40 13 Maio, 2026 10:02 13 Maio, 2026 | João Luís

A PSP revela os 'truques' que muitos condutores ainda acreditam que ajudam a evitar acusar álcool no balão

Acidente em Loulé. Crédito: CM | DR
Algarve

Acidente em Loulé que envolveu Porsche de deputado municipal deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão

12:10 13 Maio, 2026 12:16 13 Maio, 2026 | João Luís

Homem ferido em acidente que envolveu Porsche conduzido por deputado municipal do PSD em Loulé sofreu várias fraturas e perfuração do pulmão

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Colaborador Mercadona. Crédito: Mercadona | DR
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona prepara estreia neste município e está a contratar: salários chegam aos 10.457€/ano e a formação é paga

11:50 13 Maio, 2026 12:08 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Enquanto a cadeia espanhola continua a crescer em Portugal, surge uma nova loja num ponto estratégico do Algarve e com ofertas de emprego associadas

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Cultura, Nacional

Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão

09:55 13 Maio, 2026 09:59 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eurovisão 2026: Portugal ficou fora da final, após atuação dos Bandidos do Cante na semifinal realizada em Viena

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 11:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve, Cultura, Desporto

Inter-Vivos leva memória, desporto e tradição ao coração de Martim Longo

12:50 13 Maio, 2026 12:40 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festa em Martim Longo junta futsal, documentário sobre os Inter-Vivos, jogos tradicionais e revivalismo dos anos 80

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve, Ensino

Algarve conquista prémios nacionais na iniciativa “Escola Amiga da Criança”

12:20 13 Maio, 2026 12:18 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos acolhe cerimónia “Escola Amiga da Criança”, no sábado, com distinção de projetos educativos do Algarve.

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Últimas Notícias

  • Inter-Vivos leva memória, desporto e tradição ao coração de Martim Longo
    Inter-Vivos leva memória, desporto e tradição ao coração de Martim Longo
  • Bebeu e vai conduzir? A PSP revela os ‘truques’ para não acusar no balão que ainda enganam muitos condutores
    Bebeu e vai conduzir? A PSP revela os ‘truques’ para não acusar no balão que ainda enganam muitos condutores
  • Algarve conquista prémios nacionais na iniciativa “Escola Amiga da Criança”
    Algarve conquista prémios nacionais na iniciativa “Escola Amiga da Criança”
  • Acidente em Loulé que envolveu Porsche de deputado municipal deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão
    Acidente em Loulé que envolveu Porsche de deputado municipal deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão
  • Mercadona prepara estreia neste município e está a contratar: salários chegam aos 10.457€/ano e a formação é paga
    Mercadona prepara estreia neste município e está a contratar: salários chegam aos 10.457€/ano e a formação é paga
  • Autarca de Faro reúne com ministro das Infraestruturas para preparar gestão do porto comercial
    Autarca de Faro reúne com ministro das Infraestruturas para preparar gestão do porto comercial

Opinião

  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal