Esta quarta-feira, Portimão dará as boas vindas ao piloto português Miguel Oliveira que, a partir das 17:00, chegará à cidade anfitriã do Grande Prémio do Algarve em MotoGP, escoltado por uma caravana de mais de 400 ‘motards’ oriundos de vários locais do país rumo à FanZone MO, situada na zona ribeirinha.
A viagem de Miguel Oliveira teve início cerca das 12:00 junto ao monumento do Cristo-Rei, em Almada, com chegada a Portimão prevista para as 17:00 pela chamada ‘ponte velha’, em direção à Rua Direita e passagem pelas Avenidas Zeca Afonso e Miguel Bombarda no sentido da zona ribeirinha até ao Clube Naval, num trajeto pelo centro da cidade que permitirá às pessoas saudarem Miguel Oliveira ao longo do percurso, manifestando todo o seu apoio ao piloto.
Chegado à FanZone MO, Miguel Oliveira será acolhido pela presidente da Câmara de Portimão, Isilda de Gomes, que dará as boas-vindas aos “motards”, que por estes dias farão desta cidade a capital mundial do desporto motorizado.
Por volta das 19:00, um Dj convidado pela Red Bull será responsável pela animação musical que encerrará este primeiro dia da FanZone MO, que no dia 4 de novembro abrirá portas às 18:00, ao passo que nos dias 5 e 6 funcionará a partir das 12:00 e no dia da prova dia poderá ser frequentada logo a partir das 10:00, com a transmissão em direto da corrida às 13:00 no ecrã gigante colocado no palco da FanZone MO.
De entrada gratuita, haverá diariamente no palco do recinto animação musical a cargo do DJ residente, sempre a partir das 20h00, estando também incluído um espaço com ‘merchandising’ oficial do piloto e a presença das marcas oficiais que patrocinam Miguel Oliveira, além de uma área com petiscos e bebidas.
Para além da prova principal, todos os treinos serão transmitidos em direto na FanZone MO, que nestes dias será o espaço privilegiado para os fans de Miguel Oliveira que não tenham a possibilidade de se deslocar ao AIA para acompanhar todas as emoções do Grande Prémio de Moto GP e torcerem pelo piloto português.
A FanZone MO é uma organização do Moto Clube de Faro e do Miguel Oliveira Fan Club, com o patrocínio da MEO e o apoio do Município de Portimão.
Balão de oxigénio para a economia local
Ao contrário do que sucedeu em novembro do ano passado e em abril de 2021, a prova deste domingo vai ter as bancadas preenchidas, sendo esperados 60 mil espetadores no AIA, situado na freguesia portimonense da Mexilhoeira Grande, muitos deles torcendo para que Miguel Oliveira repita o surpreendente triunfo de há um ano.
Para a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, “é um feito extremamente relevante para Portugal conseguirmos fidelizar esta prova maior do desporto motorizado, que serve como balão de oxigénio para a nossa economia, sobretudo nas áreas do turismo e da restauração, que se encontram a recuperar do choque causado pelos efeitos nefastos da pandemia”.
Segundo estimativas divulgadas pelas entidades regionais ligadas ao setor turístico, são esperadas entre 90.000 a 120.000 dormidas, sobretudo em Alvor e Portimão, prevendo a Dorna, entidade organizadora da prova, que a transmissão televisiva do Grande Prémio do Algarve em MotoGP chegue a 428 milhões de casas, enquanto ao nível de sites, aplicações e redes sociais deverão ser atingidos cerca de 48 milhões de seguidores/subscritores.