Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Oito em cada dez crianças consome até três vezes por semana doces e salgados

Estudo envolveu 8.845 crianças de 228 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2018/2019

12:44 19 Outubro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Oito em cada dez crianças consome até três vezes por semana doces e salgados e sete em cada 10 bebe refrigerantes açucarados, revela o estudo COSI Portugal 2019 divulgado esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

O estudo COSI Portugal, sistema de vigilância nutricional infantil integrado no estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative da OMS/Europa, coordenado pelo INSA, envolveu 8.845 crianças de 228 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2018/2019.

A análise da frequência de consumo semanal de alimentos e bebidas reportado pelas crianças, com idades entre os seis e os oito anos, mostrou que 16% consome quatro ou mais vezes por semana snacks doces (biscoitos/bolachas doces, bolos, donuts) e 80% fá-lo até três vezes por semana.

Na mesma frequência, 71,3% das crianças avaliadas bebe refrigerantes açucarados, sendo que 14,1% consome estas bebidas quatro ou mais vezes por semana.

O consumo até três dias por semana de snacks salgados, como batatas fritas de pacote, folhados ou pipocas, foi apontado por 82,4% das crianças, adianta o estudo apresentado na primeira “Conferência do Centro Colaborativo da Organização Mundial de Saúde em Nutrição e Obesidade Infantil”, que está a decorrer no INSA, em Lisboa, e que visa assinalar cinco anos de colaboração do Instituto com a OMS.

Questionadas sobre o consumo de leite, as crianças disseram que bebem diariamente, preferencialmente leite magro ou meio gordo (71,8%), enquanto 3,8% bebe leite gordo.

O consumo diário de iogurtes, sobremesas lácteas ou outros produtos lácteos foi referido por 18,8% das crianças e de queijo por 7,1%.

Outras conclusões do estudo apontam que o consumo diário de carne caiu de 17,3% em 2016 para 9,2% em 2019, mantendo-se superior ao de pescado (3,8%).

Relativamente às hortofrutícolas, o consumo diário de fruta foi mais frequente (63,1%) do que a sopa de legumes (57,3%).

Outro dos dados revelados pelo estudo COSI Portugal tem a ver com a taxa de aleitamento materno, onde se verificou um aumento de 85,8% (2016) para 90,3% (2019).

Os Açores mantêm-se como a região com menor taxa de aleitamento materno (67,8% em 2016 e 70,6% em 2019) e o Algarve com a maior (89,1% em 2016 e 92,1% em 2019).

Perto de 42% das crianças foram amamentadas durante mais de seis meses, refere o estudo, sublinhando que o aleitamento materno tem “um efeito protetor consistente contra a obesidade tardia e pode influenciar o desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis na idade adulta”.

A investigação também questionou os pais sobre como as crianças se deslocam para a escola, tendo a maioria (66,5%) indicado que vão de carro e 19% vão a pé.

Para a maioria dos pais/encarregados de educação (62,7%), o caminho de ida e de regresso da escola não é seguro.

Relativamente ao número de horas que as crianças despendiam a fazer os trabalhos de casa durante a semana, observou-se que 86,5% dedicavam até uma hora por dia a realizar esta tarefa.

Durante o fim de semana verificou-se que 70,3% das crianças despendiam uma ou mais horas para a realização dos trabalhos de casa ou para a leitura, sendo que 21,8% destas passam cerca de duas horas por dia.

“Esta situação foi semelhante quando analisada por regiões, quer durante a semana quer durante o fim de semana”, sublinha o estudo.

No que diz respeito ao tempo que as crianças despendiam a jogar no computador, o estudo verificou que durante a semana 47,5% das crianças utilizam-no cerca de uma hora por dia, um tempo que aumenta para duas horas ou mais ao fim de semana.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

Pai acusa homem de filmar os três filhos num centro comercial em Portimão

12:25 30 Junho, 2026 11:58 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

PSP está a investigar um caso em Portimão após um homem ter sido acusado de filmar três crianças num centro comercial

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Vida & Lazer

Praias no Algarve passam a ter mapa à entrada para os banhistas saberem onde podem colocar os chapéus-de-sol

09:52 30 Junho, 2026 09:40 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No Algarve, as praias vão passar a ter mapas à entrada para esclarecer de forma visual onde os banhistas podem colocar chapéus-de-sol

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Algarve Política

Formação autárquica junta dirigentes, militantes e jovens do CDS no Algarve

17:10 30 Junho, 2026 17:14 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude Popular Algarve e concelhia de Faro tomaram posse durante a jornada promovida pelo CDS

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Vertiporto.
Economia Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Ciência Europe Direct Algarve

Salinas tradicionais de Castro Marim mostram potencial no sequestro de carbono

10:52 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa liderada pela Universidade do Algarve demonstrou o potencial das salinas no combate às alterações climáticas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Mulheres a colocar protetor solar. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Protetor solar guardado desde o verão passado? Há um detalhe que pode deixar a sua pele sem defesa

19:00 29 Junho, 2026 17:02 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos portugueses fazem o mesmo quando chega o calor. O problema é que esse hábito pode reduzir a proteção da pele sem darem por isso

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

Pai acusa homem de filmar os três filhos num centro comercial em Portimão

12:25 30 Junho, 2026 11:58 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

PSP está a investigar um caso em Portimão após um homem ter sido acusado de filmar três crianças num centro comercial

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Vida & Lazer

Praias no Algarve passam a ter mapa à entrada para os banhistas saberem onde podem colocar os chapéus-de-sol

09:52 30 Junho, 2026 09:40 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No Algarve, as praias vão passar a ter mapas à entrada para esclarecer de forma visual onde os banhistas podem colocar chapéus-de-sol

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Algarve, Política

Formação autárquica junta dirigentes, militantes e jovens do CDS no Algarve

17:10 30 Junho, 2026 17:14 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude Popular Algarve e concelhia de Faro tomaram posse durante a jornada promovida pelo CDS

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Vertiporto.
Economia, Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Ciência, Europe Direct Algarve

Salinas tradicionais de Castro Marim mostram potencial no sequestro de carbono

10:52 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa liderada pela Universidade do Algarve demonstrou o potencial das salinas no combate às alterações climáticas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Mulheres a colocar protetor solar. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Protetor solar guardado desde o verão passado? Há um detalhe que pode deixar a sua pele sem defesa

19:00 29 Junho, 2026 17:02 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos portugueses fazem o mesmo quando chega o calor. O problema é que esse hábito pode reduzir a proteção da pele sem darem por isso

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Últimas Notícias

  • “Baby-sitter” detido por suspeitas de abuso sexual de crianças no Algarve
    “Baby-sitter” detido por suspeitas de abuso sexual de crianças no Algarve
  • Formação autárquica junta dirigentes, militantes e jovens do CDS no Algarve
    Formação autárquica junta dirigentes, militantes e jovens do CDS no Algarve
  • Marionetas, yoga e harpa animam nova edição do “Alameda Viva” em Faro
    Marionetas, yoga e harpa animam nova edição do “Alameda Viva” em Faro
  • Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações
    Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações
  • Mais de 300 bailarinos participam em espetáculo da Academia de Dança do Algarve no Teatro das Figuras
    Mais de 300 bailarinos participam em espetáculo da Academia de Dança do Algarve no Teatro das Figuras

Opinião

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal