Os novos radares de velocidade média estão quase a começar a funcionar. Ao contrário daqueles que medem velocidade instantânea, o novo sistema de radares fiscaliza a velocidade média entre dois pontos através da medição temporal que os veículos demoram a percorrer uma determinada distância.
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) confirmou ao jornal Expresso, estes vão ficar ativos ainda durante este verão.
Em Portugal vai passar a haver 10 radares de velocidade média, cuja localização não será fixa, podendo alternar entre 20 possíveis locais.
Estes radares vão estar identificados através do novo sinal de trânsito H42, que indica a vigilância de velocidade naquele trecho, mas quando se trata de radares móveis (e não fixos) não será obrigatória por lei essa identificação/sinalização.
As multas vão de 60€ a 2.500€. Vai ser possível calcular o tempo que um carro demorou a percorrer o trajeto, assim como a velocidade média. Caso o condutor tenha completado a distância num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu com o limite de velocidade.
Onde vão estar os novos radares?
Como referimos, a ANSR só terá 10 radares disponíveis, mas os locais onde estes estarão pode ser alterado num total de 20 pontos. A lista dos locais onde serão colocados estes radares inclui:
- Aveiro: A41;
- Beja: En206 e IC1;
- Castelo Branco: IC8;
- Coimbra: A1 e EN109;
- Évora: A6 e IP2;
- Faro: EN398 Olhão-Quelfes (entroncamento da EN 125);
- Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19;
- Porto: A3.
- Santarém: A1;
- Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1;
A ANSR afirmou ao Expresso que “os radares vão estar em várias estradas da rede rodoviária nacional, incluindo autoestradas, itinerários complementares e estradas nacionais. Estes radares fiscalizam a velocidade média praticada pelos condutores através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância predefinida entre dois pontos de controlo.”
Para alertar os condutores, será utilizado um sinal de trânsito específico, o sinal H42, que indica a vigilância de velocidade naquele trecho.
A localização dos radares de velocidade média e a data exata da sua entrada em funcionamento será divulgada previamente pela ANSR, incluindo através de um site, onde poderá ser consultada a sua localização.
A ANSR afirma que os radares de velocidade média contribuem para uma redução de mais de 70% nos acidentes mortais.
Leia também: Radares de velocidade média são novidade em Portugal, mas vão ser retirados em França