Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Mais de 14 mil suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Dados do Infarmed indicam que por cada mil doses administradas foram comunicadas uma reação adversa no caso das vacinas da Pfizer (Comirnaty), Moderna e Jansen, enquanto no caso da caso da AstraZeneca (Vaxzevria) o valor passa para duas

15:24 6 Setembro, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de 14 mil suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 82 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed.

De acordo com o último relatório a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, até ao dia 31 de agosto foram notificadas 14.447 reações adversas (uma por cada 1.000 vacinas administradas), a maior parte (7.581) referentes à vacina da Pfizer/BioNtech (Comirnaty), seguindo-se a da AstraZeneca (Vaxzevria), com 4.188, a da Moderna (Spikevax), com 1.486, e a da Janssen, com 1.136 casos.

O Infarmed sublinha, contudo, que estes dados “não permitem a comparação dos perfis de segurança entre vacinas”, uma vez que foram utilizadas em subgrupos populacionais distintos (idade, género, perfil de saúde, entre outros) e “em períodos e contextos epidemiológicos distintos”.

Os dados do Infarmed indicam que por cada mil doses administradas foram comunicadas uma reação adversa no caso das vacinas da Pfizer (Comirnaty), Moderna e Jansen, enquanto no caso da caso da AstraZeneca (Vaxzevria) o valor passa para duas.

No entanto, face ao número total de vacinas administradas, o Infarmed refere que as reações adversas “são pouco frequentes”, com cerca de um caso em cada mil inoculações, “um valor estável ao longo do tempo”.

No total de 14.664.616 doses administradas, o Infarmed registou 14.447 casos de reações adversas, das quais 5.373 graves (37,2%), entre elas 82 casos de morte entre pessoas com uma média de 77 anos de idade.

“Os casos de morte ocorreram num grupo de indivíduos com uma mediana de idades de 77 anos e não pressupõem necessariamente a existência de uma relação causal entre cada óbito e a vacina administrada, decorrendo também dentro dos padrões normais de morbilidade e mortalidade da população portuguesa”, escreve o Infarmed.

O relatório acrescenta ainda que, dos casos de reações adversas classificados como graves, “cerca de 90% dizem respeito a situações de incapacidade temporária (incluindo o absentismo laboral) e outras consideradas clinicamente significativas pelo notificador, quer seja profissional de saúde ou utente”.

Por grupo etário, aquele que mais casos de efeitos adversos graves registou foi o dos 25 aos 49 anos (2.536 casos), aquele que teve também o maior número de vacinas administradas (5.052.411).

No relatório, a Autoridade do Medicamento dá conta de 17 casos não graves de efeitos adversos em crianças com menos de dois anos, justificando: “Relativamente aos casos ocorridos na faixa etária dos menores de 2 anos, estes dizem respeito a ocorrências não graves de febre, regurgitação ou irritabilidade em crianças cujas mães poderão ter sido expostas à vacina”.

Diz ainda que na faixa etária dos 12-17 anos, os 20 casos notificados como graves referem-se na sua maioria a “situações já descritas na informação das vacinas”, e que são reações de tipo alérgico, que dependem do perfil individual do vacinado.

“São casos que motivaram observação e/ou tratamento clínico, mas todos tiveram evolução positiva e sem sequelas. Quatro destes casos foram casos de miocardite”, acrescenta.

Nos casos de reações graves, o Infarmed informa que foram confirmados três casos de trombose e trombocitopenia (dois relacionados com a vacina Vaxzevria e um da Jansen), quatro considerados “prováveis” e cinco classificados como “possíveis”.

A Autoridade do Medicamento refere ainda que o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) reviu os dados disponíveis e “confirmou uma associação estatística possível entre as vacinas de mRNA e o aparecimento de miocardite/pericardite” e indica que em Portugal foram notificados como potencialmente associados a uma vacina contra a COVID-19 de mRNA mais uma dezena de casos (três confirmados, sete prováveis e um classificado como “possível”).

O Infarmed refere ainda a notificação de um caso confirmado de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) – doença inflamatória do sistema nervoso periférico -, associado à vacina da Janssen, quatro casos considerados “prováveis” (dois potencialmente associados à vacina Janssen e outros dois à Vaxzevria) e de outros dois casos considerados “possíveis” (Janssen).

Acrescenta que, após avaliação de todos os dados disponíveis, “o PRAC considerou que é possível a existência de uma relação causal entre as vacinas Vaxzevria e covid-19 Janssen e a SGB” e que “não foi identificada uma relação causal entre a SGB e as vacinas Comirnaty e Spikevax”.

Lembra ainda que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) iniciou “um procedimento de sinal de segurança para avaliar o grau de associação entre as vacinas contra a covid-19 e o desenvolvimento de síndrome inflamatória multissistémica (MIS, sigla em iglês), em crianças ou adultos, e refere que até dia 31 de agosto foi notificado em Portugal um caso, ocorrido numa adolescente de 16 anos, associado à vacina Comirnaty.

“Não eram conhecidos quaisquer antecedentes pessoais de relevo e foi laboratorialmente confirmada a inexistência de infeção por SARS-CoV-2. A reação adversa implicou internamento hospitalar, mas a doente encontra-se estável e já em recuperação”, acrescenta.

As 10 reações mais notificadas referem-se a casos de Mialgia/dor muscular (3.044), cefaleia/dor de cabeça (3.534), pirexia/febre (3.532), mialgia (dor muscular (3.481), dor no local da injeção (2.999), fadiga (1.677), calafrios (1.494), náusea (1.339) e artralgia/dor articular (1.084).

Foram ainda registados casos de dor generalizada (980), tonturas (854), mal estar geral (815), Linfadenopatia /aumento de volume dos gânglios linfáticos (743), dor nas extremidades corporais (727), astenia/fraqueza orgânica (676) e vómitos (659).

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Gastronomia

Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita

14:37 28 Outubro, 2026 14:42 28 Outubro, 2026

Evento reuniu empresas e instituições de Faro para uma experiência de gastronomia e música clássica, com acesso à cozinha do hotel

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Algarve Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

12:00 28 Outubro, 2026 12:02 28 Outubro, 2026

Mobilidade preocupa responsáveis pela Fórmula 1 no Algarve, que esperam até 105 mil pessoas e preveem reduzir os lugares de estacionamento

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia Nacional Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Economia Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Gastronomia

Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita

14:37 28 Outubro, 2026 14:42 28 Outubro, 2026

Evento reuniu empresas e instituições de Faro para uma experiência de gastronomia e música clássica, com acesso à cozinha do hotel

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Algarve, Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

12:00 28 Outubro, 2026 12:02 28 Outubro, 2026

Mobilidade preocupa responsáveis pela Fórmula 1 no Algarve, que esperam até 105 mil pessoas e preveem reduzir os lugares de estacionamento

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia, Nacional, Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Economia, Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve, Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Últimas Notícias

  • Medicamentos para perder peso vão ter comparticipação, mas há médicos que contestam as regras
    Medicamentos para perder peso vão ter comparticipação, mas há médicos que contestam as regras
  • Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita
    Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita
  • Vai viajar para fora da zona euro? Pergunta no terminal de pagamento pode fazê-lo gastar mais dinheiro
    Vai viajar para fora da zona euro? Pergunta no terminal de pagamento pode fazê-lo gastar mais dinheiro
  • “O nosso país não está à venda”: Marisa Liz canta em protesto pela habitação e deixa apelo aos polícias
    “O nosso país não está à venda”: Marisa Liz canta em protesto pela habitação e deixa apelo aos polícias
  • Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
    Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

Opinião

  • A habitação num país de contrastes
    A habitação num país de contrastes
  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal