Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Investigadores da Universidade do Algarve estudam espécie invasora do caranguejo azul no Guadiana

Estão a ser colocados transmissores em cerca de 20 animais e a informação recolhida poderá depois servir de suporte para a definição de “planos de controlo” da espécie.

18:25 27 Maio, 2022 18:27 27 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Conhecer melhor o ciclo de vida e movimentações do caranguejo azul no estuário do Guadiana é o objetivo de um estudo que a Universidade do Algarve tem em curso e se prolonga até final do ano, disse um investigador.

João Encarnação é investigador no Centro de Ciência do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) e explicou à agência Lusa que a instalação de telemetria acústica foi feita no estuário do rio onde esta espécie invasora se identificou pela primeira vez, em 2016.

Estão a ser colocados transmissores em cerca de 20 animais e a informação recolhida poderá depois servir de suporte para a definição de “planos de controlo” da espécie.

“Nós trabalhamos com esta espécie invasora desde que ela foi detetada pela primeira vez no Algarve, em 2016, temos conseguido perceber, pelo menos, onde é que ele tem aparecido no Algarve”, afirmou João Lourenço, destacando a importância de um projeto de ciência cidadã denominado Novas Espécies Marinhas do Algarve (NEMA) para a informação atualmente disponível sobre a presença do caranguejo azul (Callinectes sapidus) em Portugal.

O investigador da UAlg recordou que, após a deteção da espécie no Guadiana, ela já foi também identificada na Ria Formosa, ao longo de “toda a costa do Algarve” e “também na costa oeste de Portugal”, tendo a “aposta na colaboração com pescadores e com o público em geral” através do NEMA sido importante para a informação já recolhida sobre este animal, originário do Atlântico oeste e que terá chegado a Portugal nas águas de lastre de navios.

“Temos tido essa abordagem e o que estamos a tentar fazer agora com este estudo da marcação da telemetria é perceber um pouco mais das movimentações da espécie. Isso é especialmente importante porque esta espécie do caranguejo azul, ao longo do seu ciclo de vida, tem várias migrações ao longo do ano”, referiu.

A mesma fonte acrescentou que o caranguejo azul vai “libertar os avos na zona costeira” e que “as larvas andam nas correntes marítimas durante algumas semanas”, até chegarem a um estádio de desenvolvimento em que são “uma espécie de míni caranguejo” e “voltam a entrar em tudo o que é estuário, zonas lagunares costeiras”, onde é muito baixa a salinidade.

“Há variados movimentos ao longo do estádio de vida e ao longo do ano e é isso que estamos agora a tentar perceber um pouco melhor com esta marcação de caranguejos. Um dos principais objetivos é perceber essa migração das fêmeas na altura da desova, quando descem à zona costeira, e depois perceber um bocadinho melhor qual é exatamente a altura do ano em que se dá a reprodução da espécie”, definiu.

João Lourenço frisou que, com os dados do estudo em curso, pode-se “tentar depois gerir um pouco melhor esta espécie invasora”, que provoca “impactos não só na biodiversidade, como na economia das pescas”, uma vez que é muito voraz e não tem predadores.

“Temos muitos pescadores que relatam que esta espécie, quando fica presa, corta as redes, há aqui alguns danos também na parte económica, e, portanto, sabendo um pouco melhor quando estarão a desovar nos estuários, podemos tentar promover um plano de controlo”, sustentou.

No início de maio, disse ainda João Lourenço, os investigadores fizeram a “instalação de recetores” que vão estar “fixos em várias zonas da área de estudo” para registar a passagem de cada caranguejo, marcado para o efeito com um “aparelho de pequena de dimensão”, um “transmissor de três centímetros e duas ou três gramas de peso”.

“O recetor o que faz é registar quando o transmissor está dentro do alcance e sabemos ao pé de que transmissor ele passou”, referiu, estimando que a primeira recolha seja feita em setembro e “até ao final do ano já haja alguns dados” provenientes deste estudo.

João Lourenço considerou “pouco provável” que os cerca de 20 exemplares marcados possam voltar a ser capturados, mas apelou a quem, por caso, capturar um, que faça a sua devolução ao meio ambiente, “na exata localização” em que o encontrou, ao contrário do procedimento que é habitual praticar-se com as espécies invasoras.

Investigadores da UAlg e do CCMAR desenvolvem estudo inovador na Europa para saberem mais sobre os caranguejos azuis

Cultura Nacional

Rede Expressos lança descontos para festivais de verão

08:50 27 Abril, 2026 08:56 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Autocarros com descontos ligam público aos grandes festivais de verão com viagens mais acessíveis e sustentáveis em todo o país

Algarve

Via do Infante apresenta sinais de degradação e motiva queixas de condutores

09:18 27 Abril, 2026 09:18 27 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Utilizadores da Via do Infante dizem que o aumento do tráfego agravou o desgaste da estrada após o fim das portagens em 2025

Idosas na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí frio ‘de rachar’: massa de ar frio vai baixar as temperaturas em Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 27 Abril, 2026 12:34 26 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma grande massa de ar frio vai chegar à Europa e provocar descidas de temperaturas em Portugal nos próximos dias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mulher a confirmar uma fatura. Crédito: Freepik
Economia

Pede fatura com contribuinte? O Fisco garante que vale a pena e estes são os motivos

09:00 27 Abril, 2026 08:49 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Poucos lhe dão importância no momento da compra. Ainda assim, o Fisco decidiu voltar a falar sobre faturas e número de contribuinte

Ruínas de cidade submersa. Crédito: Foto AI
Mundo

“Nova Atlântida”: ruínas de uma antiga cidade submersa com 2.400 anos descobertas após ‘rebentamento’ de uma barragem

08:30 27 Abril, 2026 01:14 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cedência de uma das comportas desta barragem na Turquia levou à descoberta de ruínas que cientistas acreditam ser de uma civilização antiga

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Algarve Economia

Gooiâba leva moda algarvia a Madrid e aposta na internacionalização

08:17 27 Abril, 2026 08:26 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve marca presença em Madrid com marca de moda sustentável que aposta na inclusão e leva identidade portuguesa além-fronteiras

Algarve Economia

AlgarTrips distinguida com dois prémios nacionais no setor dos cruzeiros

07:20 27 Abril, 2026 07:05 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dupla distinção reforça liderança da AlgarTrips no setor turístico e consolida posição entre as principais agências de cruzeiros em Portugal

Opinião

Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura

08:41 27 Abril, 2026 08:44 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Todos merecemos viver em leveza e plenamente, percebendo que, as vezes 'cair' faz parte do percurso, mas mais importante que saber cair é saber que somos capazes de levantar-nos e fazê-lo"

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 26 Abril, 2026 15:32 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 27 de abril a 3 de maio

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Gastronomia

Aviso de médico: não deve mesmo continuar a guardar o azeite na sua despensa e estes são os motivos

17:50 26 Abril, 2026 13:10 26 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um gesto banal em muitas cozinhas portuguesas pode estar a afetar a qualidade do azeite virgem extra sem que a maioria das pessoas se aperceba

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Cultura, Nacional

Rede Expressos lança descontos para festivais de verão

08:50 27 Abril, 2026 08:56 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Autocarros com descontos ligam público aos grandes festivais de verão com viagens mais acessíveis e sustentáveis em todo o país

Algarve

Via do Infante apresenta sinais de degradação e motiva queixas de condutores

09:18 27 Abril, 2026 09:18 27 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Utilizadores da Via do Infante dizem que o aumento do tráfego agravou o desgaste da estrada após o fim das portagens em 2025

Idosas na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí frio ‘de rachar’: massa de ar frio vai baixar as temperaturas em Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 27 Abril, 2026 12:34 26 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma grande massa de ar frio vai chegar à Europa e provocar descidas de temperaturas em Portugal nos próximos dias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mulher a confirmar uma fatura. Crédito: Freepik
Economia

Pede fatura com contribuinte? O Fisco garante que vale a pena e estes são os motivos

09:00 27 Abril, 2026 08:49 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Poucos lhe dão importância no momento da compra. Ainda assim, o Fisco decidiu voltar a falar sobre faturas e número de contribuinte

Ruínas de cidade submersa. Crédito: Foto AI
Mundo

“Nova Atlântida”: ruínas de uma antiga cidade submersa com 2.400 anos descobertas após ‘rebentamento’ de uma barragem

08:30 27 Abril, 2026 01:14 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cedência de uma das comportas desta barragem na Turquia levou à descoberta de ruínas que cientistas acreditam ser de uma civilização antiga

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Algarve, Economia

Gooiâba leva moda algarvia a Madrid e aposta na internacionalização

08:17 27 Abril, 2026 08:26 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve marca presença em Madrid com marca de moda sustentável que aposta na inclusão e leva identidade portuguesa além-fronteiras

Algarve, Economia

AlgarTrips distinguida com dois prémios nacionais no setor dos cruzeiros

07:20 27 Abril, 2026 07:05 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dupla distinção reforça liderança da AlgarTrips no setor turístico e consolida posição entre as principais agências de cruzeiros em Portugal

Opinião

Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura

08:41 27 Abril, 2026 08:44 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Todos merecemos viver em leveza e plenamente, percebendo que, as vezes 'cair' faz parte do percurso, mas mais importante que saber cair é saber que somos capazes de levantar-nos e fazê-lo"

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 26 Abril, 2026 15:32 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 27 de abril a 3 de maio

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Gastronomia

Aviso de médico: não deve mesmo continuar a guardar o azeite na sua despensa e estes são os motivos

17:50 26 Abril, 2026 13:10 26 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um gesto banal em muitas cozinhas portuguesas pode estar a afetar a qualidade do azeite virgem extra sem que a maioria das pessoas se aperceba

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Últimas Notícias

  • Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos
    Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos
  • Via do Infante apresenta sinais de degradação e motiva queixas de condutores
    Via do Infante apresenta sinais de degradação e motiva queixas de condutores
  • Pede fatura com contribuinte? O Fisco garante que vale a pena e estes são os motivos
    Pede fatura com contribuinte? O Fisco garante que vale a pena e estes são os motivos
  • Rede Expressos lança descontos para festivais de verão
    Rede Expressos lança descontos para festivais de verão
  • “Nova Atlântida”: ruínas de uma antiga cidade submersa com 2.400 anos descobertas após ‘rebentamento’ de uma barragem
    “Nova Atlântida”: ruínas de uma antiga cidade submersa com 2.400 anos descobertas após ‘rebentamento’ de uma barragem
  • Gooiâba leva moda algarvia a Madrid e aposta na internacionalização
    Gooiâba leva moda algarvia a Madrid e aposta na internacionalização

Opinião

  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
  • Adeus notas como as conhecemos: Banco Central Europeu prepara uma ‘revolução’ e estas serão as novas caras
    Adeus notas como as conhecemos: Banco Central Europeu prepara uma ‘revolução’ e estas serão as novas caras
  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal