Um homem de 49 anos, de nacionalidade francesa foi encontrado inconsciente na zona de rebentação por populares na Praia de Vale do Lobo, Loulé, nesta tarde de domingo. O indivíduo ainda foi reanimado pela equipa de nadadores salvadores, mas não resistiu e acabou mesmo por falecer.
O banhista foi encontrado inconsciente na zona de rebentação da Praia de Vale do Lobo por populares que alertaram a equipa de vigilância balnear do concelho de Loulé. A vítima encontrava-se em paragem cardíaca e rapidamente se iniciaram as manobras de suporte básico de vida com desfibrilhador automático externo.
Ao local foi enviada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e a Polícia Marítima, mas apesar de todos os esforços não foi possível reverter o estado clínico do banhista e o óbito foi declarado no local.
O acidente ocorreu numa zona não vigiada, em que a vigilância é assegurada pela Equipa de Segurança Balnear da Câmara Municipal de Loulé, gerida pela AllRescue – Associação da Nadadores Salvadores, que conta com uma Moto 4×4 de assistência a banhistas, tripulada por nadadores salvadores com a formação de tripulantes de ambulância, equipada com DAE, oxigénio, mala de primeiros socorros e equipamentos de salvamento aquático.
Leia também: Relato de utente do Hospital de Portimão: “Pessoas a desmaiar no WC e na sala de espera”