Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Reformado com ar apreensivo. Crédito: Freepik
Reformado com ar apreensivo. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Vídeo

“É impossível viver sozinho”: reformado de 72 anos com pensão de 2.000€ ‘obrigado’ a partilhar casa para conseguir sobreviver

A constante subida do preço das rendas em Espanha faz com que este reformado de 72 anos seja forçado a partilhar casa com um jovem

18:20 2 Fevereiro, 2026 18:11 2 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O aumento do preço da habitação em Espanha está a empurrar cada vez mais pensionistas para soluções que até há pouco tempo pareciam impensáveis, como partilhar casa para conseguir pagar a renda. A crise do arrendamento deixou de afetar apenas os mais jovens e passou a atingir em cheio quem vive de pensões fixas, como é caso deste reformado de 72 anos, de seu nome Miguel Ángel, que, apesar de ter uma pensão de mais de 2.000 euros mensais, tem de partilhar casa com um jovem.

Nas grandes cidades espanholas, o custo do aluguer tem vindo a subir de forma contínua, alterando hábitos de vida e tornando o acesso a uma habitação digna cada vez mais difícil.

Este fenómeno já não se limita às gerações mais novas e começa a atingir um número crescente de pessoas mais velhas, muitas delas depois de décadas a viverem de forma independente.

A subida generalizada das rendas levou muitos pensionistas a destinarem mais de 40% dos seus rendimentos mensais apenas para pagar a casa. Perante este cenário, partilhar piso passou a ser, em muitos casos, a única solução possível para conseguir manter um teto, de acordo com o jornal digital espanhol Noticias Trabajo.

Um pensionista forçado a partilhar casa

É o caso de Miguel Ángel, um reformado de 72 anos que vive em Sevilha. Depois de uma vida inteira a morar sozinho, viu-se obrigado a dividir casa com um jovem de 24 anos, igualmente afetado pelo aumento do custo da habitação. Uma realidade semelhante é vivida por Begoña, também pensionista, que partilha casa com mais 12 pessoas.

“A economia obriga-me a isso”, admite Miguel Ángel, numa entrevista à Cadena SER. A decisão, explica, não foi tomada de ânimo leve, mas acabou por ser inevitável.

Renda subiu mais de 20% em apenas três anos

Segundo o pensionista, o ponto de rutura surgiu com a forte subida do valor da renda. “Comecei por pagar 660 euros por um apartamento na periferia da cidade. Não era a melhor zona, mas estava em boas condições e a minha pensão, cerca de 2.000 euros por mês, permitia-me viver com alguma tranquilidade”.

Em apenas três anos, o valor do aluguer aumentou 23%, passando para perto de 830 euros. “Já não é um terço da minha pensão, é quase metade”, lamenta, sublinhando que esta evolução tornou impossível continuar a viver sozinho, de acordo com a fonte anteriormente citada.

@la_ser

🏘️ Miguel Ángel tiene 72 años y ha tenido que alquilar una habitación de su vivienda “porque la economía me obliga a ello”. 💰 “Empecé pagando 660 euros, pero ya se me ha puesto en casi 1.000 euros. Tomé la determinación de que alguien comparta piso conmigo” #vivienda #problema #crisis #HoyporHoy #CadenaSER

♬ sonido original – Cadena SER – Cadena SER
Vídeo TikTok @la_ser | DR

Sem alternativas no mercado

O reformado, com 72 anos, garante que tentou encontrar uma casa mais barata, mas sem sucesso. “Em Sevilha, abaixo dos 820 ou 830 euros praticamente não existe nada. O meu apartamento pode até ser considerado barato para os valores atuais”, afirma.

Perante a falta de alternativas, decidiu publicar um anúncio para partilhar casa. “Não é alugar um quarto, é dividir o piso e as despesas com alguém que também precisa de uma solução”, explica. Reconhece que perdeu parte da sua liberdade, ao passar a conviver com alguém que não conhecia, mas acabou por encontrar um jovem cozinheiro que também gasta cerca de um terço do salário em renda.

Um retrato da crise do arrendamento em Espanha

A experiência de Miguel Ángel e do seu companheiro de casa ilustra até onde chegou a crise do arrendamento em Espanha.

Nas grandes cidades, os preços continuam a subir, enquanto salários e pensões não acompanham essa evolução, tornando cada vez mais difícil viver sozinho sem comprometer seriamente o orçamento mensal, de acordo com o Noticias Trabajo.

Situação do arrendamento em Portugal

Se este cenário fosse transposto para Portugal, a realidade não seria muito diferente. Também nas principais cidades portuguesas, como Lisboa e Porto, o aumento das rendas tem vindo a pressionar fortemente os orçamentos familiares, incluindo os de pensionistas.

Com pensões médias mais baixas do que em Espanha e um mercado de arrendamento igualmente tensionado, muitos reformados portugueses já enfrentam dificuldades semelhantes, sobretudo nos centros urbanos e zonas mais procuradas. Em vários casos, a percentagem do rendimento destinada à habitação aproxima-se ou ultrapassa os 40%, um valor considerado insustentável.

Embora a partilha de casa entre pensionistas ainda não seja tão visível em Portugal, os sinais de alerta existem. Sem um aumento significativo da oferta de habitação acessível ou medidas eficazes de controlo dos preços, esta poderá tornar-se uma realidade cada vez mais comum também entre os reformados portugueses.

Leia também: Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Algarve Cultura

Albufeira recebe espetáculo comemorativo dos 30 anos do Conservatório

07:00 22 Junho, 2026 06:48 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Instituição presta homenagem a dirigentes, alunos, pais, professores e entidades que apoiaram a sua missão cultural

Hard Rock International.
Algarve Economia Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 20:28 21 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Mulher na tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas, chuva e uma mudança de última hora: as previsões mudaram e há regiões que podem ser surpreendidas neste São João

14:30 21 Junho, 2026 12:36 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias de previsões apontarem noutra direção, os mapas mostram agora um cenário diferente para Portugal. Há um fenómeno que pode alterar os planos de quem conta celebrar o São João ao ar livre

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vai estar uma ‘brasa’: calor não dá tréguas e temperaturas podem chegar a valores históricos nestas regiões

17:30 21 Junho, 2026 13:34 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O episódio de calor deverá atingir o pico entre até terça-feira, com noites tropicais, poeiras do Saara e risco de trovoadas localizadas

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Escolher mel no supermercado. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Nacional

Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses

19:20 21 Junho, 2026 18:47 21 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Rotulagem de alguns alimentos consumidos pelos portugueses vai mudar com a nova diretiva da UE, que entrou em vigor no passado dia 14 de junho

Opinião Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes

18:30 21 Junho, 2026 18:07 21 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa que não tem semáforos é considerada isolada por ser muito autónoma

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Opinião Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Algarve, Cultura

Albufeira recebe espetáculo comemorativo dos 30 anos do Conservatório

07:00 22 Junho, 2026 06:48 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Instituição presta homenagem a dirigentes, alunos, pais, professores e entidades que apoiaram a sua missão cultural

Hard Rock International.
Algarve, Economia, Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 20:28 21 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Mulher na tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas, chuva e uma mudança de última hora: as previsões mudaram e há regiões que podem ser surpreendidas neste São João

14:30 21 Junho, 2026 12:36 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias de previsões apontarem noutra direção, os mapas mostram agora um cenário diferente para Portugal. Há um fenómeno que pode alterar os planos de quem conta celebrar o São João ao ar livre

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vai estar uma ‘brasa’: calor não dá tréguas e temperaturas podem chegar a valores históricos nestas regiões

17:30 21 Junho, 2026 13:34 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O episódio de calor deverá atingir o pico entre até terça-feira, com noites tropicais, poeiras do Saara e risco de trovoadas localizadas

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Escolher mel no supermercado. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Nacional

Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses

19:20 21 Junho, 2026 18:47 21 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Rotulagem de alguns alimentos consumidos pelos portugueses vai mudar com a nova diretiva da UE, que entrou em vigor no passado dia 14 de junho

Opinião, Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes

18:30 21 Junho, 2026 18:07 21 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa que não tem semáforos é considerada isolada por ser muito autónoma

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Opinião, Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

Últimas Notícias

  • Luís Montenegro alerta reformados: “Baixar a idade das reformas hoje significa cortar pensões amanhã”
    Luís Montenegro alerta reformados: “Baixar a idade das reformas hoje significa cortar pensões amanhã”
  • Albufeira recebe espetáculo comemorativo dos 30 anos do Conservatório
    Albufeira recebe espetáculo comemorativo dos 30 anos do Conservatório
  • Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”
    Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”
  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
  • Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes
    Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes

Opinião

  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal