Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Força da variante Delta faz aumentar importância da segunda dose da vacina

Nos EUA, o perigo é agravado pelo facto de haver uma pessoa em cada dez que desistiu de levar a segunda dose da vacina. Na União Europeia prega-se por coordenação entre os países, mas as palavras parecem dar origem a poucos atos concretos

17:41 27 Junho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A Europa fecha-se a outros. Nos EUA a estirpe já está presente em 49 dos 50 estados

A Europa fecha-se a outros e entre si na esperança de evitar o que parece inevitável. As preocupações com a variante Delta, mais transmissível e resistente, levaram vários estados a impor de novo quarentenas a quem sai de países com um número de casos que causa preocupação, nomeadamente Portugal. A esperança é que não estejam de novo a tentar parar o vento com as mãos, tendo em conta que agora há um poderoso instrumento, a vacina, que não existia em outras vagas. Será isso suficiente?

Na cimeira europeia desta semana houve uma tentativa de “coordenação” de uma resposta conjunta da UE para lidar com as novas variantes, em especial a Delta. Depois das críticas de Angela Merkel ao facto de cada país ter dado respostas diferentes, nomeadamente de Portugal ter aberto as fronteiras ao Reino Unido quando a Delta já crescia naquele país, da reunião dos líderes europeus pouco mais saiu do que a ideia de se coordenar a resposta. Mas a frase pouco quer dizer, até porque, no dia a seguir, a Alemanha e outros países colocaram Portugal na lista negra, obrigando assim a que quem chegue do país tenha de cumprir quarentena.

A previsão do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) é que a variante Delta do SARS-CoV-2 seja responsável por 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e por um aumento nos internamentos e mortes. É por isso que, na Europa, as palavras de ordem são “vacinar, vacinar, vacinar”, disse Ursula von der Leyen na conclusão da cimeira. “Até ao final da semana, quase 60% dos adultos na União Europeia terão recebido pelo menos uma dose da vacina e teremos quase 40% da população completamente vacinada. É um grande passo em frente, mas é também necessário, porque estamos preocupados com a variante Delta”, disse a presidente da Comissão Europeia.

De acordo com as últimas previsões da task force da vacinação, devido a atrasos na entrega de vacinas, a imunidade de grupo em Portugal, que estava prevista para agosto, só deverá ser atingida 15 dias mais tarde.

Por cá, não há muitas dúvidas de que a variante Delta, que é mais rápida a progredir, está em transmissão comunitária. João Paulo Gomes, responsável do Instituto Nacional Ricardo Jorge, disse ao Expresso que a prevalência é de 70% na região de Lisboa e está “claramente acima” no concelho. E a Norte também está a ganhar terreno. Passou de 15% para 20% entre os novos casos de covid.

O APELO À SEGUNDA DOSE

Não é apenas na Europa que há preocupações com a evolução da Delta. Nos Estados Unidos começam a existir fortes preocupações por causa da dispersão da variante, que já se encontra em 49 estados americanos. Por isso, o apelo por lá é apenas um: “Por favor tomem a segunda dose”, disse o diretor do Centro de Controlo de Doenças, Rochelle Walensky, na National Public Radio. O apelo é gritante, dado que do outro lado do Atlântico há uma pessoa em cada dez que desistiu de levar a segunda dose.

Em Portugal não são conhecidos dados de pessoas que recusaram a segunda dose da vacina, mas ainda a semana passada o jornal Público dava conta que um terço dos internados com Covid 19 nos hospitais neste momento já tinha uma dose da vacina.

Outro dado importante a reter neste ponto é que, de acordo com o Governo, ainda havia 700 mil pessoas acima dos 60 anos (grupo de risco) que não tinham a vacinação completa. Muitos destes tomaram a vacina da AstraZeneca, em que a segunda dose só era administrada três meses depois. Ou seja, quem tomou a primeira dose a partir de abril ainda não tem o plano de vacinação completo.

A preocupação com a segunda dose da vacina prende-se sobretudo com a menor eficácia da vacina para controlar a doença provocada por esta variante. Com duas doses completas das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, a efetividade continua bastante alta em relação a esta variante (pode ler aqui mais sobre o assunto). O mesmo não acontece se tiver sido dada apenas uma toma. De acordo com um estudo da autoridade inglesa, a efetividade das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca contra a infeção sintomática da variante Delta era de apenas 33% três semanas depois da primeira toma (era de 50% em relação à variante britânica).

Acresce ainda a preocupação com a Delta Plus, conhecida como “variante nepalesa” em Portugal, que já foi identificada em dez países e que por cá já foi identificada em pelo menos 24 pessoas.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir

15:56 7 Junho, 2026 15:58 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Casal foi colhido por uma viatura junto aos Bombeiros de Albufeira. Mulher, de 28 anos, morreu no local; marido ficou ferido com gravidade

Praia da Cova Redonda. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

15:00 7 Junho, 2026 16:03 5 Junho, 2026 | João Luís

Entre arribas altas e mar calmo, há uma praia no Algarve que continua a atrair quem procura tranquilidade longe dos areais mais cheios

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Nacional

Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

15:40 7 Junho, 2026 15:36 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Homem “encontrava-se a banhos, pediu auxílio e desapareceu” nas águas do rio Guadiana, segundo o Comando Local da Polícia Marítima de VRSA

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Opinião Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Algarve Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Algarve Desporto Nacional

Ciclista Jorge Gálvez do Louletano conquista 46.º Grande Prémio Abimota

17:11 7 Junho, 2026 17:12 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Gálvez foi terceiro na meta, a um segundo de Leijnse, e, graças às bonificações, conquistou a geral, celebrando o primeiro triunfo como profissional

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Nacional

Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir

15:56 7 Junho, 2026 15:58 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Casal foi colhido por uma viatura junto aos Bombeiros de Albufeira. Mulher, de 28 anos, morreu no local; marido ficou ferido com gravidade

Praia da Cova Redonda. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

15:00 7 Junho, 2026 16:03 5 Junho, 2026 | João Luís

Entre arribas altas e mar calmo, há uma praia no Algarve que continua a atrair quem procura tranquilidade longe dos areais mais cheios

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Nacional

Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

15:40 7 Junho, 2026 15:36 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Homem “encontrava-se a banhos, pediu auxílio e desapareceu” nas águas do rio Guadiana, segundo o Comando Local da Polícia Marítima de VRSA

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Opinião, Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Algarve, Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Algarve, Desporto, Nacional

Ciclista Jorge Gálvez do Louletano conquista 46.º Grande Prémio Abimota

17:11 7 Junho, 2026 17:12 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Gálvez foi terceiro na meta, a um segundo de Leijnse, e, graças às bonificações, conquistou a geral, celebrando o primeiro triunfo como profissional

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Últimas Notícias

  • Ciclista Jorge Gálvez do Louletano conquista 46.º Grande Prémio Abimota
    Ciclista Jorge Gálvez do Louletano conquista 46.º Grande Prémio Abimota
  • Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos
    Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos
  • Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir
    Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir
  • Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer
    Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer
  • Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa
    Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa
  • Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa
    Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

Opinião

  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal