O treinador Fernando Pires deixou o comando técnico da equipa principal do Farense e reassume as funções de coordenador do futebol de formação, anunciou hoje o clube algarvio, nas redes sociais.
“O Farense faz saber a todos os seus associados e adeptos que chegou a acordo com o treinador principal Fernando Pires, para não continuar a orientar a equipa principal”, refere o clube, atual 15.º classificado da II Liga portuguesa de futebol.
A formação algarvia, que no sábado perdeu por 2-1 no terreno do Desportivo de Chaves, em jogo da 15.ª jornada, agradece a “disponibilidade, abnegação e espírito de solidariedade demonstrados pelo treinador Fernando Pires, ao assumir a responsabilidade de condução e orientação da equipa, num período de particular dificuldade e exigência”.
Sem dar qualquer indicação sobre a contratação de um novo técnico, o Farense refere que “continuará a beneficiar do profissionalismo e conhecimentos técnicos” do treinador, “nas funções, já anteriormente por si exercidas, de coordenador do futebol de formação”.
Fonte do clube disse à Lusa que será o ex-futebolista Neca a orientar a equipa até à chegada de um novo treinador.
Fernando Pires, que treinava a equipa de sub-23 do Farense, assumiu o comando técnico dos algarvios, em 01 de setembro, após a saída de Jorge Costa, que deixou o clube no 17.º e antepenúltimo lugar da II Liga, com apenas um ponto em quatro jornadas.
Desportivo de Chaves bate Farense e soma terceiro triunfo consecutivo na II Liga
O Desportivo de Chaves venceu hoje por 2-1 o Farense, com um resultado construído na primeira parte, e somou a terceira vitória consecutiva, em encontro da 15.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol.
Na melhor fase da temporada, o conjunto de Trás-os-Montes soma agora 23 pontos e ocupa, à condição, o quinto lugar, com os mesmos pontos que o Penafiel. A equipa de Faro mantém-se com 14 pontos, no 15.º lugar.
A formação algarvia entrou até mais forte, fruto de uma maior intensidade nas disputas de bola, sobretudo pelo lado esquerdo do ataque, com boas combinações entre Henrique e Baldé. O último sairia ainda na primeira parte lesionado.
Mas as individualidades dos transmontanos surgiram com o decorrer do encontro e tiveram um papel decisivo, acima de tudo o médio João Teixeira, que, aos 18 minutos, em jogada individual, encontrou espaço para ‘disparar’ colocado para o 1-0.
Na melhor fase, a equipa da casa aproveitou para aumentar o marcador, fruto de uma excelente jogada coletiva com João Teixeira a deixar para Nuno Campos, que, pela direita, cruzou para o desvio de Platiny na área.
O 3-0 ficou perto, mas, na sequência de um livre, Nuno Coelho cabeceou ao lado.
Os visitantes tomaram conta do encontro durante praticamente toda a etapa complementar, perante um Chaves à procura de segurar o resultado, mas já sem João Teixeira, que saiu ao intervalo lesionado.
Aos 65 e 82 minutos, o Farense esteve perto de reduzir, primeiro através de um livre direto de Cristian e, depois, por um cabeceamento de Cláudio Falcão, mas Paulo Vítor fez duas defesas atentas.
Ao ‘cair do pano’ os algarvios reduziram mesmo por Robson, de cabeça, que fixou o resultado final.
Jogo no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em Chaves.
Desportivo de Chaves – Farense, 2-1.
Ao intervalo: 2-0.
Marcador:
1-0, João Teixeira, 18 minutos.
2-0, Platiny, 25.
2-1, Robson, 90+2.
Equipas:
– Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, Nuno Campos, João Queirós, Luís Rocha, Bruno Langa, Nuno Coelho, Obiora (Kevin Pina, 77), Adriano Castanheira (Batxi, 60), Wellington (Paulinho, 90+1), João Teixeira (João Mendes, 46) e Platiny (Patrick, 60).
(Suplentes: Samu, Rúben Pereira, Kevin Pina, Nicolas, Paulinho, Patrick, Batxi, Pedro Ribeiro e João Mendes).
Treinador: Vítor Campelos.
– Farense: Ricardo Velho, Miguel Bandarra (Taveira, 83), Cláudio Falcão, Robson, Mancha (Sylla, 83), Henrique, Bruno Paz (Loide Augusto, 46), Mica (Madi Queta, 66), Fabrício, Pedro Henrique e Baldé (Cristian, 35).
(Suplentes: Defendi, Gut, Madi Queta, Cristian, Loide Augusto, Lucca, Seruca, Taveira e Sylla).
Treinador: Fernando Pires.
Árbitro: David Silva (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Miguel Bandarra (20), Nuno Campos (27), Bruno Langa (43), Luís Rocha (65) e Henrique (77).
Assistência: Cerca de 500 espetadores.