Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo | DR
Saúde

Eutanásia: Um processo em dois tempos na AR, primeiro o referendo e depois a lei

Diplomas preveem que só possam pedir a morte medicamente assistida, através de um médico, pessoas maiores de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável

12:20 20 Setembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A decisão sobre a eutanásia no parlamento deverá seguir duas fases, primeiro com a decisão sobre se existe ou não um referendo e, se este for “chumbado”, com a votação da lei, disseram à Lusa fontes parlamentares.

Não é ainda conhecido em pormenor o calendário, tanto do processo de referendo, pedido pela Federação pela Vida, através de mais de 90 mil assinaturas, que depende do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e dos líderes parlamentares, tanto da conclusão do debate dos diplomas na especialidade, antes de uma votação final global.

No entanto, deputados de vários partidos envolvidos no dossiê afirmaram à Lusa que existe um entendimento informal para que seja esse o calendário da discussão do texto comum a partir dos projetos do PS, BE, PEV, PAN e Iniciativa Liberal, aprovados em fevereiro.

À margem de uma visita ao Algarve, na sexta-feira à tarde, o Presidente da República deu nota pública destes prazos.

“O parlamento, aparentemente, por aquilo que vou sabendo, pronunciar-se-á primeiro sobre a iniciativa referendaria e depois, se não [houver referendo], avança a iniciativa legislativa”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Mas o “timing” concreto não está ainda definido, segundo os deputados envolvidos no dossiê em que, na quinta-feira, serão ouvidos no parlamento os promotores do referendo.

A resolução sobre o referendo, com um esboço de pergunta, da responsabilidade de António Filipe, do PCP, deverá ficar validada pela comissão parlamentar dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e garantias.

Em termos regimentais, o processo de decisão do referendo, na comissão de Assuntos Constitucionais, deverá estar pronto até à primeira semana de outubro, faltando saber se é possível “encaixar” o debate e votação da resolução sobre a consulta popular antes de a Assembleia da República se dedicar à discussão do Orçamento do Estado de 2021.

Legalmente, o Governo tem que entregar o Orçamento até 10 de outubro, que este ano é um sábado, pelo que deverá poder fazê-lo no primeiro dia útil seguinte, 12 de outubro.

Nestas contas, entram ainda os prazos fixados pela lei do referendo. Após receber o parecer da comissão de Assuntos Constitucionais, Ferro Rodrigues “deve agendar o projeto de resolução para uma das 10 sessões plenárias seguintes”.

E esta é também uma questão que dependerá da vontade política dos partidos e de Ferro Rodrigues: discutir já em outubro ou remeter o assunto para depois do orçamento, ou seja em novembro ou dezembro, mais próximo da pré-campanha para as eleições presidenciais de 2021.

A Assembleia da República tem em curso o debate da lei para a despenalização da morte medicamente assistida, depois de ter aprovado, em 20 de fevereiro, cinco projetos do PS, BE, PEV, PAN e Iniciativa Liberal, por maioria e na generalidade.

Até julho, um grupo de trabalho criado para o efeito, na comissão de Assuntos Constitucionais, ouviu entidades, a favor e contra, terminando esse ciclo de audições com as Ordens dos Enfermeiros e dos Médicos.

Ainda se data está o início, formalmente, do debate na especialidade a partir do trabalho da deputada do PS Isabel Moreira, autora do projeto de texto de substituição.

A lei só será aprovada em definitivo após o debate na especialidade e a votação final global no parlamento, dependendo a sua entrada em vigor a promulgação pelo Presidente da República. À direita, o CDS-PP é contra o PCP também. No PSD, há divisões e no PS igualmente.

Está pendente uma iniciativa popular, assinada por 95.287 pessoas, para a realização de um referendo à despenalização da eutanásia.

Os diplomas preveem que só possam pedir a morte medicamente assistida, através de um médico, pessoas maiores de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável.

Propõem também a despenalização de quem pratica a morte assistida, nas condições definidas na lei, garantindo-se a objeção de consciência para os médicos e enfermeiros.

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Famílias de imigrantes recém-chegadas a Portugal recebem mais dinheiro sem trabalhar do que um português empregado? Segurança Social esclarece

08:00 14 Maio, 2026 14:51 13 Maio, 2026 | João Luís

Circula a ideia de que famílias de imigrantes recém-chegadas a Portugal recebem mais apoios do que portugueses empregados

Algarve Gastronomia

Chakall e Nuno Bergonse juntam-se em Monte Gordo para jantar inspirado nos sabores algarvios

08:49 14 Maio, 2026 08:56 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Jantar a quatro mãos junta Chakall e Nuno Bergonse em Monte Gordo para celebrar sabores algarvios com menu exclusivo

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí frio de ‘cortar à faca’: massa de ar polar chega neste data a Portugal e este será o dia mais frio da semana com temperaturas negativas

06:00 14 Maio, 2026 09:43 13 Maio, 2026 | João Luís

Massa de ar polar da Gronelândia a caminho de Portugal: veja quando chega, qual o dia mais frio e onde podem surgir temperaturas negativas

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Cultura

Guitarra de Pedro Jóia volta a ouvir-se na República 14 em Olhão

08:15 14 Maio, 2026 08:12 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Pedro Jóia regressa este sábado à República 14, em Olhão, para concerto a solo com temas do novo álbum “Mosaico”

Algarve Cultura

Música e património unem-se na Fortaleza de Sagres para celebrar o Dia Internacional dos Museus

07:45 14 Maio, 2026 07:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, cultura e iniciativas patrimoniais assinalam Dia Internacional dos Museus na Fortaleza de Sagres

Carne cortada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Mundo

UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data

16:00 13 Maio, 2026 14:55 13 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Uma nova decisão da UE está a levantar dúvidas sobre o futuro da carne e de outros produtos alimentares que chegam à Europa

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Tem isto no carro? Muitos condutores pensam que a lei permite, mas há um caso que pode dar problemas

18:20 13 Maio, 2026 14:54 13 Maio, 2026 | João Luís

O equipamento pode ser legal no carro, mas há uma utilização que pode levantar problemas em Portugal. Saiba o que está em causa

Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vêm aí os “Santos do Gelo”: frio polar chega neste dia a Portugal e temperaturas vão estar abaixo dos 5 ºC nestas regiões

14:30 13 Maio, 2026 13:50 13 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar frio polar marítimo vai fazer descer as temperaturas mínimas em Portugal, com Bragança e Guarda entre as capitais distritais mais afetadas

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve

Instituições do Algarve receberam 1070 toneladas de alimentos do Pingo Doce

07:49 14 Maio, 2026 07:52 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Donativos alimentares do Pingo Doce apoiaram centenas de famílias e instituições do distrito de Faro durante o ano de 2025

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Famílias de imigrantes recém-chegadas a Portugal recebem mais dinheiro sem trabalhar do que um português empregado? Segurança Social esclarece

08:00 14 Maio, 2026 14:51 13 Maio, 2026 | João Luís

Circula a ideia de que famílias de imigrantes recém-chegadas a Portugal recebem mais apoios do que portugueses empregados

Algarve, Gastronomia

Chakall e Nuno Bergonse juntam-se em Monte Gordo para jantar inspirado nos sabores algarvios

08:49 14 Maio, 2026 08:56 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Jantar a quatro mãos junta Chakall e Nuno Bergonse em Monte Gordo para celebrar sabores algarvios com menu exclusivo

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí frio de ‘cortar à faca’: massa de ar polar chega neste data a Portugal e este será o dia mais frio da semana com temperaturas negativas

06:00 14 Maio, 2026 09:43 13 Maio, 2026 | João Luís

Massa de ar polar da Gronelândia a caminho de Portugal: veja quando chega, qual o dia mais frio e onde podem surgir temperaturas negativas

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Cultura

Guitarra de Pedro Jóia volta a ouvir-se na República 14 em Olhão

08:15 14 Maio, 2026 08:12 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Pedro Jóia regressa este sábado à República 14, em Olhão, para concerto a solo com temas do novo álbum “Mosaico”

Algarve, Cultura

Música e património unem-se na Fortaleza de Sagres para celebrar o Dia Internacional dos Museus

07:45 14 Maio, 2026 07:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, cultura e iniciativas patrimoniais assinalam Dia Internacional dos Museus na Fortaleza de Sagres

Carne cortada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Mundo

UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data

16:00 13 Maio, 2026 14:55 13 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Uma nova decisão da UE está a levantar dúvidas sobre o futuro da carne e de outros produtos alimentares que chegam à Europa

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Muitos condutores pensam que a lei permite, mas há um caso que pode dar problemas

18:20 13 Maio, 2026 14:54 13 Maio, 2026 | João Luís

O equipamento pode ser legal no carro, mas há uma utilização que pode levantar problemas em Portugal. Saiba o que está em causa

Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vêm aí os “Santos do Gelo”: frio polar chega neste dia a Portugal e temperaturas vão estar abaixo dos 5 ºC nestas regiões

14:30 13 Maio, 2026 13:50 13 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar frio polar marítimo vai fazer descer as temperaturas mínimas em Portugal, com Bragança e Guarda entre as capitais distritais mais afetadas

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve

Instituições do Algarve receberam 1070 toneladas de alimentos do Pingo Doce

07:49 14 Maio, 2026 07:52 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Donativos alimentares do Pingo Doce apoiaram centenas de famílias e instituições do distrito de Faro durante o ano de 2025

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Últimas Notícias

  • Chakall e Nuno Bergonse juntam-se em Monte Gordo para jantar inspirado nos sabores algarvios
    Chakall e Nuno Bergonse juntam-se em Monte Gordo para jantar inspirado nos sabores algarvios
  • Guitarra de Pedro Jóia volta a ouvir-se na República 14 em Olhão
    Guitarra de Pedro Jóia volta a ouvir-se na República 14 em Olhão
  • Famílias de imigrantes recém-chegadas a Portugal recebem mais dinheiro sem trabalhar do que um português empregado? Segurança Social esclarece
    Famílias de imigrantes recém-chegadas a Portugal recebem mais dinheiro sem trabalhar do que um português empregado? Segurança Social esclarece
  • Instituições do Algarve receberam 1070 toneladas de alimentos do Pingo Doce
    Instituições do Algarve receberam 1070 toneladas de alimentos do Pingo Doce
  • Música e património unem-se na Fortaleza de Sagres para celebrar o Dia Internacional dos Museus
    Música e património unem-se na Fortaleza de Sagres para celebrar o Dia Internacional dos Museus
  • Olhão inaugura variante que retira milhares de carros do centro urbano
    Olhão inaugura variante que retira milhares de carros do centro urbano

Opinião

  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data
    UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data
  • Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
    Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal