Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Eurogrupo retoma hoje reunião para tentar acordo sobre resposta comum

Os ministros das Finanças europeus retomam hoje a reunião por videoconferência iniciada na terça-feira e interrompida na quarta para tentar enfim chegar a um acordo político sobre a resposta económica da União Europeia à crise provocada pela covid-19

08:58 9 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Mário Centeno, presidente do Eurogrupo

Esta reunião do Eurogrupo, considerada decisiva e conduzida por videoconferência desde Lisboa pelo ministro Mário Centeno, teve início na terça-feira à tarde e foi suspensa ao início da manhã de quarta-feira, após 16 horas de discussões sem que fosse possível chegar a um consenso, que tarda em ser alcançado, embora os responsáveis políticos garantam que já falta pouco.

“Após 16 horas de discussões, chegámos perto de um acordo, mas ainda não estamos lá. Suspendi o Eurogrupo e [a discussão] continua amanhã, quinta-feira”, anunciou após a primeira ronda da ‘maratona’ negocial o presidente do fórum de ministros das Finanças da zona euro e ministro das Finanças português, acrescentando que os seus objetivos permanecem os mesmos.

Antes da reunião, alargada aos países que não têm a moeda única, Centeno disse esperar um acordo sobre um pacote financeiro de emergência robusto para trabalhadores, empresas e países, no valor total de cerca de 500 mil milhões de euros, bem como um “compromisso claro” relativamente a um plano de recuperação (posterior) de grande envergadura.

Dois dos três elementos do pacote, as ‘redes de segurança’ para trabalhadores e para empresas, parecem pacíficos, dado o consenso em torno do programa de 100 mil milhões de euros proposto pela Comissão Europeia para financiar regimes de proteção de emprego e uma garantia de 200 mil milhões de euros do Banco Europeu de Investimento para apoiar as empresas em dificuldades, especialmente as pequenas e médias empresas.

A questão que continua a dividir os Estados-membros é a forma como apoiar os Estados, já que países como Alemanha e Holanda continuam irredutíveis na sua oposição à solução de emissão conjunta de dívida – os ‘coronabonds’ ou ‘eurobonds’, defendidos por Itália, Espanha e Portugal, entre outros -, e mesmo a solução que parece mais próxima de colher unanimidade, as linhas de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), continua a provocar divergências, designadamente sobre as condições que penderão sobre estes empréstimos, e encontra muita resistência por parte de Itália.

Os ministros das Finanças estão então ‘obrigados’ a chegar a um compromisso sobre o apoio aos Estados-membros, pois foi essa a missão que lhes foi confiada pelos chefes de Estado e de Governo da UE na última cimeira, por videoconferência, realizada em 26 de março.

No final desse Conselho Europeu também marcado por divergências e fortes tensões, os líderes solicitaram ao Eurogrupo que apresentasse propostas concretas no prazo de duas semanas, prazo esse que ‘expira’ precisamente hoje.

A videoconferência do Eurogrupo será retomada hoje às 16:00 de Lisboa, 17:00 de Bruxelas.

RELACIONADOS:

Reunião do Eurogrupo suspensa após 16 horas de discussão sem acordo

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR

21:20 30 Junho, 2026 15:16 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comando territorial de Faro da GNR detetou 680 infrações rodoviárias no Algarve entre 22 e 28 de junho

Algarve Cultura Política

Mulheres Social Democratas do Algarve juntam centenas no primeiro arraial em Armação de Pêra

07:49 30 Junho, 2026 07:57 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro das Mulheres Social Democratas do Algarve reforçou convívio, partilha e união entre estruturas locais

Vertiporto.
Economia Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

Algarve Vida & Lazer

“Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias

19:12 30 Junho, 2026 19:12 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa criada pela educadora de infância Mariana aposta em experiências pedagógicas para crianças e famílias

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho

18:50 30 Junho, 2026 15:27 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prepare-se: Portugal continental deverá enfrentar pelo menos cinco dias de calor intenso no arranque de julho

Interior de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto Ciência Saúde

Caixa manual ou automática? Estudo aponta que uma das opções pode estimular o cérebro

18:30 30 Junho, 2026 13:09 30 Junho, 2026 | João Luís

Estudo sugere que conduzir com mudanças manuais pode exigir mais coordenação, atenção e atividade cerebral

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR

21:20 30 Junho, 2026 15:16 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comando territorial de Faro da GNR detetou 680 infrações rodoviárias no Algarve entre 22 e 28 de junho

Algarve, Cultura, Política

Mulheres Social Democratas do Algarve juntam centenas no primeiro arraial em Armação de Pêra

07:49 30 Junho, 2026 07:57 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro das Mulheres Social Democratas do Algarve reforçou convívio, partilha e união entre estruturas locais

Vertiporto.
Economia, Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

Algarve, Vida & Lazer

“Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias

19:12 30 Junho, 2026 19:12 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa criada pela educadora de infância Mariana aposta em experiências pedagógicas para crianças e famílias

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho

18:50 30 Junho, 2026 15:27 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prepare-se: Portugal continental deverá enfrentar pelo menos cinco dias de calor intenso no arranque de julho

Interior de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto, Ciência, Saúde

Caixa manual ou automática? Estudo aponta que uma das opções pode estimular o cérebro

18:30 30 Junho, 2026 13:09 30 Junho, 2026 | João Luís

Estudo sugere que conduzir com mudanças manuais pode exigir mais coordenação, atenção e atividade cerebral

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Últimas Notícias

  • Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões
    Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões
  • Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR
    Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR
  • Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
    Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
  • Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos
    Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos
  • “Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias
    “Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias

Opinião

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal