Um estudante brasileiro levantou críticas em relação às políticas escolares em Portugal, destacando preocupações sobre as restrições ao acesso à casa de banho e ao consumo de água nas salas de aula. O estudante expressou sua frustração quanto à diferença nas práticas escolares entre o Brasil e Portugal.
Num vídeo divulgado no Facebook, o estudante expõe as suas queixas quanto ao ocorrido na escola. Segundo o mesmo, acaba por enfrentar dificuldades em satisfazer necessidades básicas durante as aulas em Portugal.
“Eu não posso beber água na sala, eu não posso ir à casa de banho, e se tento, ainda sou identificado como o errado. No Brasil eu ia à casa de banho umas 15 vezes por aula, jogava dominó e truco [jogo de cartas] quando ia à casa de banho. Aqui [em Portugal] não posso ir mesmo à casa de banho, em caso de verdadeira necessidade, não posso sair da sala para lá ir”, relata.
O estudante também expressou descontentamento com o sistema educacional português.
“A imagem que eu tenho sobre Portugal e estudar aqui é retrógrada. O ensino deles [dos portugueses] é muito antigo, eles são muito brutos, e isso realmente afeta-nos [brasileiros] que não estamos acostumados, é um horror”, afirma num vídeo publicado nas redes sociais.
O jovem enfatizou a importância do acesso adequado à casa de banho na escola, afirmando que pode ser uma questão de Direitos Humanos.
“Porque a partir do momento em que não se pode utilizar a casa de banho, já interfere com os Direitos Humanos porque se, por exemplo, ficar com uma infeção urinária, a escola não irá assumir a culpa”, defendeu.
Além disso, o estudante mencionou as restrições quanto ao consumo de água nas salas de aula.
“Também não se pode levar uma garrafa de água para a sala, até a garrafa só para beber água é errado de levar”, prosseguiu.
No entanto, o jovem estudante notou ironicamente que certas atividades, como fumar nas proximidades da escola, parecem não ser proibidas.
“Fumar ao pé da escola não é errado, porque isso é exemplo, fumar fora da escola passa-se o exemplo”, concluiu.
Leia também: Estudante espanhola de Erasmus em Portugal diz que portugueses: “São muito lentos” [vídeo]