Os preços das casas têm vindo a aumentar ao longo dos últimos meses e a habitação passou a ser uma das maiores preocupações dos portugueses. Mesmo assim, há quem esteja de momento a planear fazer um investimento numa casa e, segundo o Novo Banco, o Algarve “pode ser uma opção interessante para rentabilizar o seu dinheiro a longo prazo”.
Sabe-se que os preços das casas variam consoante a proximidade ou distância da costa, para além de que a existência de campos de golf nas proximidades pode também contribuir para que o preço da habitação seja mais elevado. Assim sendo, Loulé é o município Algarvio onde o preço da habitação por metro quadrado é mais elevado (2.268 euros).
É que neste município encontram-se algumas das praias mais famosas do Algarve, nomeadamente as praias da Quinta do Lago, Ancão e Vale do Lobo.
Albufeira é o segundo município onde as casas são mais caras. Avança o Instituto Nacional de Estatística (INE) que, em 2020, o preço do metro quadrado em Albufeira estava fixado nos 2.026 euros. A proximidade do mar e a grande procura de turistas no verão são dois dos fatores que levam a que o preço de uma casa em Albufeira seja dos mais elevados do Algarve.
Em oposição a Loulé e Albufeira, de acordo com o Novo Banco, Alcoutim é o município algarvio mais económico para comprar casa (599 euros/m2). O mar não está por perto, mas o Guadiana pauta a paisagem do município.
Embora os preços das casas sejam mais elevados do que os de Alcoutim, o município de Monchique é também um dos mais económicos no que diz respeito ao preço do metro quadrado (732 euros). Esta zona é conhecida pelas suas termas, as Caldas de Monchique.
Leia também: Há uma rotunda no Algarve considerada atração turística