Um estafeta da Glovo foi filmado a circular de trotineta elétrica na autoestrada A28 na faixa do meio, esta segunda-feira, em Matosinhos. A multa segundo o Código da Estrada pode chegar aos 600 euros.
O momento foi registado em vídeo por um condutor às 12:54 desta segunda-feira. O estafeta estava com uma uma mochila térmica da empresa de entregas Glovo e circulava entre Matosinhos e Leça da Palmeira pela segunda via da direita. O vídeo já se tornou viral nas redes sociais com muitos utilizadores a reclamar da falta de segurança que estes veículos trazem para as autoestradas.
Segundo o número 1.º do artigo 72.º do Código da Estrada, que faz a equiparação entre trotineta e velocípede, “nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor”.
A velocidade máxima permitida naquela troço da A28 é de 100 km/h.
As coimas quando há infração às regras de circulação em autoestradas estão estabelecidas no número 3.º do artigo 72.º do Código da Estrada e podem variar entre 120 a 600 euros.
Veja agora o vídeo que viralizou nas redes sociais e que mostra uma vez mais veículos proibidos a circular nas autoestradas portuguesas.
Leia também: Jovens tunisinos furtam autocarro da FlixBus e provocam caos e danos em vários carros em Faro