Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

É o terceiro dia com o Algarve acima dos 200 novos casos

Portugal com mais 7 mortes e 2.436 casos de covid-19 em 24 horas. O boletim da DGS revela que estão internados mais 23 doentes do que no dia anterior. Incidência e R(t) aumentam

14:20 2 Julho, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal regista hoje sete mortes atribuídas à covid-19, o número mais elevado desde meados de maio, 2.436 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, e um aumento nos internamentos, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o dia 15 de maio, quando se registaram sete mortes, que o número de óbitos diários não era tão elevado.

No boletim epidemiológico da DGS assinala-se que estão hoje internadas 532 pessoas com covid-19, mais 23 do que na quinta-feira, 118 das quais em unidades de cuidados intensivos, mais cinco.

A área de Lisboa e Vale do Tejo tem 56,2% do total das novas infeções, concentrando 1.371 novos casos.

As sete mortes nas últimas 24 horas, de pessoas com mais de 80 anos e na faixa etária entre os 70 e os 78 anos, ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (5), na região Norte (1) e na região do Alentejo (1).

Os dados divulgados pela DGS mostram também que há mais 1.174 casos ativos, totalizando 35.855 e que 1.255 pessoas foram dadas como recuperados nas últimas 24 horas, o que aumenta o total nacional para 831.479 recuperados.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17.108 pessoas e foram registados 884.442 casos de infeção.

O número de contactos em vigilância pelas autoridades de saúde registou um elevado aumento nas últimas 24 horas, 2.588, totalizando 55.848.

A incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal continental continua em crescimento, estando hoje nos 194,2 casos por 100.000 habitantes, assim como na totalidade do território que é agora de 189,4, revelam dados oficiais.

A incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal continental continua em crescimento, estando hoje nos 194,2 casos por 100.000 habitantes, assim como na totalidade do território que é agora de 189,4, revelam dados oficiais.

Na quarta-feira, a incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal continental estava nos 176,9 casos por 100.000 habitantes, enquanto o valor para a totalidade do território se situava nos 172,8.

De acordo com o boletim conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o índice de transmissibilidade (Rt) subiu de 1,14 para 1,16 em todo o território nacional e de 1,15 para 1,17 em Portugal continental.

Os dados do índice de transmissibilidade e da incidência a 14 dias são atualizados à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

Estes indicadores – o índice de transmissibilidade do vírus e a taxa de incidência de novos casos de covid-19 – são os dois critérios definidos pelo Governo para avaliar o processo de desconfinamento iniciado a 15 de março.

Nos concelhos de baixa densidade populacional, que representam mais de metade do território continental, a linha vermelha que obriga os municípios a recuar no plano de desconfinamento está fixada nos 480 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e os restantes concelhos ficam sob alerta quando ultrapassarem os 240 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.

Há mais 23 internados, um aumento de 4,52% que eleva o total para 532 — é o número mais alto desde que a 5 de abril havia 536 internamentos


ALENTEJO DISPARA, LISBOA SOBE E TODAS AS OUTRAS REGIÕES DESCEM

Há esta sexta-feira mais 1371 infetados pelo SARS-CoV-2 em Lisboa e Vale do Tejo (valor superior ao da véspera: 1339), o que pesa 56,28% do total nacional diário. Este é o terceiro dia consecutivo em que a região regista mais de um milhar de casos de covid-19 e é preciso recuar até 13 de fevereiro para encontrar um número mais elevado, quando foram detetados 1440 contágios em Lisboa e Vale do Tejo. Cinco das sete mortes a lamentar esta sexta-feira ocorreram na região.

Os casos diários de covid-19 dispararam no Alentejo, com 92 novas infeções identificadas nas últimas 24 horas, bastante acima das 53 assinaladas pela DGS na véspera. Desde 17 de fevereiro, quando 108 casos foram confirmados na região, que o Alentejo não atingia um valor tão elevado, onde há também mais uma morte provocada pela covid-19.

Uma tendência de descida é registada a Norte, no Centro e no Algarve, o que atenua um crescimento preocupante verificado ao longo desta semana. O Norte regista mais 553 casos (abaixo dos 566 da véspera), o Centro tem 178 novos casos (um recuo face aos 235 desta quinta-feira), enquanto no Algarve foram detetadas mais 213 infeções, menos quatro do que na véspera, mas é o terceiro dia consecutivo que a região regista mais de 200 casos.

Também nos Açores e na Madeira há um ligeiro recuo. Os Açores contabilizam mais 16 casos de covid-19, o que é um saldo positivo comparativamente com os 23 da véspera. Por fim, na Madeira há agora mais 13 infetados, menos três do que os verificados na região nesta quinta-feira.

Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:

Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:

Por último, quanto a mortes confirmadas por covid-19 por faixa etária, uma doença que afeta mais a população mais idosa, o retrato do país é este:

Número de óbitos é o mais alto dos últimos dois meses e meio, desde que a 14 de abril se registaram oito mortes


O novo coronavírus já infetou em Portugal pelo menos 403.292 homens e 480.663 mulheres, mostram os dados da DGS, segundo os quais há 487 casos de sexo desconhecido, que se encontram sob investigação, uma vez que esta informação não é fornecida de forma automática.

Do total de vítimas mortais, 8.981 eram homens e 8.127 mulheres.

O maior número de óbitos continua a concentrar-se nos idosos com mais de 80 anos, seguidos da faixa etária entre os 70 e os 79 anos.

Do total de mortes, 11.228 eram pessoas com mais de 80 anos, 3.653 com idades entre os 70 e os 79 anos, e 1.541 tinham entre os 60 e os 69 anos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.957.862 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 182,5 milhões de casos de infeção, segundo o balanço mais recente feito pela agência francesa AFP.


O surto em Portugal, em gráficos e mapas


Casos ativos

Total de casos confirmados

Total de mortes

Evolução de mortes

Mortos por dia

Evolução de casos

Novos casos por dia

No dia 4 de novembro, dos 7.497 infetados registados, 3.570 dizem respeito a atualização da DGS após atraso de laboratório na região Norte

Evolução de casos em %

Onde fica a covid-19 na história das pandemias

Gráficos e mapas do nosso parceiro Expresso

♦ LINKS ÚTEIS

  • Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
  • ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
  • Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
  • Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
  • London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
  • Agência Europeia dos Medicamentos
  • Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
  • Covid-19 DGS/Ministério da Saúde – mapa dos números
  • Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
  • Linha SNS24
  • Direção-Geral da Saúde (DGS)
  • Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

MAPA COM OS CASOS A NÍVEL GLOBAL

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:50 28 Outubro, 2026 11:45 28 Outubro, 2026

"No Sul, os pequenos assentamentos nas proximidades da costa e estuários, junto a terrenos férteis, mantêm uma economia agropastoril complementada por recursos marinhos e fluviais"

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Nacional

Vai viajar para fora da zona euro? Pergunta no terminal de pagamento pode fazê-lo gastar mais dinheiro

13:50 28 Outubro, 2026 11:01 28 Outubro, 2026

Ao pagar com cartão no estrangeiro, escolher euros em vez da moeda local pode aumentar o valor da compra devido às taxas de conversão

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Vila do Bispo.
Algarve Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Autocarro da FlixBus.
Algarve Nacional

Além de Loulé, FlixBus chega a outras quatro localidades e tem bilhetes a partir de 3,49€

10:40 27 Outubro, 2026 10:15 27 Outubro, 2026

FlixBus alargou a rede com cinco novos destinos e ligações ao Algarve, Alentejo e Centro, com viagens disponíveis a preços reduzidos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 14:16 26 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:50 28 Outubro, 2026 11:45 28 Outubro, 2026

"No Sul, os pequenos assentamentos nas proximidades da costa e estuários, junto a terrenos férteis, mantêm uma economia agropastoril complementada por recursos marinhos e fluviais"

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Nacional

Vai viajar para fora da zona euro? Pergunta no terminal de pagamento pode fazê-lo gastar mais dinheiro

13:50 28 Outubro, 2026 11:01 28 Outubro, 2026

Ao pagar com cartão no estrangeiro, escolher euros em vez da moeda local pode aumentar o valor da compra devido às taxas de conversão

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Autocarro da FlixBus.
Algarve, Nacional

Além de Loulé, FlixBus chega a outras quatro localidades e tem bilhetes a partir de 3,49€

10:40 27 Outubro, 2026 10:15 27 Outubro, 2026

FlixBus alargou a rede com cinco novos destinos e ligações ao Algarve, Alentejo e Centro, com viagens disponíveis a preços reduzidos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 14:16 26 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Últimas Notícias

  • Vai viajar para fora da zona euro? Pergunta no terminal de pagamento pode fazê-lo gastar mais dinheiro
    Vai viajar para fora da zona euro? Pergunta no terminal de pagamento pode fazê-lo gastar mais dinheiro
  • “O nosso país não está à venda”: Marisa Liz canta em protesto pela habitação e deixa apelo aos polícias
    “O nosso país não está à venda”: Marisa Liz canta em protesto pela habitação e deixa apelo aos polícias
  • Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
    Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
  • No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”
    No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”
  • Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias
    Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias

Opinião

  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal