Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Dois óbitos e 118 novos casos no Algarve nas últimas 24 horas

Covid-19: mais nove mortes, 1477 infetados e 746 recuperados em Portugal. O boletim da DGS assinala mais três internamentos do que ontem. Há 746 recuperados a registar

17:40 11 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O boletim da covid-19 divulgado pela Direção-Geral da Saúde assinala esta quinta-feira nove mortes, 1477 infetados e 746 recuperados em Portugal, nas últimas 24 horas. Há atualmente 35.250 casos ativos em todo o país, mais 722 do que na véspera.

Os internamentos continuam a aumentar: há mais três pessoas nos hospitais do país, num total de 383 pacientes internados — o valor mais alto em quase dois meses. Há também mais dois doentes em unidades de cuidados intensivos (64 no total).

O número de casos reportado hoje (1477) é ligeiramente menor do que ontem (1654), mas continua acima da fasquia de um milhar e da média dos últimos sete dias (1205,1). Já os óbitos comunicados esta quinta-feira (nove) aumentaram face à véspera (cinco), mantendo-se também acima da média da última semana (sete mortes).

A última atualização da matriz de risco, na quarta-feira, dava conta de uma subida do R(t), ou índice de transmissibilidade, para 1,12 na globalidade do território nacional e no continente. Já a incidência da covid-19 aumentou para 125,4 casos por 100 mil habitantes no território nacional e 124,8 no continente, acima do limiar de risco dos 120 casos.

Estes são os números gerais da pandemia desde que o primeiro caso de covid-19 foi diagnosticado em Portugal, em março do ano passado: 1.102.438 infeções, 18.231 óbitos e 1.048.957 doentes recuperados. Há ainda esta quinta-feira 26.920 contactos em vigilância (mais 969 do que na véspera).

LISBOA E NORTE COM MAIS MORTES POR COVID

A região de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte reportaram três mortes cada uma nas últimas 24 horas. O Algarve também registou dois óbitos e o Centro um. No total, há nove mortes a lamentar no último dia — cinco a partir dos 80 anos, três na faixa etária dos 70 aos 79, e uma na dos 60 aos 69.

No que toca aos casos por regiões, como já é habitual, Lisboa e Vale do Tejo volta a ter o maior aumento de infeções: 549 (ou 37,17% do total de contágios). Segue-se depois o Centro com 365 novos casos, o Norte com 322, o Algarve com 118, o Alentejo com 74, a Madeira com 44 e finalmente os Açores com apenas cinco infetados.

Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:

Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:

Por último, quanto a mortes confirmadas por covid-19 por faixa etária, uma doença que afeta mais a população idosa, o retrato do país é este:

PORTUGAL MANTÉM 86% DA POPULAÇÃO COM A VACINAÇÃO COMPLETA

Portugal tem 86% da população com a vacinação completa contra a covid-19 e 87% com pelo menos uma dose da vacina, anunciou na quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS), percentagens que se têm mantido estáveis nas últimas semanas.

Segundo o relatório semanal da DGS, estão agora totalmente vacinadas contra o vírus SARS-CoV-2 8.904.253 pessoas, mais 18.471 do que na última semana, e 9.039.364 já receberam uma dose, o que representa mais 12.609 vacinados.

Todas as faixas etárias, que começam nos jovens dos 12 aos 17 anos, apresentam uma taxa de vacinação completa acima de 87% e de 90% em relação às pessoas que tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, sendo mesmo de 100% para os idosos com 65 ou mais anos.

A cobertura vacinal por regiões também não sofreu alterações significativas na última semana, continuando o Norte a ter 88% da população com a vacinação completa, seguido do Centro e do Alentejo (87%), de Lisboa e Vale do Tejo e dos Açores (84%), da Madeira (83%) e do Algarve (81%).

Desde o início da vacinação, no final de dezembro de 2020, Portugal recebeu cerca de 23 milhões de vacinas, tendo sido distribuídas pelos centros de vacinação e pelas duas regiões autónomas quase 20 milhões de doses.

COVID-19: LINHAS VERMELHAS PODEM SER ATINGIDAS EM JANEIRO

Os especialistas lembram que, nas últimas semanas, as idades onde o risco de infeção tem sido mais elevado se situam entre os 18 e os 25 anos, seguidos das crianças com menos de 10 anos e dos jovens adultos entre 25 e 40 anos de idade.

O professor da faculdade de ciências da universidade de Lisboa, Carlos Antunes, considera que a probabilidade de uma quinta vaga aumentou na última semana.

“Tínhamos um ritmo de subida que era lento, progressivo e paulatino até finais de outubro. No início de novembro tivemos o arranque mais acentuado do número de casos“, indica Carlos Antunes.

Num artigo datado se segunda-feira, Manuel Carmo Gomes e Carlos Antunes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, defendem que, para que o coronavírus não interfira com a normalização da vida dos portugueses, deve combinar-se a manutenção de uma elevada proteção da população com reforços de vacinação em faixas etárias onde têm aumentando mais os novos casos, mesmo que tenham menor risco de doença grave.


O surto em Portugal, em gráficos e mapas


Casos ativos

Total de casos confirmados

Total de mortes

Evolução de mortes

Mortos por dia

Evolução de casos

Novos casos por dia

Gráficos e mapas do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

♦ LINKS ÚTEIS

  • Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
  • ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
  • Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
  • Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
  • London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
  • Agência Europeia dos Medicamentos
  • Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
  • Direção-Geral da Saúde (DGS)
  • Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

MAPA COM OS CASOS A NÍVEL GLOBAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR

21:20 30 Junho, 2026 15:16 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comando territorial de Faro da GNR detetou 680 infrações rodoviárias no Algarve entre 22 e 28 de junho

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

Pai acusa homem de filmar os três filhos num centro comercial em Portimão

12:25 30 Junho, 2026 11:58 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

PSP está a investigar um caso em Portimão após um homem ter sido acusado de filmar três crianças num centro comercial

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Algarve

“Baby-sitter” detido por suspeitas de abuso sexual de crianças no Algarve

17:23 30 Junho, 2026 17:23 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito, de 19 anos, terá cometido 20 crimes de abuso sexual contra duas crianças de 7 e 8 anos em Portimão

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Homem a esfregar os olhos em frente ao computador. Créditos: Freepik AI
Economia Nacional

Morreu um familiar? Pode ter de entregar o IRS por ele até este dia

13:48 30 Junho, 2026 13:32 30 Junho, 2026 | João Luís

Herdeiros podem ter de entregar o IRS de um familiar falecido: saiba quem deve tratar da declaração e que coimas se aplicam

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Ensino Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR

21:20 30 Junho, 2026 15:16 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comando territorial de Faro da GNR detetou 680 infrações rodoviárias no Algarve entre 22 e 28 de junho

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

Pai acusa homem de filmar os três filhos num centro comercial em Portimão

12:25 30 Junho, 2026 11:58 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

PSP está a investigar um caso em Portimão após um homem ter sido acusado de filmar três crianças num centro comercial

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Algarve

“Baby-sitter” detido por suspeitas de abuso sexual de crianças no Algarve

17:23 30 Junho, 2026 17:23 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito, de 19 anos, terá cometido 20 crimes de abuso sexual contra duas crianças de 7 e 8 anos em Portimão

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Homem a esfregar os olhos em frente ao computador. Créditos: Freepik AI
Economia, Nacional

Morreu um familiar? Pode ter de entregar o IRS por ele até este dia

13:48 30 Junho, 2026 13:32 30 Junho, 2026 | João Luís

Herdeiros podem ter de entregar o IRS de um familiar falecido: saiba quem deve tratar da declaração e que coimas se aplicam

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Ensino, Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Últimas Notícias

  • Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões
    Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões
  • Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR
    Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR
  • Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
    Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
  • Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos
    Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos
  • “Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias
    “Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias

Opinião

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal