Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Covid-19: Situação “preocupante” no Algarve mas hospitais “não estão no limite”

Ana Cristina Guerreiro, delegada de Saúde do Algarve, apontou como preocupações, as temperaturas baixas, que “jogam a favor do vírus”, e a atividade social anterior ao Natal , com muitos contactos em espaços fechados, que também “favorecem a possibilidade de contágio”

16:12 6 Dezembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A situação pandémica no Algarve é “preocupante”, com mais de três dezenas de surtos de covid-19, a maioria em escolas, mas os hospitais “têm uma margem grande” para absorção de doentes, garantiram esta segunda-feira as autoridades regionais de saúde.

“A situação epidemiológica no Algarve, aliás, como a nível nacional, é preocupante. Por um lado, porque os números são elevados e, por outro, porque a estimativa é ainda de algum crescimento, o que faz pressão sobre os serviços de saúde”, declarou a delegada de Saúde do Algarve em conferência de imprensa.

Na conferência promovida pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, em Loulé, Ana Cristina Guerreiro apontou ainda, como preocupações, as temperaturas baixas, que “jogam a favor do vírus”, e a atividade social anterior ao Natal , com muitos contactos em espaços fechados, que também “favorecem a possibilidade de contágio”.

Segundo aquela responsável, que citou dados do passado sábado, o Algarve registava 3.339 casos ativos de covid-19 e estavam internadas nos hospitais 88 pessoas, 20 delas nos cuidados intensivos e, destas, 14 ventiladas.

Quantos aos surtos ativos, o Algarve contabiliza atualmente 35, dos quais 20 em escolas da região e dois em lares de idosos, um destes de “alguma dimensão”, mas, entretanto, “já estabilizado”, sublinhou.

Segundo Ana Cristina Guerreiro, estão atualmente, no Algarve, 171 alunos infetados pelo novo coronavírus e 2.487 em isolamento profilático, 20 funcionários infetados e 345 em isolamento e um total de 111 turmas em isolamento.

A delegada de Saúde do Algarve sustentou que as crianças “são infetadas pela família”, porque “participam em festas de família, com duas ou três famílias que vêm de locais diferentes e, muitas vezes, são os pais, dentro de casa, que contagiam os filhos”.

Na região, acrescentou, a taxa de incidência de covid-19 tem sido “predominante” na faixa etária dos 30-39 anos, seguindo-se a de 40-49 anos, “com crianças em idade escolar”, enquanto os mais idosos “têm sido poupados”.

Quanto ao perfil dos doentes internados nos cuidados intensivos, a delegada de Saúde apontou que, nesta última vaga, “são mais novos do que na primeira vaga de inverno” e que “sensivelmente 50 por cento das pessoas não estão vacinadas”.

Por outro lado, sublinhou, registam-se também “alguns óbitos de pessoas mais novas, entre 40 e 60 anos, normalmente associadas a comorbilidades e algumas não vacinadas”.

O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, garantiu, porém, que a pressão na capacidade hospitalar está “muito longe daquilo que são os números da chamada terceira vaga”, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021.

“A capacidade de resposta do Centro Hospitalar Universitário do Algarve tem uma margem grande para a absorção de doentes internados com covid-19. Em Faro, essa capacidade ainda não está no limite e pode ser aumentada, no Hospital do Barlavento [em Portimão] também, além das duas unidades contratualizadas com privados, em Faro e Lagos, que também não têm a sua capacidade no limite. Há ainda uma margem grande de crescimento para o número de doentes em enfermaria e cuidados intensivos”, assegurou.

Com uma taxa de vacinação que não existia no Algarve há um ano – 85% da população com vacinação completa –, as autoridades “não esperam” que os números de doentes internados possam atingir os do último inverno.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), António Miguel Pina, sublinhou que a região, municípios e autoridades de proteção civil e saúde pública “têm de se preparar para os próximos seis meses”, face à renovação do processo de vacinação.

“Todos teremos de ser vacinados novamente, inclusivamente, como se espera, as crianças. Só a vacinação dá uma resistência coletiva e esperemos que não se tire o pé desta consciência coletiva”, disse o também presidente da Câmara de Olhão.

Casal de jovens em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

09:10 13 Maio, 2026 09:04 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos vão ter de declarar algo no IRS de 2026 que muitos ainda ignoram. E pode valer dinheiro

Acidente em Loulé. Crédito: CM | DR
Algarve

Acidente em Loulé que envolveu Porsche de deputado municipal deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão

12:10 13 Maio, 2026 12:16 13 Maio, 2026 | João Luís

Homem ferido em acidente que envolveu Porsche conduzido por deputado municipal do PSD em Loulé sofreu várias fraturas e perfuração do pulmão

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Colaborador Mercadona. Crédito: Mercadona | DR
Algarve Economia Nacional

Mercadona prepara estreia neste município e está a contratar: salários chegam aos 10.457€/ano e a formação é paga

11:50 13 Maio, 2026 12:08 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Enquanto a cadeia espanhola continua a crescer em Portugal, surge uma nova loja num ponto estratégico do Algarve e com ofertas de emprego associadas

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 11:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa

07:00 13 Maio, 2026 16:24 12 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para evitar a suspensão da pensão. Saiba como tratar do processo online

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve Ensino

Algarve conquista prémios nacionais na iniciativa “Escola Amiga da Criança”

12:20 13 Maio, 2026 12:18 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos acolhe cerimónia “Escola Amiga da Criança”, no sábado, com distinção de projetos educativos do Algarve.

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Algarve

Autarca de Faro reúne com ministro das Infraestruturas para preparar gestão do porto comercial

11:39 13 Maio, 2026 11:43 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Gestão do porto comercial de Faro deverá passar para a Câmara Municipal nos próximos 120 dias

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Casal de jovens em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

09:10 13 Maio, 2026 09:04 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos vão ter de declarar algo no IRS de 2026 que muitos ainda ignoram. E pode valer dinheiro

Acidente em Loulé. Crédito: CM | DR
Algarve

Acidente em Loulé que envolveu Porsche de deputado municipal deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão

12:10 13 Maio, 2026 12:16 13 Maio, 2026 | João Luís

Homem ferido em acidente que envolveu Porsche conduzido por deputado municipal do PSD em Loulé sofreu várias fraturas e perfuração do pulmão

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Colaborador Mercadona. Crédito: Mercadona | DR
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona prepara estreia neste município e está a contratar: salários chegam aos 10.457€/ano e a formação é paga

11:50 13 Maio, 2026 12:08 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Enquanto a cadeia espanhola continua a crescer em Portugal, surge uma nova loja num ponto estratégico do Algarve e com ofertas de emprego associadas

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 11:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa

07:00 13 Maio, 2026 16:24 12 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para evitar a suspensão da pensão. Saiba como tratar do processo online

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve, Ensino

Algarve conquista prémios nacionais na iniciativa “Escola Amiga da Criança”

12:20 13 Maio, 2026 12:18 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos acolhe cerimónia “Escola Amiga da Criança”, no sábado, com distinção de projetos educativos do Algarve.

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Algarve

Autarca de Faro reúne com ministro das Infraestruturas para preparar gestão do porto comercial

11:39 13 Maio, 2026 11:43 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Gestão do porto comercial de Faro deverá passar para a Câmara Municipal nos próximos 120 dias

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Últimas Notícias

  • Algarve conquista prémios nacionais na iniciativa “Escola Amiga da Criança”
    Algarve conquista prémios nacionais na iniciativa “Escola Amiga da Criança”
  • Acidente em Loulé que envolveu Porsche de deputado municipal deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão
    Acidente em Loulé que envolveu Porsche de deputado municipal deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão
  • Mercadona prepara estreia neste município e está a contratar: salários chegam aos 10.457€/ano e a formação é paga
    Mercadona prepara estreia neste município e está a contratar: salários chegam aos 10.457€/ano e a formação é paga
  • Autarca de Faro reúne com ministro das Infraestruturas para preparar gestão do porto comercial
    Autarca de Faro reúne com ministro das Infraestruturas para preparar gestão do porto comercial
  • Parises celebra Festa dos Tabuleiros Floridos com procissão, caminhadas e tradições serranas
    Parises celebra Festa dos Tabuleiros Floridos com procissão, caminhadas e tradições serranas
  • Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira
    Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira

Opinião

  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal