Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Covid 19: Sindicato do Sul questiona medidas de apoio à pesca e aquicultura

O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul questionou hoje a eficácia das medidas anunciadas no âmbito da prevenção e combate à pandemia da covid-19 e pediu respostas concretas ao Governo

01:57 2 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A aplicação “imediata” do fundo de compensação salarial dos profissionais de pesca “poderia ser uma solução”

“Esta pandemia trouxe uma quebra nos preços do pescado na sua primeira venda em lota e uma acentuada quebra dos rendimentos dos pescadores e armadores” afirmou à Lusa José Marques, membro da direção do sindicato.

Para o dirigente, os sinais de medidas de apoio determinados pelo Governo “são muito ténues, limitando-se a pedir a Bruxelas, muito tardiamente, medidas para apoiar o setor da Pesca e Aquicultura, que tardarão em chegar”.

A aplicação “imediata” do fundo de compensação salarial dos profissionais de pesca “poderia ser uma solução”, apontou o sindicalista, lembrando, no entanto, que este “chega por vezes com mais de um ano de atraso”.

As condições a bordo das pequenas embarcações é outra das preocupações do sindicato, já que os espaços “são muito confinados, onde o toque facilmente acontece, não sendo possível garantir a proteção dos pescadores no seu local de trabalho”.

Considerando que o rendimento dos pescadores é muitas vezes colocado em questão por várias razões, exigem que o Governo se pronuncie “o mais rapidamente” sobre que respostas tem em preparação, já que, “numa situação de exceção, requerem-se medidas de exceção”.

“A regulação da primeira venda do pescado em lota é absolutamente indispensável, nesta altura, para assegurar de alguma forma os rendimentos dos pescadores que ainda conseguem continuar a trabalhar neste cenário de pandemia” advertiu.

O sindicato revelou ter conhecimento da linha de crédito no valor de 20 milhões de euros para apoio à atividade da pesca e aquacultura, mas desconhece a “criação de qualquer medida visando o apoio à atividade da moluscicultura”.

Para obter respostas, enviou na semana passada uma carta ao secretário de Estado das Pescas questionando, entre outras, “o pagamento das licenças dos viveiros cujo prazo terminou a 31 de março”, nomeadamente “a suspensão das taxas”, mas ainda não obteve resposta, adiantou o sindicalista.

Contactado pela Lusa, José Apolinário afirmou “estar a analisar”, com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Agência Portuguesa do Ambiente, as propostas apresentadas pelos pescadores, prometendo uma resposta “para breve”.

O secretário de Estado revelou que o Governo defendeu junto da Comissão Europeia que deveria “haver uma medida de cessações temporárias financiada por fundos comunitários” e que aprovou na generalidade a linha de crédito até 20 milhões de euros, que está “em fase final de afinação” e que será conhecida nos próximos dias, já que “houve a necessidade de ouvir as regiões autónomas e a própria Comissão Europeia”.

Adiantou ainda que o Ministério do Mar está a trabalhar com o Ministério das Finanças para “utilizar o Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca, dentro de determinadas regras”.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados de contaminação por covid-19 foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 870 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 44 mil.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros

19:50 27 Julho, 2026 17:56 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Tribunal da Relação de Lisboa concluiu que o GPS era usado para controlar a atividade diária da trabalhadora, prática proibida pelo Código do Trabalho

Algarve Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Algarve Cultura Vida & Lazer

Último verão do Lick leva cinco grandes noites a Boliqueime

15:20 27 Julho, 2026 15:21 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A antiga Kadoc vive o último capítulo como Lick, com cinco headliners internacionais e uma programação inédita no Algarve

Nacional

Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

18:50 27 Julho, 2026 17:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cerca de 30 operacionais participaram no resgate da criança de 8 anos, que foi transportada para o Hospital Pediátrico de Coimbra

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Tempo

Calor não dá tréguas até ao fim de julho: há regiões onde os termómetros podem chegar aos 42 ºC

15:30 27 Julho, 2026 15:18 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Últimos dias de julho trazem uma nova subida das temperaturas em Portugal continental. Há zonas onde os termómetros poderão aproximar-se dos 42 ºC

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Cultura Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros

19:50 27 Julho, 2026 17:56 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Tribunal da Relação de Lisboa concluiu que o GPS era usado para controlar a atividade diária da trabalhadora, prática proibida pelo Código do Trabalho

Algarve, Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Último verão do Lick leva cinco grandes noites a Boliqueime

15:20 27 Julho, 2026 15:21 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A antiga Kadoc vive o último capítulo como Lick, com cinco headliners internacionais e uma programação inédita no Algarve

Nacional

Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

18:50 27 Julho, 2026 17:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cerca de 30 operacionais participaram no resgate da criança de 8 anos, que foi transportada para o Hospital Pediátrico de Coimbra

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Tempo

Calor não dá tréguas até ao fim de julho: há regiões onde os termómetros podem chegar aos 42 ºC

15:30 27 Julho, 2026 15:18 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Últimos dias de julho trazem uma nova subida das temperaturas em Portugal continental. Há zonas onde os termómetros poderão aproximar-se dos 42 ºC

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Cultura, Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Últimas Notícias

  • Trabalha a partir de casa? Fisco pode negar este benefício no IRS ao vender o imóvel
    Trabalha a partir de casa? Fisco pode negar este benefício no IRS ao vender o imóvel
  • Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros
    Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros
  • Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
    Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
  • Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
    Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
  • Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial
    Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

Opinião

  • Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
    Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
    A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

Europe Direct Algarve

  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
  • Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
    Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento