Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Covid-19: investigadores não consideram preocupante presença da subvariante Delta em Portugal

O investigador do Instituto Nacional de Saúde (INSA) João Paulo Gomes afirmou hoje que a nova sublinhagem da variante Delta do vírus SARS-CoV-2 não tem tendência crescente em Portugal nem há provas de que afete a eficácia das vacinas

15:08 21 Outubro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Não existe ainda qualquer evidência científica que sugira que esta sublinhagem da Delta seja mais transmissível ou coloque sequer em perigo a eficácia das vacinas. De facto, nas últimas semanas têm surgido vários exemplos da emergência de novas combinações de mutações, mas que acabam por não ter impacto epidemiológico”, segundo o investigador do INSA, em declarações à Lusa.

Em Portugal não são ainda mais do que 10 casos da nova sublinhagem AY.4.2, espalhados nas últimas semanas, e alguns deles têm ligação ao Reino Unido, onde apresenta alguma relevância epidemiológica.

O coordenador do Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal adiantou, citando informação facultada pelas autoridades de saúde, que alguns destes casos têm “um historial de viagem ou um ‘link’ epidemiológico” ligado ao Reino Unido.

Segundo o microbiologista, “é normal” que devido ao turismo e ao fluxo de pessoas entre o Reino Unido e Portugal se continue a detetar alguns casos, mas ressalvou que é “muito cedo” para restrições de viagens ou outras medidas.

Como a sublinhagem AY.4.2 está a ter “uma expressão significativa” no Reino Unido e a crescer em frequência “semana após semana”, os investigadores do INSA tentaram perceber se estava a acontecer o mesmo em Portugal e concluíram que o panorama não é replicado no país.

“Não podemos falar de uma tendência crescente, mas sim já detetámos casos cá, tal como outros países também já detetaram, vamos estar atentos naturalmente para perceber se por acaso essa sublinhagem aumenta a sua frequência”, disse o investigador do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA.

Explicou ainda que o que se está a passar é que a comunidade científica se apercebeu, dado que a variante Delta “já há cinco, seis meses que domina o mundo inteiro”, que “é a própria Delta que está a evoluir”.

“Estamos a falar da variante Delta que aparece com uma mutação aqui, outra mutação ali, e sempre que essas diferenças sejam significativas, de forma a que o vírus seja diferente o suficiente e tenha algum impacto epidemiológico, elas são então definidas como novas sublinhagens dentro da variante Delta”, explicou, adiantando que já foram descritas 30 sublinhagens.

De acordo com o investigador, ainda não se sabe se esta nova sublinhagem aumenta a transmissibilidade, se envolve a fuga ao sistema imunitário e pode pôr em perigo de alguma forma as vacinas.

“É tudo muito, muito, muito cedo”, salientou, referindo que vai ter de se esperar “várias semanas para perceber se o impacto epidemiológico que parece estar a ter no Reino Unido tem reflexos também nos outros países ou não”.

Contudo, observou, estes “pequeninos alertas” já foram dados noutras semanas com outras “pseudovariantes” que apareceram e que depois não deram em nada.

“Acho que por agora podemos estar descontraídos, mas vamos estar naturalmente atentos ao evoluir da situação”, reiterou.

João Paulo Gomes sublinhou que “Portugal está numa situação muito boa”.

“Acima de tudo temos uma taxa de vacinação muitíssimo boa nas crianças acima dos 12 anos, coisa que não acontece na maior parte dos outros países europeus, o que faz com que isso nos dê algum conforto em termos de pressão do Serviço Nacional de Saúde e os resultados estão à vista”, observou.

Mesmo com o relaxamento das medidas e a máscara ter deixado de ser obrigatória na maior parte dos locais, não se está a verificar “uma explosão de casos”, nem um aumento significativo nos internamentos.

“Tendo em conta que temos uma ótima taxa de vacinação e que agora Portugal sugeriu a terceira dose para os grupos mais vulneráveis penso que podemos encarar o inverno, não vou dizer com tranquilidade, mas com algum otimismo porque não há razões para que as coisas corram para o mal”, declarou João Paulo Gomes.

– Notícia exclusiva do nosso parceiro SIC Notícias – VEJA AQUI O VÍDEO

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

Pai acusa homem de filmar os três filhos num centro comercial em Portimão

12:25 30 Junho, 2026 11:58 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

PSP está a investigar um caso em Portimão após um homem ter sido acusado de filmar três crianças num centro comercial

Algarve

“Baby-sitter” detido por suspeitas de abuso sexual de crianças no Algarve

17:23 30 Junho, 2026 17:23 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito, de 19 anos, terá cometido 20 crimes de abuso sexual contra duas crianças de 7 e 8 anos em Portimão

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Interior de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto Ciência Saúde

Caixa manual ou automática? Estudo aponta que uma das opções pode estimular o cérebro

18:30 30 Junho, 2026 13:09 30 Junho, 2026 | João Luís

Estudo sugere que conduzir com mudanças manuais pode exigir mais coordenação, atenção e atividade cerebral

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Vida & Lazer

Praias no Algarve passam a ter mapa à entrada para os banhistas saberem onde podem colocar os chapéus-de-sol

09:52 30 Junho, 2026 09:40 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No Algarve, as praias vão passar a ter mapas à entrada para esclarecer de forma visual onde os banhistas podem colocar chapéus-de-sol

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho

18:50 30 Junho, 2026 15:27 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prepare-se: Portugal continental deverá enfrentar pelo menos cinco dias de calor intenso no arranque de julho

Homem a esfregar os olhos em frente ao computador. Créditos: Freepik AI
Economia Nacional

Morreu um familiar? Pode ter de entregar o IRS por ele até este dia

13:48 30 Junho, 2026 13:32 30 Junho, 2026 | João Luís

Herdeiros podem ter de entregar o IRS de um familiar falecido: saiba quem deve tratar da declaração e que coimas se aplicam

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Opinião Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

Pai acusa homem de filmar os três filhos num centro comercial em Portimão

12:25 30 Junho, 2026 11:58 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

PSP está a investigar um caso em Portimão após um homem ter sido acusado de filmar três crianças num centro comercial

Algarve

“Baby-sitter” detido por suspeitas de abuso sexual de crianças no Algarve

17:23 30 Junho, 2026 17:23 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito, de 19 anos, terá cometido 20 crimes de abuso sexual contra duas crianças de 7 e 8 anos em Portimão

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Interior de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto, Ciência, Saúde

Caixa manual ou automática? Estudo aponta que uma das opções pode estimular o cérebro

18:30 30 Junho, 2026 13:09 30 Junho, 2026 | João Luís

Estudo sugere que conduzir com mudanças manuais pode exigir mais coordenação, atenção e atividade cerebral

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Vida & Lazer

Praias no Algarve passam a ter mapa à entrada para os banhistas saberem onde podem colocar os chapéus-de-sol

09:52 30 Junho, 2026 09:40 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No Algarve, as praias vão passar a ter mapas à entrada para esclarecer de forma visual onde os banhistas podem colocar chapéus-de-sol

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho

18:50 30 Junho, 2026 15:27 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prepare-se: Portugal continental deverá enfrentar pelo menos cinco dias de calor intenso no arranque de julho

Homem a esfregar os olhos em frente ao computador. Créditos: Freepik AI
Economia, Nacional

Morreu um familiar? Pode ter de entregar o IRS por ele até este dia

13:48 30 Junho, 2026 13:32 30 Junho, 2026 | João Luís

Herdeiros podem ter de entregar o IRS de um familiar falecido: saiba quem deve tratar da declaração e que coimas se aplicam

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Opinião, Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Últimas Notícias

  • Vai estar um ‘caldinho’: confira a temperatura da água do mar no Algarve para o dia 1 de julho
    Vai estar um ‘caldinho’: confira a temperatura da água do mar no Algarve para o dia 1 de julho
  • Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho
    Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho
  • Vela adaptada ajuda a promover bem-estar e autoestima em Vilamoura
    Vela adaptada ajuda a promover bem-estar e autoestima em Vilamoura
  • Caixa manual ou automática? Estudo aponta que uma das opções pode estimular o cérebro
    Caixa manual ou automática? Estudo aponta que uma das opções pode estimular o cérebro
  • São Brás de Alportel promove campanha solidária de apoio às vítimas da catástrofe na Venezuela
    São Brás de Alportel promove campanha solidária de apoio às vítimas da catástrofe na Venezuela

Opinião

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal