Os radares de velocidade fazem parte da vida de grande parte dos condutores e muitos deles já foram multados. A maioria das vezes acontece por distração. Saiba agora quais são as melhores ferramentas para evitar ser apanhado em excesso de velocidade por um radar.
Quando o assunto é radares de velocidade é importante relembrar que: os fixos têm de estar obrigatoriamente assinalados, já com os móveis, tal não precisa de acontecer. Grande parte das vezes os condutores são surpreendidos porque não repararam no limite de velocidade em determinada estrada. Para que esteja sempre prevenido sobre qual é a velocidade máxima em que pode circular existem várias aplicações para smartphones que avisam quando se está a aproximar de um radar.
A mais conhecida delas é capaz de ser o Waze. Esta aplicação é uma das mais utilizadas e uma alternativa ao Google Maps. É compatível com Android Auto e Apple Car Play.
O Radarbot é também uma das apps mais utilizadas. Tem a particularidade de, segundo o se lê na descrição da aplicação na Google Play Store ser a “única aplicação que combina alertas em tempo real com o melhor sistema de aviso de radares offline”. Está também disponível para iOS.
Há também uma app pensada apenas para o território nacional, o Radares de Portugal. A aplicação contém um mapa de radares em tempo real, fixos e móveis, que surgem com avisos visuais e sonoros. É ainda possível assinalar novos radares e confirmar os mesmos após passar por eles. É compatível com Android ou pode consultar através de web.
Para além destas três mais conhecidas está também disponível a Social Drive, uma rede social para condutores que avisa o trânsito em tempo real, os radares e as incidências na área, em qualquer ponto do país, a Radares Fixos e Móveis e a TomTom AmiGO.