Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Cientistas criam meio inovador para combater um dos cancros pediátricos mais comuns

“Tumor ósseo muito agressivo que afeta particularmente crianças e adolescentes”, o osteossarcoma é um tipo de cancro que apresenta “grande propensão para a metastização pulmonar”

12:17 7 Janeiro, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma equipa de cientistas está a desenvolver uma ferramenta inovadora de teranóstica (técnica que reúne diagnóstico e terapêutica) dirigida às micrometástases pulmonares, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

“Tumor ósseo muito agressivo que afeta particularmente crianças e adolescentes”, o osteossarcoma é um tipo de cancro que apresenta “grande propensão para a metastização pulmonar”, sublinha a UC, numa nota hoje divulgada.

Os investigadores acreditam que “a maioria dos doentes já tem micrometástases na altura do diagnóstico clínico, que depois progridem para metástases pulmonares, sendo esta a sua principal causa de morte, pelo facto de as terapias convencionais apresentarem uma eficácia limitada”.

Por isso, “é urgente um diagnóstico mais precoce e novas estratégias terapêuticas capazes de eliminar estas pequenas lesões e travar a sua progressão”, afirma Célia Gomes, do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), da Faculdade de Medicina da UC, que lidera o estudo, em parceria com Antero Abrunhosa, do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS).

O projeto, distinguido recentemente pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e Lions Portugal, e que conta agora com 250 mil euros de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foca-se numa abordagem que tira partido do conhecimento atual sobre o papel dos exossomas na formação de metástases e dos avanços nas tecnologias de imagem e de terapêutica baseada em radionuclídeos.

Facilmente isolados a partir de amostras biológicas (de sangue ou urina, por exemplo), “os exossomas podem ser administrados num organismo como veículos de entrega de moléculas para órgãos-alvo”, funcionalidade que lhes confere “um elevado potencial diagnóstico e terapêutico”.

As experiências já realizadas, revela Célia Gomes, permitiram demonstrar que “os exossomas libertados pelas células do tumor primário (osteossarcoma) induzem alterações no tecido pulmonar que favorecem o desenvolvimento das micrometástases”.

“Comprovámos ainda a afinidade dos exossomas pelas lesões metastáticas, e a capacidade de entrega do seu conteúdo, o que substancia o grande propósito do nosso projeto: utilização dos exossomas como eficientes veículos de entrega de radionuclídeos com especificidade para células-alvo”.

O financiamento atribuído pela FCT vai permitir explorar a potencialidade dos exossomas como agentes de terapêutica “através da sua funcionalização com radionuclídeos emissores beta, já aprovados para uso clínico, como por exemplo o Lutécio-177”, explicita, citada pela UC, a investigadora do iCBR.

“Iremos também avaliar em contexto clínico se os exossomas podem ser utilizados, de forma não invasiva, como biomarcadores de risco ou de progressão da doença metastática”, acrescenta.

Ao longo dos três anos de duração do projeto, realizado em colaboração com a Unidade de Tumores do Aparelho Locomotor do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), vão ser isolados exossomas de amostras de sangue de doentes com osteossarcoma, tendo em vista uma “caracterização em larga escala do seu conteúdo molecular e identificação de uma assinatura molecular preditiva do risco de doença metastática, cada vez mais importante para o prognóstico e para uma decisão terapêutica mais adequada”, afirma a investigadora.

A abordagem proposta neste projeto, finaliza Célia Gomes, “representa um avanço nas aplicações biomédicas dos exossomas e pode servir de base para a exploração dos exossomas como plataformas de teranóstica para o osteossarcoma e outras neoplasias metastáticas, abrindo caminho à medicina de precisão”.


RELACIONADO:

► Recolher obrigatório e proibição de circulação entre municípios para 11 concelhos do Algarve

► Tavira regista o maior número de novos casos de covid-19 de sempre

► Contágios com tendência para aumentar. Dos 417 surtos ativos, 24 estão no Algarve

► COVID: Algarve tem o seu pior dia de sempre e Alentejo o seu segundo pior dia

► NOVO MÁXIMO com mais de 10 mil novos casos em Portugal

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Castelo de Paderne.
Algarve Cultura

Há cerca de 800 anos já havia um sistema de esgotos em Paderne e as ruinas ainda podem ser visitadas

12:20 27 Outubro, 2026 12:07 27 Outubro, 2026

Antiga fortaleza algarvia conserva vestígios de uma povoação islâmica que já dispunha de ruas organizadas e de um sistema de esgotos

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve Cultura Ensino Mundo

Sofia Fonseca faz história ao assumir liderança mundial do turismo cultural

17:30 27 Outubro, 2026 17:44 27 Outubro, 2026

Investigadora da Universidade do Algarve torna-se a primeira portuguesa a presidir ao comité internacional de turismo cultural do ICOMOS, criado em 1969

Nacional

Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Castelo de Paderne.
Algarve, Cultura

Há cerca de 800 anos já havia um sistema de esgotos em Paderne e as ruinas ainda podem ser visitadas

12:20 27 Outubro, 2026 12:07 27 Outubro, 2026

Antiga fortaleza algarvia conserva vestígios de uma povoação islâmica que já dispunha de ruas organizadas e de um sistema de esgotos

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve, Cultura, Ensino, Mundo

Sofia Fonseca faz história ao assumir liderança mundial do turismo cultural

17:30 27 Outubro, 2026 17:44 27 Outubro, 2026

Investigadora da Universidade do Algarve torna-se a primeira portuguesa a presidir ao comité internacional de turismo cultural do ICOMOS, criado em 1969

Nacional

Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Últimas Notícias

  • Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial
    Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial
  • Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
    Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
  • 79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
    79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
  • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
    Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
  • Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
    Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

Opinião

  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal