Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Casos Covid-19 vão estabilizar ou diminuir? Especialistas preveem que crescimento continue

O número diário de infetados pode vir a subir muito mais, concordam vários especialistas. O efeito do relaxamento no Natal ainda estará por vir com as subsequentes cadeias de transmissão

14:43 1 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O número volta a fixar um novo recorde, mas totais piores podem estar a caminho. O alerta é feito por Henrique Oliveira, matemático e professor do Instituto Superior Técnico (IST), para quem o aumento de casos de covid-19 contabilizado no boletim desta quinta-feira (7627) e no do dia anterior (6049) não será “ainda” atribuível ao período de natal.

“Ainda me parece cedo para a explicação ser essa”, adiantou ao Expresso, para explicar que, o mais provável é estas subidas refletirem o menor números de testes realizado junto à época festivas, “com feriados pelo meio e tudo”, bem como a comunicação mais lenta dos seus resultados.

O pneumologista e coordenador do gabinete de crise da covid-19 da Ordem dos Médicos, Filipe Froes acredita que o país poderá “já estar perante o reconhecimento de novos casos, fruto da festividade do Natal”. “No fundo, era aquilo que não se queria, mas, infelizmente, aconteceu”, disse à agência Lusa, considerando que os 7627 anunciados esta quinta-feira resultarão eventualmente de uma “altura em que muitas pessoas desvalorizaram as medidas de prevenção e controle, como o uso de máscara e o evitar ajuntamentos”.

O especialista também teme um acréscimo de números nos próximos dias. “As infeções que possam ter ocorrido no Natal, algumas ligeiras ou assintomáticas, podem dar nos dias subsequentes cadeias de transmissão”, alertou.

“Este aumento pode ser devido à não testagem na altura do Natal, o que eu duvido”, considera por sua vez o virologista Pedro Simas. “Se não tiver esse efeito, deve-se ao maior número de contactos, são as duas possíveis explicações”, defendeu também à Lusa. Portugal tem um “planalto na média diária dos 3.200 casos”, lembrou, o que, no seu entender, “é muito alto, é 10 vezes maior do que o planalto do verão, ou seja, nunca houve um risco tão grande de transmissão” do vírus.

“Os números de hoje ainda são pré-Natal, portanto, o efeito Natal e Ano Novo só se vai ver em janeiro”, acrescenta Pedro Simas.

A Henrique Oliveira, os cálculos matemáticos em que trabalha dão-lhe razões para temer um cenário agravado, com ainda mais infeções nos próximos dias, sendo certo que “mais infetados implicará sempre mais mortos”.

“É preciso olhar para os números com cautela”, sublinha, sem esconder aquilo que lhe parece mais preocupante: “o total de óbitos não está a baixar (foram 76 nas últimas 24 horas), pelo contrário, parece haver uma nova tendência de subida”.

SERVIÇOS DE SAÚDE NOVAMENTE EM RISCO DE RUTURA

Que média diária podemos então esperar? “Não sei ainda dizer”, avança o matemático, que arrisca podermos ter de lidar com um total de 11 mil mortos até ao final de fevereiro, “e isto sem contar com a eventual entrada em cena da nova estirpe do vírus, detetada no Reino Unido”. A verdade, sublinha o docente do IST, é que os serviços de saúde não têm margem para uma subida significativa de infetados, pelo que se o país chegar a totais diários iguais ou superiores aos piores dias de outubro e novembro – “o que é possível” – isso significará ficarem os hospitais novamente à beira da rutura.

Sempre que se aliviam as restrições, o resultado é a subida de casos, insiste Henrique Oliveira, que classifica as medidas que têm vindo a ser tomadas pelo Governo como “medidas iô iô”. “Acho que se pode usar a palavra imprevisível”, adianta: “Não sabemos bem o que esperar”. As medidas têm-se revelado ineficazes para controlar a pandemia, considera, estando muito mais a ser impostas de forma “reativa”, e não por antecipação, apesar dos alertas que deviam ter sido considerados dada “a situação em países europeus como Espanha, Alemanha e França”.

De resto, a matemática não tem falhado. “Apontei anteriormente para um total de 7 mil óbitos até 31 de dezembro e é para isso que os registos apontam”. O matemático sublinha, no entanto, que há dois novos dados cujos efeitos não foi ainda possível considerar. Além da eventual entrada no país da nova estirpe do vírus – “mesmo que tenham vindo menos emigrantes do Reino Unido neste Natal, por exemplo, basta que sete ou oito pessoas estivessem infetadas para a fazer chegar ao país” – há a questão das vacinas. Para já, “não sabemos sequer quantas pessoas vai ser possível vacinar até ao fim de janeiro”.

O Expresso procurou saber que leitura faz a Direção-Geral da Saúde (DGS) da subida de casos registada nos últimos boletins, questionando que medidas estão pensadas, acautelando a evolução dos próximos dias, e se o volume de testes efetuados foi mais reduzido no período de Natal. Até ao fecho do artigo, a DGS não respondeu.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade com estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses

15:40 3 Agosto, 2026 15:12 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores que tenham 60 anos ou mais podem optar pela reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Algarve Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja

14:50 3 Agosto, 2026 14:44 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito português já no próximo mês

Família no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Nacional

Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar

21:20 3 Agosto, 2026 20:58 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Documento que continua a ser usado por muitos portugueses, sobretudo no estrangeiro, deixou de ser válido para viajar a partir de hoje, dia 3 de agosto

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve Cultura

Cerca de 500 pessoas assistiram ao concerto dos Ratos de Porão em Santo Estêvão [fotos]

12:15 3 Agosto, 2026 12:29 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ratos de Porão, Simbiose, Re-Censurados, Armnatt e Choque Frontal animaram o regresso do Rock D’Aranha à aldeia

Algarve Cultura

Festa solidária da Associação Existir volta ao Largo do Salão de Festas de Loulé

16:16 3 Agosto, 2026 16:16 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Evento decorre a 14 e 15 de agosto, com entrada livre, e destina as receitas às respostas sociais desenvolvidas pela Associação Existir

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Ruben Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Hacker com dados roubados. Crédito: Freepik
Tech

Atenção utilizadores de Inteligência Artificial: estas informações nunca devem ser partilhadas e podem colocar a privacidade em risco

20:00 3 Agosto, 2026 20:00 3 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Inteligência Artificial pode facilitar várias tarefas, mas introduzir determinados dados pode colocar em risco a sua privacidade e segurança

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus pontos: este sinal é ‘ignorado’ por muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

19:00 3 Agosto, 2026 16:47 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Muitos condutores limitam-se a abrandar perante este sinal, mas a lei exige uma paragem completa

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade com estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses

15:40 3 Agosto, 2026 15:12 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores que tenham 60 anos ou mais podem optar pela reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Algarve, Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja

14:50 3 Agosto, 2026 14:44 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito português já no próximo mês

Família no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Nacional

Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar

21:20 3 Agosto, 2026 20:58 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Documento que continua a ser usado por muitos portugueses, sobretudo no estrangeiro, deixou de ser válido para viajar a partir de hoje, dia 3 de agosto

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve, Cultura

Cerca de 500 pessoas assistiram ao concerto dos Ratos de Porão em Santo Estêvão [fotos]

12:15 3 Agosto, 2026 12:29 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ratos de Porão, Simbiose, Re-Censurados, Armnatt e Choque Frontal animaram o regresso do Rock D’Aranha à aldeia

Algarve, Cultura

Festa solidária da Associação Existir volta ao Largo do Salão de Festas de Loulé

16:16 3 Agosto, 2026 16:16 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Evento decorre a 14 e 15 de agosto, com entrada livre, e destina as receitas às respostas sociais desenvolvidas pela Associação Existir

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Hacker com dados roubados. Crédito: Freepik
Tech

Atenção utilizadores de Inteligência Artificial: estas informações nunca devem ser partilhadas e podem colocar a privacidade em risco

20:00 3 Agosto, 2026 20:00 3 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Inteligência Artificial pode facilitar várias tarefas, mas introduzir determinados dados pode colocar em risco a sua privacidade e segurança

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus pontos: este sinal é ‘ignorado’ por muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

19:00 3 Agosto, 2026 16:47 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores limitam-se a abrandar perante este sinal, mas a lei exige uma paragem completa

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Últimas Notícias

  • Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas
    Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas
  • Chegou ao Lidl a Bomba de Limpeza a Alta Pressão com 2400 W de potência, mangueira de 10 m e pistola de espuma com capacidade de 1 l
    Chegou ao Lidl a Bomba de Limpeza a Alta Pressão com 2400 W de potência, mangueira de 10 m e pistola de espuma com capacidade de 1 l
  • Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar
    Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar
  • Atenção utilizadores de Inteligência Artificial: estas informações nunca devem ser partilhadas e podem colocar a privacidade em risco
    Atenção utilizadores de Inteligência Artificial: estas informações nunca devem ser partilhadas e podem colocar a privacidade em risco
  • Adeus pontos: este sinal é ‘ignorado’ por muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
    Adeus pontos: este sinal é ‘ignorado’ por muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

Opinião

  • Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
    Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
  • Os peixes revelam um novo cancro transmissível | Por Isabel Duarte
    Os peixes revelam um novo cancro transmissível | Por Isabel Duarte
  • Filhos da pauta | Por José Figueiredo Santos
    Filhos da pauta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar
    Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar
  • Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
    Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento