A aldeia de Cachopo, no concelho de Tavira, é a primeira aldeia algarvia a ser classificada como “Aldeias de Portugal”. A classificação resultou de uma candidatura apresentada pelo Município de Tavira, em julho de 2021, à ATA – Associação de Turismo de Aldeia.
“A marca ‘Aldeias de Portugal’ distingue as aldeias rurais tradicionais com potencialidades turísticas, que primam pela preservação de um passado histórico expresso no património material e imaterial, no edificado, nas tradições, usos e costumes que possuem capacidade de transmitir esse legado, proporcionando a visitantes e turistas uma ‘Experiência de Ruralidade’ através de um produto único que é a própria Aldeia”, explica a autarquia tavirense.
Cachopo possui inúmeros recursos naturais e construídos, materiais e imateriais, que devidamente valorizados e promovidos podem constituir-se como elementos distintivos, capazes de favorecer e potenciar o desenvolvimento social, económico e turístico da aldeia.
A marca “Aldeias de Portugal” vai permitir aumentar a atratividade, levando à melhoria da qualidade de vida da população, diminuindo as assimetrias entre o litoral e o interior e contribuindo no seu todo para uma maior coesão económico-social neste território de baixa densidade do concelho.