Um avião da companhia aérea low cost irlandesa, Ryanair, com 189 passageiros a bordo fez, este domingo, uma aterragem de emergência no Aeroporto Internacional Gago Coutinho, em Faro depois de ter sido detectado um problema técnico. Um dos pneus do avião que tinha como destino Belfast, a capital da Irlanda do Norte, rebentou durante a descolagem, avança a SIC Notícias.
A aeronave teve que voltar para trás e andou às voltas no ar a gastar combustível para poder aterrar em segurança.
O comandante regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção civil, Vítor Vaz Pinto, revelou ao Correio da Manhã que o alerta a bordo foi dado às 8:14. O plano de emergência foi ativado e passou a alerta vermelho às 8:16. O alerta terminou às 9:35.
Para o local foram mobilizados 100 operacionais, auxiliados por 42 viaturas e uma embarcação.
A rápida e eficaz resposta das autoridades e da tripulação permitiu que a aterragem de emergência do avião decorresse sem incidentes.
Apesar do pneu rebentado durante a descolagem ter gerado momentos de tensão, a segurança dos 189 passageiros a bordo foi preservada, e não se registaram feridos, nem houve pânico a bordo.
A coordenação eficiente das equipas de emergência e a perícia do comandante da aeronave foram essenciais para a resolução desta situação de emergência. O avião aterrou em segurança.
Veja agora o vídeo da aterragem de emergência:
Leia também: Homem de 54 anos morre após despistar-se de ciclomotor no concelho de Castro Marim