Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Algarve tem 16 novos casos de 573 registados no país

Covid-19. Portugal regista este sábado mais 3 mortes e 573 novos casos, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde

14:18 5 Junho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal registou três mortes relacionadas com a doença covid-19 e 573 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a que tem mais novos casos confirmados, com 334 dos 573 registados no período em análise.

Dos três óbitos hoje contabilizados pela DGS, dois foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo e um na região Centro.

Relativamente aos internamentos, hoje estão menos duas pessoas em enfermaria, totalizando 265 doentes.

Nas unidades de cuidados intensivos (UCI), estão 51 pacientes, menos dois em relação à véspera.

Os dados divulgados pela DGS mostram também que estão ativos menos 111 casos, para um total de 23.362, e que 681 pessoas foram dadas como recuperadas nas últimas 24 horas, o que aumenta o total nacional para 811.640 recuperados.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17.032 pessoas e 852.034 casos de infeção foram diagnosticados.

O número de contactos em vigilância pelas autoridades de saúde registou um aumento de 237, totalizando agora 25.398, de acordo com os mesmos dados da DGS.

Todas as regiões de Portugal continental apresentam um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 acima de 1, com Lisboa e Vale do Tejo a destacar-se com 1,16, indica o relatório do INSA esta sexta-feira divulgado.

Segundo o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva da pandemia de covid-19, apenas a Madeira apresenta um Rt – indicador que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada – abaixo do limite estabelecido de 1, estando agora nos 0,83.

Lisboa e Vale do Tejo é a região do país com um Rt mais elevado, tendo passado, no espaço de uma semana, de 1,14 para 1,16, enquanto o Alentejo reduziu o índice de transmissibilidade do vírus de 1,16 para os 1,01.

O Norte, o Algarve e o Centro apresentam um Rt de 1,04 e os Açores de 1,05, de acordo com relatório do INSA.

No que se refere à taxa de incidência acumulada de novos casos a 14 dias, os Açores são a única região do país acima do referencial de 120, apresentando uma taxa de 146,6.

Lisboa e Vale do Tejo regista uma taxa de incidência acumulada de novos casos que subiu dos 68,1 para os 92,7, tendo a Madeira apresentado a maior redução, passando dos 109,7 para os 76,3.

As regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve apresentam uma taxa de incidência acumulada a 14 dias abaixo dos 60 casos por 100 mil habitantes.

O país “apresenta a taxa de notificação acumulada de 14 dias entre 60 e 119,9 por 100 mil habitantes e um Rt superior a 1, ou seja, taxa de notificação moderada e com tendência crescente”, refere o INSA, avançando que, a nível europeu, “na mesma situação que Portugal está o Reino Unido”.

Um dado positivo prende-se com o número de pacientes recuperados (681), que supera o dos novos casos


Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram notificadas 334 novas infeções, novamente o maior número a nível nacional, contabilizando-se até agora 322.765 casos e 7.216 mortos.

A região Norte contabiliza 120 novas infeções por SARS-CoV-2, totalizando 341.229 casos de infeção e 5.356 óbitos desde o início da crise pandémica.

Na região Centro registaram-se mais 65 casos, perfazendo 120.094 infeções e 3.024 mortos.

No Alentejo foram assinalados mais cinco novos casos de infeção, totalizando 30.257 contágios e 971 mortos desde o início da pandemia.

Na região do Algarve, o boletim de hoje da DGS informa que foram registados 16 novos casos, acumulando-se 22.393 contágios pelo SARS-CoV-2 e 363 óbitos.

A região Autónoma da Madeira contabilizou 11 novos casos, somando 9.754 infeções e 69 mortes devido à doença covid-19 desde março de 2020.

Nas últimas 24 horas, e segundo a DGS, os Açores apresentaram 22 novos casos, o que eleva para 5.542 contágios desde o início da pandemia. O número de óbitos, 33, mantém-se inalterado.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

Estão internados 265 doentes, menos 2 do que na sexta-feira. Nos cuidados intensivos estão 51 doentes, menos dois


O novo coronavírus já infetou em Portugal pelo menos 387.340 homens e 464.314 mulheres, segundo mostram os dados da DGS.

A entidade informa igualmente a existência de 380 casos de infeção em pessoas de sexo desconhecido, que se encontram sob investigação, uma vez que esta informação não é fornecida de forma automática.

Ainda sobre a caracterização demográfica dos casos confirmados, o boletim da DGS refere que a maior incidência se verifica nos grupos etários entre os 20 e os 59 anos.

Do total de vítimas mortais, 8.945 eram homens e 8.087 mulheres.

O maior número de óbitos continua a concentrar-se nos idosos com mais de 80 anos, seguidos da faixa etária entre os 70 e os 79 anos.

A pandemia da doença covid-19 provocou, pelo menos, 3.714.923 mortos no mundo, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção recenseados, segundo o mais recente balanço feito pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

♦ LINKS ÚTEIS

  • Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
  • ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
  • Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
  • Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
  • London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
  • Agência Europeia dos Medicamentos
  • Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
  • Covid-19 DGS/Ministério da Saúde – mapa dos números
  • Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
  • Linha SNS24
  • Direção-Geral da Saúde (DGS)
  • Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

MAPA COM OS CASOS A NÍVEL GLOBAL

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa

07:00 13 Maio, 2026 16:24 12 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para evitar a suspensão da pensão. Saiba como tratar do processo online

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 18:22 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve Animais

Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves

07:15 13 Maio, 2026 07:10 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico alerta para riscos na transição de gestão prevista para o final do mês

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor

21:00 12 Maio, 2026 20:38 12 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Números da UE colocam esta cidade portuguesa sob pressão e mostram por que razão a habitação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de luz prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 12 Maio, 2026 16:19 12 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas de energia elétrica e cortes de luz agendados para várias zonas do país

Paciente num hospital. Crédito: Magnific
Nacional Saúde

DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

20:20 12 Maio, 2026 20:09 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Autoridades de saúde lançaram recomendações aos profissionais de saúde, de modo a garantir que casos suspeitos de Hantavírus são eficazmente identificados

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa

07:00 13 Maio, 2026 16:24 12 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para evitar a suspensão da pensão. Saiba como tratar do processo online

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 18:22 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve, Animais

Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves

07:15 13 Maio, 2026 07:10 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico alerta para riscos na transição de gestão prevista para o final do mês

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor

21:00 12 Maio, 2026 20:38 12 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Números da UE colocam esta cidade portuguesa sob pressão e mostram por que razão a habitação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de luz prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 12 Maio, 2026 16:19 12 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas de energia elétrica e cortes de luz agendados para várias zonas do país

Paciente num hospital. Crédito: Magnific
Nacional, Saúde

DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

20:20 12 Maio, 2026 20:09 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Autoridades de saúde lançaram recomendações aos profissionais de saúde, de modo a garantir que casos suspeitos de Hantavírus são eficazmente identificados

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Últimas Notícias

  • Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves
    Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves
  • Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa
    Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa
  • Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal
    Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal
  • Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro
    Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro
  • Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
    Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
  • DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer
    DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

Opinião

  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal