O mercado de ostras no Algarve está a passar por uma transformação significativa, impulsionado por um aumento na procura por este produto que ainda é considerado gourmet. Hoje em dia, as ostras ganham terreno e continuam a crescer em popularidade na região, com um único exemplar a atingir quase quatro euros nos estabelecimentos.
Produção em Ascensão no Algarve
As condições favoráveis de reprodução e o rápido crescimento das ostras atraíram até mesmo ostricultores franceses para a região.
Apesar de algum preconceito antigo quanto ao consumo de ostras, os vendedores afirmam que este marisco está em voga e que essa tendência parece estar a consolidar-se.
Ostra-Giga na Ria de Alvor
A produção deste marisco, incluindo a ostra-giga, ocorre nas malhas distribuídas ao longo da Ria de Alvor, no Algarve.
Esta espécie, originária do Pacífico, é criada em Portugal, mas chega ao mercado com o selo de qualidade francês. Apesar das distâncias percorridas, é no Algarve que as ostras encontram as condições ideais para o seu desenvolvimento.
Exportações para França
Segundo a SIC Notícias, aproximadamente noventa por cento das ostras produzidas na região são exportadas para Arcachon, uma localidade costeira próxima de Bordéus, França.
Estas ostras provêm das assim chamadas “maternidades” e permanecem na Ria de Alvor por cerca de dois anos até atingirem a maturidade.
Esse período é metade do tempo que demorariam a crescer em França e consideravelmente mais curto do que o necessário para as ostras portuguesas atingirem a idade adulta.
Expansão do Mercado
Devemos destacar a rápida expansão do mercado de ostras, que anteriormente suscitava desconfiança. Em 2022, um viveiro algarvio exportou cerca de 200 toneladas de ostras.
Durante o verão, os vendedores chegam a comercializar quase 600 quilos por semana, sobretudo para restaurantes. O preço de uma única ostra nos estabelecimentos pode chegar a quase quatro euros.
Para os produtores franceses, o custo ronda os 3 euros por quilo. Este aumento notável na produção e procura evidencia o crescente apreço por este produto delicado e saboroso na região do Algarve.
Leia também: Algarve lidera valor na avaliação bancária por metro quadrado a nível nacional