Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Algarve deixou de ter concelhos em Risco Extremamente e Muito Elevado

Saiba a posição e as melhorias que se registaram em quase todos os concelhos, segundo a última incidência cumulativa de 14 dias do boletim da DGS

21:03 1 Março, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Descida do número de novos casos de infeção e de óbitos foi significativa em todos os 16 concelhos do Algarve, mantendo-se a tendência no resto do país
Situação do Algarve entre 10 e 23 de fevereiro, incidência cumulativa a 14 dias, segundo o boletim da DGS desta segunda-feira atualizado semanalmente

A região algarvia deixou de estar pintada de vermelho. O retrato difere em muito daquele que foi traçado há uma semana: os concelhos de Monchique, Vila Real de Santo António e Castro Marim deixaram o grau de Risco Extremamente Elevado (mais de 960 novos casos por 100 mil habitantes em duas semanas).

Os dados revelados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta segunda-feira, referem-se ao período entre 10 e 23 de fevereiro e apontam igualmente para uma segunda boa notícia: não há concelhos algarvios com mais de 480 novos casos por 100 mil habitantes, isto é, em grau de Risco Muito Elevado [ver 2º quadro referente ao período anterior].

Atualmente, dos 16 municípios algarvios, a maioria (doze) encontram-se em Risco Moderado, revelador do abrandamento da pandemia na região, em sintonia com o resto do país.

Esta era a situação anterior do Algarve entre 3 e 16 de fevereiro

No entanto, o Algarve ainda tem um total de quatro concelhos em Risco Elevado (mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes): Castro Marim com uma incidência por 100 mil habitantes de 465 casos, seguido por Vila Real de Santo António com 421, Monchique (276) e Portimão (251).

No fim da tabela com menor risco de contágio por Covid-19 encontra-se Aljezur (18), seguido pelos concelhos de Alcoutim (46) e de Vila do Bispo (58).

Quanto ao país no seu todo, existem apenas três concelhos em Portugal em risco extremo de infeção e 14 em risco elevado.


Apenas Manteigas, Arronches e Resende permanecem em risco extremo


No grupo do risco extremo de infeção estão os concelhos de Manteigas, com 1.896 casos por cem mil habitantes, Arronches, com 1.773 e Resende com 1.421

Os dados reportam a um período de incidência cumulativa a 14 dias entre 10 e 22 de fevereiro.

Em risco elevado estão os concelhos de Aljustrel, Arraiolos, Lamego, Rio Maior, Barrancos, Câmara de Lobos, Castanheira de Pera, Sobral de Monte Agraço, Castro Verde, Coimbra, Ferreira do Alentejo, Penela, Ponta do Sol e Vila Nova de Cerveira.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.

Há uma semana Portugal tinha 15 concelhos em risco extremo de infeção, o que já representava uma descida significativa relativamente às semanas anteriores.

No início de fevereiro Portugal chegou a ter quase 76% dos concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19.

Onze concelhos tiveram zero casos de infeção: Angra do Heroísmo, Lajes das Flores, Porto Santo, Povoação, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, Nordeste, Corvo, Velas, Vila Franca do Campo e Vila Velha de Ródão.

O número de novas infeções continua a descer em quase todos os concelhos do país (261 dos 308 municípios). Ainda assim há 18 concelhos com valores superiores aos da semana anterior.

NÚMERO DE NOVOS CASOS POR 100 MIL HABITANTES

Incidência cumulativa a 14 dias, entre 10 e 23 de fevereiro

A diminuição da incidência das últimas semanas já permite que a maioria dos concelhos, 290, não estejam dentro dos patamares mais elevados. E isso significa que têm menos do que 480 novas infeções por 100 mil habitantes em duas semanas, abaixo do que é considerado preocupante pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC). Ainda há 17 municípios (5,5% do total) acima desse nível – menos 96 do que há uma semana.

PESQUISE POR CONCELHO

Os únicos três com mais de mil novos casos por 100 mil habitantes são Manteigas (1896), Arronches (1773) e Resende (1421). Há uma semana, contavam-se 14 concelhos acima deste valor (3 deles acima de 2 mil novos casos por 100 mil habitantes em 14 dias).

Entre os 18 municípios que viram aumentar o número de novas infeções, Barrancos (+368), Monforte (+168) e Santa Marta de Penaguião (+106) são os que mostram um maior aumento.

AÇORES

Os Açores mantêm-se, maioritariamente, com níveis de incidência muito baixos, sem novos casos em nove concelhos: Corvo, Lajes das Flores, Santa Cruz das Flores, Velas, Santa Cruz da Graciosa, Angra do Heroísmo, Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste. Porto Santo e, no Continente, Vila Velha de Ródão também têm uma incidência nula.

MADEIRA


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso


E AINDA

► Detetada mais uma festa ilegal, desta vez com cerca de 25 pessoas em Évora

► Como é que se vai desconfinar sem correr o risco de ter outra onda idêntica à de janeiro?

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Nacional

Povo ‘pediu’ algarvio Gonçalo Ramos em campo contra a Espanha mas Roberto Martinez não ‘ouviu’: “Talvez no prolongamento seria bom”

09:14 7 Julho, 2026 09:14 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Roberto Martínez explicou por que manteve Gonçalo Ramos no banco na derrota de Portugal frente à Espanha nos oitavos de final do Mundial 2026

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve

Quercus hasteia Bandeira Qualidade de Ouro na Praia de Monte Gordo

10:43 7 Julho, 2026 10:25 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Águas do Algarve foi destacada pelo papel no tratamento de águas residuais e na proteção do ambiente marinho

Copo de água fria. Crédito: Magnific
Saúde

Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor

10:20 7 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do país, beber água e escolher melhor as refeições torna-se ainda mais importante

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Nacional

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Europe Direct Algarve Opinião

40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

08:10 7 Julho, 2026 07:56 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A História tem demonstrado que é nos momentos de crise que a Europa encontra a janela de oportunidade para os maiores avanços"

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

Algarve Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Algarve Cultura Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Nacional

Povo ‘pediu’ algarvio Gonçalo Ramos em campo contra a Espanha mas Roberto Martinez não ‘ouviu’: “Talvez no prolongamento seria bom”

09:14 7 Julho, 2026 09:14 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Roberto Martínez explicou por que manteve Gonçalo Ramos no banco na derrota de Portugal frente à Espanha nos oitavos de final do Mundial 2026

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve

Quercus hasteia Bandeira Qualidade de Ouro na Praia de Monte Gordo

10:43 7 Julho, 2026 10:25 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Águas do Algarve foi destacada pelo papel no tratamento de águas residuais e na proteção do ambiente marinho

Copo de água fria. Crédito: Magnific
Saúde

Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor

10:20 7 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do país, beber água e escolher melhor as refeições torna-se ainda mais importante

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Nacional

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Europe Direct Algarve, Opinião

40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

08:10 7 Julho, 2026 07:56 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A História tem demonstrado que é nos momentos de crise que a Europa encontra a janela de oportunidade para os maiores avanços"

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

Algarve, Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Algarve, Cultura, Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Últimas Notícias

  • Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting
    Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting
  • Quercus hasteia Bandeira Qualidade de Ouro na Praia de Monte Gordo
    Quercus hasteia Bandeira Qualidade de Ouro na Praia de Monte Gordo
  • Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António
    Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António
  • Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor
    Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor
  • Trail Entre a Serra e o Mar estreia-se em agosto em São Brás de Alportel
    Trail Entre a Serra e o Mar estreia-se em agosto em São Brás de Alportel

Opinião

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

Europe Direct Algarve

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal