Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Algarve com 13 novos casos (2,8%) dos 470 registados no país

Covid-19. Uma morte, 470 infetados e 545 recuperados em Portugal. Boletim dá conta de 23.733 casos ativos, menos 76 do que na véspera. Há menos oito doentes internados

14:16 29 Abril, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O plano de desconfinamento apresentado em março pelo Governo deu um passo a 19 de abril, com destaque para a reabertura de todas as lojas e centros comerciais

Portugal teve nas últimas 24 horas mais 470 casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 e uma morte atribuída à covid-19, num dia em que os internamentos voltam a descer, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No boletim epidemiológico emitido hoje, a DGS indica que há menos oito pessoas internadas com covid-19 desde quarta-feira. Nos hospitais estão ainda 324 doentes com covid-19 e mais uma pessoa em unidades de cuidados intensivos, onde no total estão 89 doentes.

O número de casos ativos está em 23.733, menos 76 do que na quarta-feira, e o número de contactos em vigilância desceu para 24.315, menos 397 do que no dia anterior.

Nas últimas 24 horas foram dadas como recuperadas 545 pessoas, que totalizam agora 795.326 desde o início da pandemia.

Desde março de 2020, Portugal já teve 836.033 casos confirmados de contágio pelo novo coronavírus e 16.974 mortes com covid-19.

De acordo com os mais recentes dados da DGS, em Portugal já foram administradas vacinas a 3.084.946 pessoas, incluindo 825.849 com a segunda dose.

Relativamente à matriz de risco, mantêm-se os valores revelados na segunda-feira: a incidência do vírus é de 69,3 casos por 100 mil habitantes na totalidade do território nacional e de 66,5 no continente, enquanto o índice de transmissibilidade, conhecido como R(t), é de 1,00, quer em Portugal quer apenas no continente.

Os dados do Rt e da incidência são atualizados à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

Há menos oito pessoas internadas, colocando o total em 324, exatamente como se registava há oito meses, a 29 de agosto, mas há mais um internamentos em Unidades de Cuidados Intensivos, o que eleva o número total para 89


♦ NORTE COM QUASE METADE DOS NOVOS CASOS DIÁRIOS

Pelo quinto dia consecutivo (desde domingo), a região Norte é a que regista o maior aumento diário de novos casos (213), o que corresponde a 45,32% do total do total de infeções reportadas pela DGS esta quinta-feira. Imediatamente a seguir está Lisboa e Vale do Tejo, com 143 novos casos no último dia.

Segue-se o Centro com 49 novos casos, a Madeira com 23, os Açores com 20, o Algarve com 13 e, por último, o Alentejo com nove – região onde se registou a única morte por covid-19 esta quinta-feira.

Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:

Número de novos infetados está abaixo do registado na quarta-feira (572) e da média dos últimos 30 dias (497,6), mas acima da média dos últimos sete (448,9)


O novo coronavírus já infetou em Portugal pelo menos 379.295 homens e 456.426 mulheres, mostram os dados da DGS, segundo os quais há 312 casos de sexo desconhecido, que se encontram sob investigação, uma vez que esta informação não é fornecida de forma automática.

Do total de vítimas mortais, 8.914 eram homens e 8.060 mulheres.

O maior número de óbitos continua a concentrar-se nos idosos com mais de 80 anos, seguidos da faixa etária entre os 70 e os 79 anos.

Do total de mortes, 11.170 eram pessoas com mais de 80 anos, 3.614 com idades entre os 70 e os 79 anos, e 1.519 tinham entre os 60 e os 69 anos.

Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:

Quanto a mortes confirmadas por covid-19 por faixa etária, uma doença que castiga mais a população mais idosa, o retrato do país é o seguinte:

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.152.646 mortos no mundo, resultantes de mais de 149,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


O surto em Portugal, em gráficos e mapas


Casos ativos

Total de casos confirmados

Total de mortes

Evolução de mortes

Mortos por dia

Mortos por grupo etário

Evolução de casos

Novos casos por dia

No dia 4 de novembro, dos 7.497 infetados registados, 3.570 dizem respeito a atualização da DGS após atraso de laboratório na região Norte

Evolução de casos em %

Casos por grupo etário

Onde fica a covid-19 na história das pandemias

Gráficos e mapas do nosso parceiro Expresso

♦ LINKS ÚTEIS

  • Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
  • ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
  • Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
  • Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
  • London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
  • Agência Europeia dos Medicamentos
  • Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
  • Covid-19 DGS/Ministério da Saúde – mapa dos números
  • Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
  • Linha SNS24
  • Direção-Geral da Saúde (DGS)
  • Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

MAPA COM OS CASOS A NÍVEL GLOBAL

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total

08:00 4 Agosto, 2026 12:49 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Apenas numa pequena zona de Portugal o Sol ficará totalmente encoberto durante alguns segundos, tornando possível assistir ao eclipse na sua forma mais total

Algarve Animais

Loulé entrega leitores de microchips às Juntas de Freguesia

07:00 4 Agosto, 2026 06:53 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Microchips permitem cruzar os dados dos animais com os respetivos tutores e facilitar o regresso a casa em caso de desaparecimento

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja

14:50 3 Agosto, 2026 14:44 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito português já no próximo mês

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 03:04 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest As doenças transmitidas através de alimentos podem provocar complicações graves, sobretudo quando atingem pessoas vulneráveis. Embora muitas destas infeções não sejam habitualmente fatais, a desidratação e o agravamento de problemas de saúde anteriores podem aumentar consideravelmente os riscos. Duas pessoas morreram no estado norte-americano...

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem dinheiro numa conta bancária ‘esquecida’? Ao fim destes anos o Estado pode mesmo ‘ficar com ele’

07:30 4 Agosto, 2026 16:59 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Uma conta bancária pode continuar aberta mesmo sem movimentos, acumulando comissões ao longo do tempo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Algarve Nacional Saúde

Menos despesa, mas forte concentração mantém-se na radiologia algarvia

09:00 4 Agosto, 2026 08:50 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Encargos do SNS com exames de radiologia recuaram 1,1% no Algarve, contrariando o aumento de 3,2% registado a nível nacional

Algarve Cultura Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Vida & Lazer

Nutricionista revela o que deve levar para um dia de praia e destaca estas frutas ricas em água

09:10 4 Agosto, 2026 12:30 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

O nutricionista revela quais os alimentos mais indicados para levar para a praia e destaca estas frutas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade com estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses

15:40 3 Agosto, 2026 15:12 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores que tenham 60 anos ou mais podem optar pela reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Começam a ser pagos hoje: conheça as datas de pagamento de subsídios e pensões da Segurança Social em agosto

12:40 3 Agosto, 2026 12:38 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos de agosto: pensões, subsídios, prestações familiares e outros apoios serão pagos em datas diferentes

Nacional

Época balnear soma 17 mortos e mais de 860 salvamentos em três meses

08:40 4 Agosto, 2026 08:40 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Praias não vigiadas concentraram 8 das 17 mortes registadas pela Autoridade Marítima Nacional até ao final de julho

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total

08:00 4 Agosto, 2026 12:49 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apenas numa pequena zona de Portugal o Sol ficará totalmente encoberto durante alguns segundos, tornando possível assistir ao eclipse na sua forma mais total

Algarve, Animais

Loulé entrega leitores de microchips às Juntas de Freguesia

07:00 4 Agosto, 2026 06:53 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Microchips permitem cruzar os dados dos animais com os respetivos tutores e facilitar o regresso a casa em caso de desaparecimento

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja

14:50 3 Agosto, 2026 14:44 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito português já no próximo mês

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 03:04 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest As doenças transmitidas através de alimentos podem provocar complicações graves, sobretudo quando atingem pessoas vulneráveis. Embora muitas destas infeções não sejam habitualmente fatais, a desidratação e o agravamento de problemas de saúde anteriores podem aumentar consideravelmente os riscos. Duas pessoas morreram no estado norte-americano...

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem dinheiro numa conta bancária ‘esquecida’? Ao fim destes anos o Estado pode mesmo ‘ficar com ele’

07:30 4 Agosto, 2026 16:59 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma conta bancária pode continuar aberta mesmo sem movimentos, acumulando comissões ao longo do tempo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Algarve, Nacional, Saúde

Menos despesa, mas forte concentração mantém-se na radiologia algarvia

09:00 4 Agosto, 2026 08:50 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Encargos do SNS com exames de radiologia recuaram 1,1% no Algarve, contrariando o aumento de 3,2% registado a nível nacional

Algarve, Cultura, Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Vida & Lazer

Nutricionista revela o que deve levar para um dia de praia e destaca estas frutas ricas em água

09:10 4 Agosto, 2026 12:30 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O nutricionista revela quais os alimentos mais indicados para levar para a praia e destaca estas frutas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade com estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses

15:40 3 Agosto, 2026 15:12 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores que tenham 60 anos ou mais podem optar pela reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Começam a ser pagos hoje: conheça as datas de pagamento de subsídios e pensões da Segurança Social em agosto

12:40 3 Agosto, 2026 12:38 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos de agosto: pensões, subsídios, prestações familiares e outros apoios serão pagos em datas diferentes

Nacional

Época balnear soma 17 mortos e mais de 860 salvamentos em três meses

08:40 4 Agosto, 2026 08:40 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Praias não vigiadas concentraram 8 das 17 mortes registadas pela Autoridade Marítima Nacional até ao final de julho

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Últimas Notícias

  • Adeus onde de calor? Chuva e descida das temperaturas regressam a Portugal e estas serão as regiões afetadas
    Adeus onde de calor? Chuva e descida das temperaturas regressam a Portugal e estas serão as regiões afetadas
  • Nutricionista revela o que deve levar para um dia de praia e destaca estas frutas ricas em água
    Nutricionista revela o que deve levar para um dia de praia e destaca estas frutas ricas em água
  • Menos despesa, mas forte concentração mantém-se na radiologia algarvia
    Menos despesa, mas forte concentração mantém-se na radiologia algarvia
  • Época balnear soma 17 mortos e mais de 860 salvamentos em três meses
    Época balnear soma 17 mortos e mais de 860 salvamentos em três meses
  • Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação
    Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para agosto | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para agosto | Por João Correia Tarólogo
  • Europa Nostra: Stabat Mater Dolorosa – Viagens pela cultura europeia | Por Rafael Procopiak
    Europa Nostra: Stabat Mater Dolorosa – Viagens pela cultura europeia | Por Rafael Procopiak
  • Os peixes revelam um novo cancro transmissível | Por Isabel Duarte
    Os peixes revelam um novo cancro transmissível | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar
    Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar
  • Europa Nostra: Stabat Mater Dolorosa – Viagens pela cultura europeia | Por Rafael Procopiak
    Europa Nostra: Stabat Mater Dolorosa – Viagens pela cultura europeia | Por Rafael Procopiak
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento