O Projeto ASAS – Aldeia dos Saberes e dos Afetos, que assinala neste mês de março cinco meses de execução, foi no passado dia 18 de março o vencedor do prémios Algarve Active Ageing, na categoria “Coesão e Participação Social”.
O I Encontro de Boas Práticas para o Envelhecimento Ativo e Saudável foi organizado pelo Algarve Active Ageing, CCDR – Algarve, ABC – Algarve Biomedical Center, UAlg – Universidade do Algarve, Interreg – Espanha-Portugal e PSL – Programa para uma Sociedade Longeva.
Ao concurso apresentaram-se 4 eixos: Saúde, Território Inclusivo, Coesão e Participação Social e Economia Grisalha.
Ao eixo “Coesão e Participação Social” candidataram-se 21 projetos, dos quais foram selecionados 3 pelo júri para fazerem uma apresentação oral no Encontro de Boas Práticas, onde o público presente teve oportunidade de votar em cada categoria na Boa Prática que mais gostou.
“Foi um dia intenso de partilha, de diversidade e de companheirismo naquilo que nos une a todos, a vontade de fazer diferença e de promover nas camadas mais idosas um envelhecimento saudável, apoiado, próximo, ativo e carregado de afeto”, afirma o Projeto ASAS em comunicado, acrescentando que “todos envelhecemos e a qualidade decide numa perspetiva de devolver utilidade e sentido de pertença às nossas gentes é o caminho urgente que a sociedade tem de fazer”.
“Em Alte, a partir de uma Loja Social, estreitamos laços, partilhamos saberes e distribuímos afetos, através de ações construídas a partir daquilo que cada um tenha para ensinar, partilhar e aprender”, destaca a Aldeia dos Saberes e dos Afetos..