Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
MÁRIO BEJA SANTOS, assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL
Cultura, Opinião

Radiografia do país tal qual hoje o vivemos: Ensaios incisivos, todos a dar que pensar | Por Mário Beja Santos

Uma coleção que soma 152 títulos e dois milhões de leitores regressa com um volume de reflexão sobre o país

16:10 7 Janeiro, 2026 16:06 7 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Para comemorar os 15 anos da coleção Ensaios da Fundação reúnem-se textos de dezassete autores sobre temas da atualidade nacional. A obra chama-se Livros leves. Opinião de peso. Fundação Francisco Manuel dos Santos. No prefácio, o diretor de publicações António Araújo faz uma breve viagem pelas bibliotecas de difusão de conhecimento que fazem parte da história da cultura portuguesa dos séculos XIX e XX, até chegarmos a estes ensaios que somam 152 títulos, dois milhões de livros nas mãos dos portugueses.

Abre as hostilidades José Manuel Sobral falando da identidade nacional, discorre sobre as muitas metamorfoses por que vivemos concluindo “No mundo cada vez mais globalizado, e onde as migrações assumiram um carácter massivo, a identificação oficial continua a ser feita em termos nacionais, de que decorrem processos de inclusão ou exclusão em termos de direitos de cidadania, o que mostra a sua importância decisiva para os destinos individuais. E se a inserção dos Estados nacionais em organizações internacionais ou mesmo supranacionais, como, no caso português, a União Europeia, lhes retirou soberania, não parece ter afetado a preeminência dada pela população à pertença nacional.”

Tiago Fernandes responde pelo ensaio O regime democrático em Portugal (1974-2025). Mostra as suas reservas aos que agitam que está próxima uma crise demográfica em Portugal, lembrando que o sistema democrático conta com partidos liberais-democráticos robustos capazes de competir com a direita radical. “Embora enfraquecidos, o centro-direita e o centro-esquerda tradicionais não desapareceram, como em muitas outras democracias contemporâneas. E persiste a natureza interclassista do PS e do PSD. Embora o voto nos partidos de direita continue associado a maiores níveis de rendimento e prática religiosa, as bases sociais e apoio dos principais partidos portugueses são ainda socialmente diversas e plurais. Um último recurso para resistir a uma eventual crise democrática e derrotar a extrema-direita, caso esta chegue ao poder máximo do Estado, é a sociedade civil portuguesa, cujas raízes remontam à revolução de 1974-1975. Em Portugal, os símbolos, as canções e os temas expressos em eventos de protesto refletem uma forte memória do momento fundador da democracia, o 25 de abril.”

Luciano Amaral vem abordar a economia portuguesa no século XXI. Dirá que o grande problema social português, ao fim de 50 anos de democracia, é fundamentalmente económico. “O grande escolho no caminho do maior crescimento continua a ser o baixo nível de produtividade da economia. Não é fácil perceber como resolvê-lo. Já se tentou muito, especialmente com as reformas estruturais propostas pela Troika. Mas o impacto no crescimento foi limitado. Talvez porque o principal problema da economia portuguesa se mantém: a baixa intensidade de capital (isto é, a baixa relação entre os instrumentos de produção existentes, como máquinas, infraestruturas ou veículos de transporte e a mão-de-obra) e a fraca produtividade desse mesmo capital.” E convém não esquecer que estamos a enfrentar novas e grandes incertezas e se regressou em força ao protecionismo da economia mundial.

Nuno Garoupa é autor de um dos mais polémicos textos deste livro, sobre O Inconseguimento crónico da Justiça portuguesa. Não esquecendo que os ganhos conjunturais não ocultam a persistência de problemas estruturais e o agravamento de bloqueios, é profundamente crítico com os governos PS e PSD/CDS, diz terem uma visão míope da justiça. “Continuam a apresentar medidas avulsas para descongestionamento ou simplificação processual, como se o problema fosse de gestão corrente e não de bloqueio institucional. Após 30 anos de reformas pontuais, o que se impõe é uma mudança de paradigma. É necessário um programa coerente, sustentado numa visão estratégica de 20 anos, capaz de reestruturar o sistema judicial de forma integrada. Tal mudança exige mecanismos estáveis e institucionais para planear, debater, propor e avaliar reformas estruturais. A proposta de criação de uma comissão permanente e independente para a reforma da justiça permanece ignorada. Curiosamente, a AD recuperou essa proposta no seu programa eleitoral de 2024, mas abandonou-a assim que chegou ao poder. Esta recorrente ausência de continuidade revela um padrão de governação que privilegia promessas eleitorais vazia em detrimento de compromissos institucionais duradouros.” E elenca as diferentes dimensões que vemos abarcadas por uma reforma paradigmática.

Confesso que o texto que mais me impressionou pela sua originalidade é o de Sofia Guedes Vaz intitulado Um alfabeto do ambiente. Pôs-se em viagem, foi percorrer a Estrada Nacional 2 em bicicleta. “Queria construir uma cartografia pessoal do território a partir da perspetiva desse meio de transporte, uma visão lenta, silenciosa, sensorial e próxima do chão. Queria reencontrar a sustentabilidade do país em mim, percorrer um atlas vivo da geografia portuguesa e transformar os 738 Km de Chaves a Faro num percurso de dúvidas e incertezas, mas acima de tudo esperança.” E construiu um alfabeto suscetível de inspirar alguém. A: Amor, dá esperança quando tudo parece falhar. B: Bicicleta, não só pela paz que dá naquele caminhar, mas também porque tem sido o grande responsável por uma revolução suave na mobilidade. C: e se o Consumo fosse um ato de cidadania, porque consumir é um ato político e ético, por inerência um ato de cidadania. D: Descarbonizemos, porque descarbonizar está ligado às florestas, somos um país florestal, no qual mais de 30% do território contém árvores. E: Ecosofia, uma filosofia pessoal vivida em harmonia ecológica.

A autora caminha para a letra I: Incêndios e diz-nos que foi de Castro Daire até Viseu poucos dias depois de um grande incêndio. “Foi doloroso ver, sentir e cheirar as paisagens desoladoras e escuras, carbonizadas”, irá depois falar em lixeiras, em plásticos, nos oceanos, na qualidade do ar, nas energias renováveis, não esquecerá as utopias. E despede-se do leitor com amenidade e um olhar num futuro melhor: “T de Tempo, a liberdade de não olhar para o relógio. Tempo para o Outro, Tempo para nos reconectarmos com a comunidade. G de Gratidão, por tudo, pela natureza e por quem me apoiou ao longo desta aventura. E S de Silêncio, claro. Apesar de ter encontrado gente gira, as horas de silêncio foram as mais especiais. Silêncio é para sonharmos com um mundo melhor.” Passei ao crivo algumas citações de ensaios de grande qualidade que abrem pistas para refletirmos sobre o país que somos e como ele poderá vir a ser mais livre, mais justo e mais desenvolvido.

De leitura obrigatória.

Leia também: Um tempo histórico turbilhonante numa investigação não menos fulgurante | Por Mário Beja Santos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Ecocentro móvel.
Algarve

Ecocentros móveis de Lagos transferidos para novas localizações

14:50 15 Julho, 2026 14:12 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Lagos, os ecocentros foram transferidos para novas localizações e vão continuar a circular pelo concelho nos próximos meses

Estação Ferroviária de Faro.
Algarve

Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

12:10 15 Julho, 2026 11:43 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Faro, a estação ferroviária vai receber uma passagem superior pedonal e obras de modernização num investimento superior a 2.000.000€

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Burlão. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Nacional

Comprou este gelado no Lidl? Loja pede desculpa e produto está a ser recolhido e pode ser devolvido sem talão

21:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A recolha abrange embalagens com duas datas de validade específicas, depois de ter sido detetada a possível presença de um alergénio não indicado no rótulo do gelado

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Ecocentro móvel.
Algarve

Ecocentros móveis de Lagos transferidos para novas localizações

14:50 15 Julho, 2026 14:12 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Lagos, os ecocentros foram transferidos para novas localizações e vão continuar a circular pelo concelho nos próximos meses

Estação Ferroviária de Faro.
Algarve

Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

12:10 15 Julho, 2026 11:43 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Faro, a estação ferroviária vai receber uma passagem superior pedonal e obras de modernização num investimento superior a 2.000.000€

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Nacional

Comprou este gelado no Lidl? Loja pede desculpa e produto está a ser recolhido e pode ser devolvido sem talão

21:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A recolha abrange embalagens com duas datas de validade específicas, depois de ter sido detetada a possível presença de um alergénio não indicado no rótulo do gelado

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Últimas Notícias

  • Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
    Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
  • GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
    GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
  • Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
    Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
  • Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
    Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
  • Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas
    Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

Opinião

  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal