Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

A saúde mental em Olhão foi tema de fórum promovido pelo município

O fórum juntou em torno do mesmo tema representantes do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, Administração Regional de Saúde do Algarve, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Olhão, entre outros

18:46 13 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O fórum decorreu online

O Município de Olhão e o Projeto SER Mental, da Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU) promoveram, na passada sexta feira, o fórum “A saúde mental em Olhão – Situação Atual e Caminhos Futuros, que contou com a participação de cerca de 40 técnicos da área, assinalando-se desta forma o Dia Mundial da Saúde Mental.

O fórum, que decorreu online, juntou em torno do mesmo tema representantes de entidades tão diversas como o Centro Distrital de Faro da Segurança Social, Administração Regional de Saúde do Algarve (Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil e Cuidados Continuados), Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Olhão, agrupamentos de escolas de Olhão, câmaras municipais de Albufeira e Cascais ou Associação de Saúde Mental do Algarve, entre outros.

Elsa Parreira, vereadora do Município de Olhão com o pelouro da Saúde, justificou a realização deste ‘encontro’ virtual com “a transferência de competências ao nível da saúde” para as autarquias. À semelhança de outros concelhos, “em Olhão quer-se construir um caminho partilhado por diversos agentes em torno da promoção da saúde, criando se mecanismos como os fóruns e outras iniciativas para a partilha de conhecimentos”, referiu ainda a autarca olhanense, que assumiu “a necessidade de se fazer melhor no nosso concelho. Queremos aprender com quem faz mais e melhor que nós, daí o importante contributo que foi dado neste fórum pelos colegas de Albufeira e Cascais, que mostraram como desenvolvem o seu trabalho”.

Angelique Alho, psicóloga educacional da Divisão de Educação e Ação Social do Município de Albufeira, partilhou o processo de criação e o funcionamento de uma rede concelhia de profissionais da saúde mental, designada por “Macramé”. Ricardo Caldeira, Chefe de Divisão de Promoção da Saúde do Município de Cascais, deu a conhecer um vasto conjunto de projetos e atividades desenvolvidas no âmbito da promoção da saúde junto dos munícipes daquele concelho, destacando o Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde, constituído por um plenário, um grupo de coordenação e diversos grupos de trabalho.

A importância da intervenção precoce na área da saúde mental foi destacada ao longo desta manhã

A importância da intervenção precoce na área da saúde mental foi destacada ao longo desta manhã de partilha de experiências. Entre muitos outros contributos, foi referida a recente criação, pela Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) de mais uma resposta na área da saúde mental: a Unidade Sócio-Ocupacional para Adolescentes (USOA).

Trata-se de mais um instrumento que integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados, como referiu a psicóloga da Associação, Elisabethe Noronha, para quem deve ser dada à saúde mental a mesma importância que damos à saúde física. “É necessário estarmos bem psicologicamente, porque isso é a base de tudo”, testemunhou.

“Esta USOA é uma resposta inovadora e pioneira que dá apoio especializado aos jovens a partir dos 13 anos e até aos 17, com perturbações mentais e/ou do desenvolvimento e estruturação da personalidade”, referiu a especialista. Qualquer concelho pode referenciar os casos que existem na sua área de atuação, uma vez que a unidade, apesar de ter sede em Loulé, é de âmbito regional. Aliás, a Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO) é uma das instituições parcerias.

A USOA dispõe de apoio nas áreas de reabilitação, treino de autonomia e desenvolvimento de competências sociocognitivas, apoio e reabilitação psicossocial nas atividades de vida diária, apoio sócio-ocupacional, incluindo atividades psicoeducativas, lúdicas e desportivas, atividades de psicoeducação para familiares e outros cuidadores e de articulação com estabelecimentos de ensino, incluindo apoio e encaminhamento para serviços de formação profissional.

Margarida Flores fez outra das intervenções marcantes do fórum

A diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, Margarida Flores, fez outra das intervenções marcantes do fórum, alertando para o facto de “a crise atual que vivemos, vai trazer consequências para a nossa saúde mental”. Aquela dirigente destacou ainda “o bom trabalho que se faz nesta área no Algarve. O problema é que os serviços estão dimensionados para os residentes, mas quem recorre às nossas instituições são muitos mais, pessoas que vivem cá mas não têm cá residência, apesar de usufruírem da mesma forma dos nossos serviços”. Por este motivo, Margarida Flores exortou à ”defesa do Algarve”, referindo a importância de “dizer o que estamos a fazer bem, que existem muitos e bons projetos nesta área”.

Este fórum, de acordo com a vereadora Elsa Parreira, “foi muito produtivo, tivemos importantes contributos; entre outros, os dos colegas dos municípios de Albufeira e Cascais, que mostraram como fazem bem; foram muito inspiradores. Estivemos a refletir para construír com inspiração”, referiu a vereadora, destacando que “a pandemia pôs muito mais a descoberto esta problemática da saúde mental. Como tal, é imperioso continuar a trabalhar nesta área”.

Carla Fernandes, psicóloga clínica e coordenadora do Projeto SER Mental, moderou a discussão entre as entidades convidadas em torno da construção dos caminhos futuros com o intuito de recolher contributos para o reforço da resposta concelhia na área da saúde mental. O SER Mental Serviço Especializado em Rede para a Promoção da Saúde Mental na Infância e Adolescência, é um serviço comunitário de intervenção especializada com base no trabalho de parceria, cujo principal objetivo é prevenir precocemente os fatores de risco e promover os fatores de proteção na saúde mental das crianças e jovens no concelho de Olhão.

Esta iniciativa destina-se a jovens entre os 13 e os 21 anos, a famílias com pelo menos um filho (até aos 21 anos), a alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário, a pessoal docente e não docente, técnicos e/ou outros profissionais da comunidade e à sociedade civil em geral.

O projeto desenvolve diversas atividades estruturadas em quatro eixos (SER Jovem, SER Família, SER Escola & Comunidade e SER Digital) e é co-financiada pelo Portugal Inovação Social, CRESC Algarve, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, que conta com cinco investidores sociais locais: o Município de Olhão e as freguesias de Olhão, Quelfes, Pechão e Moncarapacho-Fuseta.

No Dia Mundial da Saúde Mental, a 10 de outubro, aproveitou-se a efeméride para lançar um website dedicado à promoção da literacia em saúde mental (ver AQUI).

RELACIONADO:

A pandemia de não estar bem: A saúde mental é a “base” de tudo

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor

12:20 23 Agosto, 2026 12:17 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Prática de mergulho terminou em tragédia a 2,8 quilómetros da praia dos Três Irmãos; vítima, de 56 anos, não resistiu à reanimação

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:00 23 Agosto, 2026 00:20 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão atlântica chega a Portugal e vai trazer períodos de chuva intensa e ventos fortes a estas regiões

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Algarve Nacional Política

PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”

12:30 23 Agosto, 2026 12:27 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em Olhão, Paulo Raimundo disse que viabilizar o Orçamento responsabilizará o PS pela política do Governo e afastará o Chega do debate

Algarve Edição Papel

Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água

11:00 23 Agosto, 2026 10:52 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O reforço do Fundo Ambiental destina 3,7 milhões de euros ao Algarve para eficiência hídrica e adaptação a cenários de maior escassez de água

Portagem em Portugal.
Auto Economia

Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)

12:10 23 Agosto, 2026 11:47 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma falha na Via Verde pode sair mais cara do que imagina. Conheça as coimas, os prazos e as consequências previstas na lei

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

11:30 23 Agosto, 2026 15:06 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A Dieta Atlântica, muito pouco falada, é na verdade muito semelhante à sua 'prima' Mediterrânica, contribuindo também com inúmeros benefícios para a saúde"

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e vento de 80 km/h a caminho de Portugal: estas regiões serão afetadas pela tempestade e este será o pior dia

09:00 22 Agosto, 2026 14:26 21 Agosto, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica deverá mudar o tempo em Portugal, trazendo chuva, rajadas de vento que podem atingir 80 km/h

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Algarve Cultura Edição Papel

Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

10:00 23 Agosto, 2026 10:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim regressa à Idade Média de 26 a 30 de agosto, com torneios, banquetes, animação, artes e ofícios e milhares de visitantes

Cidade de Olhão, Algarve.
Algarve

“Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”

09:40 23 Agosto, 2026 14:54 22 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Cidade no Algarve conquistou uma família estrangeira com as suas casas brancas, ruelas de pescadores e influência árabe

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”

08:00 23 Agosto, 2026 10:10 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em 'O Triunfo do Conformismo', José Manuel Figueiredo Santos usa a sátira para pensar o Algarve, a democracia, as redes sociais e a cidadania

Opinião

Prometeu foi de férias | Por Ana Alexandra Resende

15:21 21 Agosto, 2026 15:24 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Passamos a juventude inteira a lutar pela liberdade e, quando finalmente a conquistamos, usamos essa liberdade para construir as nossas próprias correntes"

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor

12:20 23 Agosto, 2026 12:17 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Prática de mergulho terminou em tragédia a 2,8 quilómetros da praia dos Três Irmãos; vítima, de 56 anos, não resistiu à reanimação

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:00 23 Agosto, 2026 00:20 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão atlântica chega a Portugal e vai trazer períodos de chuva intensa e ventos fortes a estas regiões

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Algarve, Nacional, Política

PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”

12:30 23 Agosto, 2026 12:27 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em Olhão, Paulo Raimundo disse que viabilizar o Orçamento responsabilizará o PS pela política do Governo e afastará o Chega do debate

Algarve, Edição Papel

Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água

11:00 23 Agosto, 2026 10:52 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O reforço do Fundo Ambiental destina 3,7 milhões de euros ao Algarve para eficiência hídrica e adaptação a cenários de maior escassez de água

Portagem em Portugal.
Auto, Economia

Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)

12:10 23 Agosto, 2026 11:47 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma falha na Via Verde pode sair mais cara do que imagina. Conheça as coimas, os prazos e as consequências previstas na lei

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

11:30 23 Agosto, 2026 15:06 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A Dieta Atlântica, muito pouco falada, é na verdade muito semelhante à sua 'prima' Mediterrânica, contribuindo também com inúmeros benefícios para a saúde"

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e vento de 80 km/h a caminho de Portugal: estas regiões serão afetadas pela tempestade e este será o pior dia

09:00 22 Agosto, 2026 14:26 21 Agosto, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica deverá mudar o tempo em Portugal, trazendo chuva, rajadas de vento que podem atingir 80 km/h

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Algarve, Cultura, Edição Papel

Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

10:00 23 Agosto, 2026 10:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim regressa à Idade Média de 26 a 30 de agosto, com torneios, banquetes, animação, artes e ofícios e milhares de visitantes

Cidade de Olhão, Algarve.
Algarve

“Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”

09:40 23 Agosto, 2026 14:54 22 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Cidade no Algarve conquistou uma família estrangeira com as suas casas brancas, ruelas de pescadores e influência árabe

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”

08:00 23 Agosto, 2026 10:10 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em 'O Triunfo do Conformismo', José Manuel Figueiredo Santos usa a sátira para pensar o Algarve, a democracia, as redes sociais e a cidadania

Opinião

Prometeu foi de férias | Por Ana Alexandra Resende

15:21 21 Agosto, 2026 15:24 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Passamos a juventude inteira a lutar pela liberdade e, quando finalmente a conquistamos, usamos essa liberdade para construir as nossas próprias correntes"

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Últimas Notícias

  • PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”
    PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”
  • Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor
    Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor
  • Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)
    Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)
  • Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água
    Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água
  • Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim
    Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho
    A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho
  • Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
    Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento