Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião

A propósito dos convívios dos veteranos da guerra do ultramar

Neste artigo, o professor Daniel Graça transcreve algumas frases feitas aquando da publicação da sua análise sobre os convívios dos veteranos de guerra, que reflectem a situação na área psicológica daqueles que foram obrigados a participar na guerra

10:57 20 Novembro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Daniel Graça
Lic. Em Economia pelo ISEG – Lisboa
Mestre em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário, pela U. Sevilha
Professor aposentado

Quando publiquei a pequena análise dos convívios dos veteranos de guerra, foram feitos muitos comentários, os quais me chamaram a atenção para uma realidade que passa despercebida. Retirei algumas frases desses comentários que, no seu conjunto, reflectem a situação na área psicológica daqueles que foram obrigados a participar na guerra.

Não pretendo fazer aqui um “tratado” de psicologia, nem tão pouco enquadrar as frases em teorias da psicologia, mas tão somente fazer um apontamento do que me foi possível observar.

Penso que a guerra no ultramar ainda continua, e continuará a “martelar” a memória daqueles que por lá passaram. Muitos precisaram de ajuda psicológica, mas não a tiveram porque a pátria do dinheiro pela qual sofreram não era a mesma Pátria onde nasceram e cresceram para a vida. Essa falta de assistência era premente em relação àqueles que ‘mais porrada levaram’. Após o regresso, aconteceu muitas vezes que ao viajarem de comboio se atiraram para debaixo dos bancos ao ouvir subitamente a apito dos comboios ao cruzarem-se, ou aqueles que de noite saltavam da cama à procura das armas porque nos seus sonhos estavam a ser atacados, ou ainda aqueles que se atiravam para o chão quando rebentavam os foguetes nas festas locais.

O único transporte que havia na altura entre Bissau e Bolama, um barco pequeno mas que transportava tudo

Foram muitos os traumas e são muitas as necessidades de muitos veteranos.

As frases que a seguir transcrevo são ilustrativas da complexidade psicológica actual dos veteranos da guerra. É um misto de alegria, tristeza e indignação.

A guerra ainda ‘existe’:

José Manuel Perpetua: “…. é vê-los a chorar agarrados aos camaradas mais próximos na altura, ou porque ficaram debaixo da mesma emboscada etc. Só quem por lá passou pode avaliar estás situações, …“

Manuel Pinto: “Só quem por lá passou, tantas vezes em circunstâncias bem dramáticas, poderá entender melhor estes momentos de partilha!”

As memórias do passado, as boas e as más, não se apagam, apenas se reconstroem deixando para trás alguns pormenores periféricos que o subconsciente não valorizou. Permanecem activas, na memória de longo prazo, aquelas memórias formadas por factos que marcaram a vida num certo momento e só se apagam com a própria morte.

A alegria do reencontro é tão intensa que faz chorar homens endurecidos pela guerra e pela vida.

O espírito de equipa e de família:

Miguel Pinto: “Recordar é viver, faz parte de nós existem valores que devem ultrapassar tudo.” Fiz amigos para a vida com os encontros da minha companhia”

Ildo Nunes: “A Amizade que nos une, passados que são 50 anos do nosso embarque para Angola é eterna”

O espírito de equipa começou a ser formado no início da recruta ao pertencer a um pelotão, a uma companhia e a um quartel. Essa moldura psicológica só ficou “completa” com os primeiros combates no teatro de guerra, a partir daí já não era só uma equipa, era uma família. É esse espírito de família e as amizades então criadas que ainda hoje permanecem na memória. Só se criam “raízes” quando existem momentos de entreajuda e de convivência.

A satisfação e o desejo do reencontro:

Luis Arouca: “sempre que se realize convívios de trás os montes ao Algarve, direi sempre presente.”

Nuno Pires de Lima: “Ao fim do dia de convívio, logo começamos a contar os dias que faltam para o próximo e já cheios de saudades.”

David Pinho: “Também gostava de participar convívios com camaradas batalhão 88 ano1961”

António Galamba Serrano: “haverá por aqui algum Combatente, ou nem tanto, da C. Caç 4145/74 formada em Viana do Castelo que me diga se aí no Norte se realizam almoçaradas/convívios do pessoal desta Companhia?”

A amizade é definida como um sentimento de afeição e simpatia, uma vontade de estar perto e de partilhar. É essa vontade que se destaca nestas frases cheias de saudade da juventude e do tempo em que sofreram juntos as agruras de uma guerra que de vez em quando levava mais um camarada.

Não são só aqueles que vão aos convívios há muitos anos, mas também aqueles que nunca foram e que perderam o contacto com os camaradas. Há uma enorme vontade de voltar a estar juntos e reviver momentos inesquecíveis.

A realidade:

Albano Costa: “Passados todos estes anos temos necessidade de desabafar sobre o nosso passado na guerra do ultramar.”

Esta ‘necessidade de desabafar’ reflecte a necessidade de não dizer nada aquando do regresso a casa porque podia ser incomodado pelo regime político, dado que para falar da guerra seriam abordados assuntos de ordem política e nunca se sabia quando estava um informador da PIDE por perto. Reflecte também a necessidade de exteriorizar as dificuldades, agruras e traumas por que passaram durante a guerra, longe da família e do meio social onde cresceram mas que nunca foram contadas porque não queriam recordá-las e até para não assustar aqueles iriam seguir pelo mesmo caminho bem como as suas famílias. Deixo aqui uma pergunta, será que esse hábito de não falar da guerra aos familiares tem alguma relação com os seus descendentes serem hoje voluntários para teatros de guerra? Apesar das condições de vida na guerra serem radicalmente diferentes, não acredito que houvesse tantos voluntários se tivessem falado algumas vezes com os seus pais e avós sobre a guerra.

A necessidade de serem ouvidos:

Zé Filipe Gonçalves: “… não fica cá ninguém para contar a história…de como as coisas realmente se passaram.”

O que fica para a história são os relatórios, os discursos, as notícias da época e os trabalhos académicos. Nunca ficam para a história os horrores, tristezas e alegrias contadas na primeira pessoa, estes só existem em apontamentos pessoais de quem tinha alguma formação académica, mas mesmo esses apontamentos se perdem no tempo.

Nesta frase transparece a vontade de cada veterano de que toda a sociedade conheça as dificuldades, indizíveis em certa época, pelas quais passaram aqueles que andaram na guerra mas que não constam nos discursos e relatórios oficiais, contudo fazem parte das suas memórias pessoais.

A consciência política:

José Manuel Perpetua: “… fomos combatentes duma guerra que não era nossa.”

António Caldeira: “Não é de monumentos, placas ou medalhas que os combatentes precisam.”

Estas duas frases reflectem, na minha modesta opinião, a verdade nua e crua de uma política anacrónica daquela época e do desprezo actual do país político sentido por todos aqueles que viveram a guerra. A aprendizagem política ao longo de quatro décadas permite-lhes reconhecer as questões de fundo que apoquentam a sociedade.

As medalhas só são importantes para a fotografia, o que os veteranos sentem é a falta de reconhecimento do seu sacrifício, materializado em algumas facilidades não monetárias.

A tristeza pelo abandono político:

José Murta: “Eles estão à espera que morram os que faltam para aí fazerem algo”

Francisco Madaleno: “… dando a nossa juventude aos parasitas políticos que nos esquecem e ignoram.… “

Jaime Saraiva: “O Presidente Marcelo fala daquilo que é mais actual … os combatentes são coisa do passado …”

Estas frases reflectem o sentir profundo dos veteranos da guerra tão claramente que me abstenho de comentar ou tentar interpretar.

Creio que o sentimento geral é de uma certa frustração por terem participado numa guerra sem nexo, por terem perdido uma parte da sua juventude e oportunidades de vida não recuperáveis. Como veteranos sentem-se menosprezados.

A psicose de guerra existe em todos nós que somos veteranos.

Nós, os jovens que fomos – treinados para obedecer e matar – estamos velhos mas somos HOMENS pertencentes a uma sociedade que queremos mais justa.

Deixo aqui um agradecimento especial aos autores destes comentários transcritos.

Daniel Graça – BCAÇ 2929 – Guiné 70/72

LEIA MAIS EM:

Os convívios dos veteranos da guerra no Ultramar e as suas consequências sobre a economia e sobre eles próprios

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Restaurante Faz Figura, em Santa Apolónia.
Economia Gastronomia Nacional

Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

18:01 3 Junho, 2026 17:04 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um restaurante histórico de Lisboa lançou uma campanha de financiamento para evitar o encerramento definitivo

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Sofia Barillà.
Europa Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Algarve Economia Gastronomia

Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica

18:27 3 Junho, 2026 18:30 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova unidade da Portugália abre portas no Tavira Plaza e reforça a oferta gastronómica do centro comercial

Algarve Economia

Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol

07:58 3 Junho, 2026 07:59 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

AISCOMA contesta posição da APA e alerta que colocar chapéus-de-sol em frente às concessões pode comprometer a segurança

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Reformado com calculadora.
Economia Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Restaurante Faz Figura, em Santa Apolónia.
Economia, Gastronomia, Nacional

Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

18:01 3 Junho, 2026 17:04 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um restaurante histórico de Lisboa lançou uma campanha de financiamento para evitar o encerramento definitivo

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Sofia Barillà.
Europa, Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Algarve, Economia, Gastronomia

Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica

18:27 3 Junho, 2026 18:30 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova unidade da Portugália abre portas no Tavira Plaza e reforça a oferta gastronómica do centro comercial

Algarve, Economia

Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol

07:58 3 Junho, 2026 07:59 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

AISCOMA contesta posição da APA e alerta que colocar chapéus-de-sol em frente às concessões pode comprometer a segurança

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião, Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Reformado com calculadora.
Economia, Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Últimas Notícias

  • Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
    Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
  • Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
    Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
  • Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
    Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
  • São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
    São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
  • Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
    Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
  • Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez
    Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
    Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal