Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião

A importância dos transportes no Algarve

Artigo de opinião de Desidério Silva sobre a enorme carência de transportes na região, não só de autocarros mas também de comboios

19:38 19 Novembro, 2019
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Desidério Jorge Silva;
Ex-presidente da Câmara de Albufeira
e da Região de Turismo do Algarve

Sabendo nós, por experiência própria, das fragilidades que esta Região possui em várias áreas, e que vão tendo efeitos no dia a dia das populações residentes, mas também para os milhões de turistas que todos os anos nos visitam, não posso deixar de abordar algumas que me parecem extremamente importantes no dia a dia dos Algarvios.

Conhecendo-se um pouco da importância dos transportes no Algarve, é evidente uma atenção especial sobre o funcionamento dos mesmos numa escala regional, e não apenas concelho por concelho.

O que existe é, efectivamente, uma carência enorme de transportes a nível regional, não só de autocarros mas também de comboios.

Só não é maior, porque desde há vinte anos atrás que as autarquias chamaram a si a responsabilidade de colocarem à disposição dos utentes, um conjunto de circuitos, em especial, nas zonas urbanas, e aí com a componente também social, já que os utilizadores, quer os mais idosos quer os estudantes, começaram a ter passes especiais de utilização.

Foi e continua a ser, uma realidade muito positiva e a verdade é que os circuitos vão aumentado e alguns já passaram ou vão passar das zonas urbanas para outras rurais, procurando assim criar as condições para uma Mobilidade total em todos os Municípios.

Sabendo nós que algumas zonas do Barrocal e da Serra, cada dia que passa, vai ficando com menos pessoas derivado exactamente à falta de condições para a sua fixação, e em alguns casos pelo encerramento de serviços públicos, e outros pela falta de transportes necessário à sua mobilidade para foras desses locais onde habitam.

Se às necessidades dentro dos Municípios, de uma forma ou de outra, se vão minimizando com a grande preocupação dos autarcas, a verdade é que a grande dificuldade consiste em criar uma rede global para a região, com ligações quer a norte (Alentejo) quer a Andaluzia, já que temos fortes ligações com estas duas regiões fronteiriças.

Estamos num mundo cada vez mais global, com ligações a tudo e a todos, e certas vezes até demasiado ligados, mas isso tem a ver com os avanços tecnológicos e outras formas de comunicação.

Mas estamos no Algarve, uma região com alguns milhares de habitantes e milhões de visitantes. Visitantes esses que gostariam de visitar e usufruir das belezas do interior algarvio, e essas visitas podiam ser reforçadas se houvesse transportes públicos a circular que seriam rentabilizados com estes Utilizadores, e também por aqueles residentes que se deslocam a sul para tratar das suas vidas pessoais e profissionais.

Sabemos que a AMAL chamou a si, e em boa hora, a questão da Mobilidade na Região, e com isso a abertura de um concurso para criação de transportes em todo o Algarve, que esperamos venha a dar respostas concretas e objectivas às necessidades das populações.

O que se espera é que essa rede funcione, quer em termos de localidades a serem servidas, quer nos horários disponibilizados, já que são fatores fundamentais para o sucesso ou insucesso do projecto.

Num contexto de valorização de uma região impõe-se criar todas condições, para que um projecto como este seja um verdadeiro sucesso.

Impõe-se pelo facto de, para além da mobilidade que trás ela possibilita, que os residentes nas zonas fora do litoral algarvio se desloquem para os seus locais de trabalho, e são muitos em transportes públicos reduzindo com isso o numero de veículos nas estradas com poupanças para os próprios, mas também, para uma redução da pegada ecológica, uma das grandes preocupações nos dias de hoje e obviamente contribuirá para menos alterações climáticas.

Seria, como é óbvio, extremamente importante para todos.

Temos outra componente regional que é o transporte ferroviário.

Este em Lagos e Vila Real Santo António com material circulante a nível de terceiro mundo, e com horários nem sempre compatíveis com as necessidades das pessoas.

Aqui o que se pede, e com urgência, é a electrificação da linha férrea entre Lagos e Tunes.

Carruagens a condizer com o século XXI, e obviamente horários compatíveis.

Aqui juntar a necessidade de mais ligações a Lisboa, em determinadas alturas do ano, mas com comboios onde os horários sejam respeitados e tenham ar condicionado, ao contrário de alguns que foram colocados no último verão.

Assim não!

Um País no topo do Turismo Mundial com o Algarve como maior referência nacional, não pode ter ofertas destas, que nada dignificam a nossa imagem. Para além de que os passageiros nacionais precisam de melhores condições de transporte para as suas necessidades pessoais e profissionais.

É uma boa altura para os nossos governantes (Algarvios) olharem para estes problemas, que infelizmente não são poucos.

Pensem nisso!

O Algarve Agradece!

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos

13:20 24 Outubro, 2026 12:47 24 Outubro, 2026

Reforma proposta pelo Governo suscita críticas. Especialistas divergem nas soluções e alterações continuam em discussão no Parlamento

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Algarve Economia Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Economia Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

BMW num posto de abastecimento.
Auto Economia Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos

13:20 24 Outubro, 2026 12:47 24 Outubro, 2026

Reforma proposta pelo Governo suscita críticas. Especialistas divergem nas soluções e alterações continuam em discussão no Parlamento

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Algarve, Economia, Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Economia, Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

BMW num posto de abastecimento.
Auto, Economia, Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
    Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
  • PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
    PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
  • Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
    Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
  • Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
    Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal